Penafiel é uma cidade e município do distrito do Porto, situada a 40 km da capital nortenha. Isto significa que este roteiro de Penafiel é ideal para uma day trip desde o Porto, ou até mesmo a paragem perfeita numa road trip pela sub-região do Tâmega e Sousa (na Região do Norte)!
Penafiel tem um património histórico e cultural de valor incalculável, tanto no seu centro histórico como nas redondezas da cidade. Além disso, é um lugar de uma beleza natural estonteante, graças aos seus montes e vales verdejantes, e às suas praias fluviais paradisíacas no rio Tâmega!
Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Penafiel: O Roteiro De Penafiel Perfeito? Continua a ler!
Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.
Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!


Breve História de Penafiel
A região onde hoje se encontra Penafiel sempre foi um ponto de passagem de importantes vias de comunicação terrestres e fluviais, sendo por essa razão povoada desde os tempos pré-históricos. E prova disso são sítios arqueológicos como o Castro de Monte Mozinho.


Na Idade Média, toda esta zona geográfica que liga o litoral à montanha subsistia das atividades agro-pecuária e piscatória. Ao mesmo tempo, começam a proliferar os terrenos pertencentes à Igreja, muitos deles associados a mosteiros beneditinos ainda hoje existentes.
Originalmente chamada de Arrifana de Sousa, a cidade e concelho de Penafiel recebeu o seu nome atual a 3 de março 1770, por carta régia de D. José I!
Visitar Penafiel
Na minha opinião, a melhor forma de visitar a cidade de Penafiel é numa day trip desde o Porto. E para lá chegares desde a capital do Norte de Portugal, tens duas opções: viajar de carro (à volta de 40 km) ou de transportes públicos (30-45 minutos de autocarro).
Contudo, Penafiel é também uma excelente paragem numa road trip pela sub-região do Tâmega e Sousa ou pelo distrito do Porto! Nesse caso, sugiro que explores outros destinos nas redondezas: Paredes (a 4 km), Lousada (a 10 km), Paços de Ferreira (a 15 km), Marco de Canaveses (a 19 km), Castelo de Paiva (a 21 km), Amarante (a 26 km) ou Valongo (a 26 km).
Roteiro de Penafiel
Castro de Monte Mozinho
Este roteiro de Penafiel começa no Castro de Monte Mozinho, o sítio arqueológico mais importante da cidade. Também apelidado de “Cidade Morta de Penafiel”, este conjunto de ruínas tem cerca de 20 hectares – o que faz dele o maior castro romano da Península Ibérica!

O Castro de Monte Mozinho foi fundado entre o final do século I a.C. e o início do século I d.C., tendo sido ocupado até ao século V. A mais de 400 metros de altitude, era constituído por habitações familiares e estruturas de apoio à vida quotidiana, como fornos de pedra e abrigos para animais.
Lê o meu guia completo sobre o Castro de Monte Mozinho, uma atração turística imperdível em qualquer roteiro de Penafiel!
“Serpe”
A próxima paragem neste roteiro de Penafiel é a “Serpe”, uma escultura em aço concebida pelo artista plástico José de Guimarães. Inaugurada no dia 21 de junho de 2014, a obra pode ser encontrada no Jardim do Calvário, a poucos metros da Igreja do Calvário.

Por vezes chamada de Bicha-Serpe, a Serpe é um réptil alado e parecido com um dragão, que integra o cortejo profano da procissão do Corpo de Deus. Tradicionalmente, esta figura representa o mal e o pecado, que Jesus Cristo conseguiu superar.
Igreja da Misericórdia
Este roteiro de Penafiel continua na Igreja da Misericórdia, um monumento imponente que está rodeado por outros pontos de interesse diversos, como o Pelourinho de Penafiel, a Câmara Municipal de Penafiel ou o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Datada do século XVII, a Igreja da Misericórdia de Penafiel sofreu várias alterações ao longo desse mesmo século e do seguinte. E, no seu interior, é possível distinguir elementos barrocos e neoclássicos – como o cadeiral e os altares, respetivamente.
Museu Municipal de Penafiel
A próxima paragem neste roteiro de Penafiel é o Museu Municipal de Penafiel, que foi inaugurado em março de 2009 no renovado Palacete dos Pereira do Lago. E no ano seguinte, foi distinguido com o “Prémio de Melhor Museu Português” e nomeado para o “European Museum of the Year Award (EMYA)”!


