1 Dia Em Piódão: O Roteiro De Piódão Perfeito

Localizada em Arganil no distrito de Coimbra, a pitoresca aldeia de Piódão é uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal” (um programa criado pelo governo português em 1991, para restaurar e valorizar uma série de aldeias da região da Beira Interior, mais antigas que o próprio país).

Piódão é também conhecida como “A Aldeia Presépio” ou “A Aldeia Mais Típica De Portugal”, por causa das suas ruelas estreitas, íngremes e labirínticas, e das suas dezenas de “casas de bonecas”, com paredes de xisto, telhados cobertos de lajes e portas (bem como janelas) pintadas de azul!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Piódão: O Roteiro De Piódão Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Piódão
Roteiro de Piódão

Breve História de Piódão

A pequena aldeia de Piódão desenvolveu-se numa encosta da Serra do Açor (uma das serras mais altas de Portugal Continental), durante a Idade Média. Naquela altura, chamava-se Casas Piódam e os seus habitantes eram maioritariamente pastores e agricultores.

Ainda que não restem vestígios, os historiadores acreditam que aqui existiu um mosteiro cisterciense, datado do século XIII. E com a presença de um monumento dessa ordem religiosa neste local, é possível encontrar uma ligação com primeira a invocação de Santa Maria da Igreja Matriz de Piódão – construída nos séculos XVIII-XIX.

Ao contrário das restantes Aldeias Históricas de Portugal, Piódão não foi decisiva na Reconquista Cristã nem teve qualquer papel defensivo importante na história do país. Aliás, a sua localização tão inóspita fez com que a aldeia permanece desconhecida para os portugueses por vários séculos!

Porém, há um episódio curioso na história de Piódão que se mistura com a de Portugal: reza a lenda que Diogo Lopes Pacheco (um dos conselheiros de D. Afonso IV que foram contratados pelo próprio rei para assassinarem Inês de Castro) se refugiou numa destas casas, depois de cometer o crime!

Visitar Piódão

Piódão é, sem sombra de dúvida, a aldeia histórica de Portugal mais difícil de alcançar. Os transportes públicos são praticamente inexistentes – a não ser que reserves uma excursão numa agência de viagens – e as estradas são bastante perigosas. Além disso, a aldeia histórica mais próxima é Linhares da Beira, a mais de 70 km!

Sinceramente, algumas das 12 Aldeias Históricas de Portugal podem ser visitadas numa manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão ou Sortelha. Quanto às outras, depende do número de monumentos que queres incluir no teu roteiro.

Uma vez que Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto são vilas, é provável que precises de um dia (ou dois) para as explorares de uma ponta a outra. E o mesmo acontece com Trancoso, que é uma cidade. Já agora, eis a lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal:

Roteiro de Piódão

Busto do Cónego Manuel Fernandes Nogueira

Manuel Fernandes Nogueira nasceu no ano de 1861 em Loriga, uma pequena vila do município de Seia (no distrito da Guarda). Depois de ter sido ordenado padre em 1884, chegou a Piódão no ano seguinte para servir como pároco da aldeia histórica.

O Cónego Manuel Fernandes Nogueira permaneceu em Piódão até 1907 e foi um grande impulsionador da freguesia. Por exemplo, no ano de 1886, fundou um colégio que preparava rapazes para ingressarem na carreira eclesiástica do Seminário.

O colégio acabou por ser destruído em 1906, para dar lugar ao atual Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, a porta de entrada na aldeia. E o seu busto encontra-se exatamente no centro deste largo.

Igreja Matriz de Piódão

Como referi na introdução, a Igreja Matriz de Piódão foi erigida entre os séculos XVIII e XIX – mais precisamente na segunda metade do século XVIII, com reformas profundas no final do século seguinte (levadas a cabo pelo Cónego Manuel Fernandes Nogueira).

Dedicado a Nossa Senhora da Conceição, o templo católico apresenta uma fachada com quatro contrafortes cilíndricos, coroados com torres cónicas – elementos pouco usuais para a época, sobretudo em construções religiosas! No interior, há um belíssimo retábulo em talha dourada com imagens de vários santos.

Capela de São Pedro

Para chegares à Capela de São Pedro, primeiro tens de te “perder” no amontoado de casas de xisto que formam o coração da aldeia de Piódão.

Ora, como já deves ter reparado pela fotografia, este monumento é bastante pequeno e modesto. Foi construído entre os séculos XVII e XVIII, mas sofreu algumas reformas arquitetónicas já no século XX.

O seu exterior combina com os outros templos de Piódão (como a Igreja Matriz ou a Capela das Almas), na medida em que apresenta paredes caiadas de branco com apontamentos em tons de azul e um telhado revestido com telha portuguesa. No interior, destaca-se uma imagem de São Pedro, que data do século XVI e dá o nome à capela.

Fonte dos Algares

A Fonte dos Algares é um monumento que nem todos os turistas que visitam Piódão encontram, por falta de sinalização neste labirinto complexo de ruelas. Aliás, eu confesso que só a vi porque ia a passar ao lado!

Este chafariz foi construído em 1968 e está abrigado num pequeno nicho com um arco ogival. Ao centro, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora, numa espécie de “altar improvisado”.

Mas o aspeto mais fascinante da Fonte dos Algares é que esta foi escavada numa parede de xisto, por baixo de um terraço de uma casa particular. Por isso, não é surpresa que passe despercebida aos olhares dos menos curiosos!

Capela das Almas

Piódão pode ser uma aldeia minúscula e bastante compacta, mas é certo que tem muitos templos. Bem, a Capela das Almas é só mais um deles!

Localizada numa extremidade da aldeia, a Capela das Almas fica a cerca de 250 metros do cemitério. E sabes porquê? Porque serviu de capela mortuária para a população de Piódão (e de outras aldeias vizinhas do município de Arganil), durante várias décadas!

Datada do século XVIII, a Capela das Almas foi modificada no século XX e acolhe um retábulo em madeira com uma pintura das chamadas “Almas do Purgatório”.

Praia Fluvial

A Praia Fluvial de Piódão (por vezes designada de Piscina Fluvial de Piódão) é a maravilha dos turistas que visitam esta aldeia histórica nos meses quentes do Verão. É uma zona fluvial reconhecida pelo Programa Bandeira Azul desde 2016 e cuja época balnear decorre, normalmente, entre início de julho e final de agosto.

Aqui, encontras uma piscina de água límpida (e fria), vinda diretamente das nascentes que refrescam Piódão e desaguam numa ribeira com o mesmo nome. Além de ser um praia fluvial vigiada por nadadores salvadores, possui também instalações sanitárias, um balcão de informações, um posto de primeiros-socorros e um quiosque bar.

Mapa do Roteiro de Piódão

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top