O acervo do Museu Municipal de Penafiel divide-se por cinco salas de exposição permanente, dedicadas à história e cultura do município – Sala da Identidade, Sala do Território, Sala da Arqueologia, Salas dos Ofícios e Sala da Terra e da Água – com uma sala extra para exposições temporárias!
Lê o meu guia completo sobre o Museu Municipal de Penafiel, uma atração turística imperdível em qualquer roteiro de Penafiel!
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Este roteiro de Penafiel continua na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, um pequeno templo católico instalado em pleno centro histórico da cidade. Se não fosse a sua fachada de azulejos azuis e brancos, confesso que nem veria esta magnífica obra arquitetónica, por estar tão bem camuflada entre os restantes edifícios!


A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi erguida entre os séculos XVIII e XIX, sendo que o seu estilo é maioritariamente barroco tardio. Tutelada pela Irmandade da Nossa Senhora da Ajuda, o seu orago é a Nossa Senhora da Ajuda – que pode ser vista na fachada principal.
Capela de São Bartolomeu
A próxima paragem neste roteiro de Penafiel é a Capela de São Bartolomeu, um monumento religioso que foi demolido em 1895. O seu nome é uma referência ao Monte de São Bartolomeu, que começa precisamente no local destas ruínas.

A Capela de São Bartolomeu data de meados do século XVIII, pois sabe-se que o seu orago foi transferido para aqui por volta de 1758. No entanto, o templo católico foi desativado poucas décadas depois e a imagem de São Bartolomeu acabou por ser acomodada no Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos.
Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos
Este roteiro de Penafiel continua no Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos, mais conhecido como Igreja do Sameiro. Construído no final do século XIX em estilo romântico, este templo católico localiza-se no Monte de São Bartolomeu, o ponto mais alto da cidade!


O Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos (ou Igreja do Sameiro) está aberto todos os dias, das 09:30 às 12:00 e das 14:30 às 18:00 (no horário de Verão); ou das 09:30 às 12:00 e das 14:30 às 17:00 (no horário de Inverno). E embora a entrada seja livre, não é permitido fotografar nem filmar o seu interior.
Jardim do Sameiro
A última paragem neste roteiro de Penafiel é o Jardim do Sameiro, cujo nome oficial é Parque Zeferino de Oliveira. Considerado o principal parque verde de Penafiel, o Jardim do Sameiro tem vistas maravilhosas sobre a zona histórica da cidade e o Vale do Rio Sousa.


O Jardim do Sameiro (ou Parque Zeferino de Oliveira) foi projetado entre o final do século XIX e o início do século XX, ao mesmo tempo que o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos. E hoje em dia, é o miradouro preferido dos locais e turistas que passeiam por Penafiel!
Mapa do Roteiro de Penafiel
Partilha este artigo nas tuas redes sociais!
Mais Artigos sobre Portugal
Museu Dos Biscainhos: Melhores Dicas Para Visitar Em 2023
Como Visitar O Santuário Do Sameiro Em 2023
Museu Municipal De Penafiel: Melhores Dicas Para Visitar Em 2023
Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem
1 Dia Em Torres Vedras: O Roteiro De Torres Vedras Perfeito
2 Dias Em Arcos De Valdevez: O Roteiro De Arcos De Valdevez Perfeito
1 Dia Em Alcobaça: O Roteiro De Alcobaça Perfeito
Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
- Corpo da Câmara: Fujifilm X-T4 Mirrorless
- Lente da Câmara: Fujinon XF 18-55 mm F2.8-4 R LM OIS
- Tripé: Manfrotto Compact Action
- Tripé Pequeno: Manfrotto PIXI Mini
- Adaptador para Smartphone: Manfrotto PIXI Clamp
- Cartão de Memória: SanDisk 128GB Extreme PRO SDXC