1 Dia Em Castelo Mendo: O Roteiro De Castelo Mendo Perfeito

Muito perto da fronteira com Espanha, vais encontrar a aldeia medieval de Castelo Mendo, uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal” (um programa criado pelo governo português em 1991, para restaurar e valorizar uma série de aldeias da região da Beira Interior, mais antigas que o próprio país).

Castelo Mendo pertence ao distrito da Guarda e está localizada a apenas 19 km de outra aldeia histórica: Almeida. Além disso, é uma das aldeias mais pequenas na Rota das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pelo que podes (e deves) visitá-la de uma forma mais descontraída!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Castelo Mendo: O Roteiro De Castelo Mendo Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Castelo Mendo
Roteiro de Castelo Mendo

Breve História de Castelo Mendo

Apesar de haver vestígios de que este local era habitado na Idade do Bronze e no Império Romano, a história propriamente dita de Castelo Mendo começa na Idade Média. Isto porque a aldeia recebeu Carta de Foral em 1229 do rei D. Sancho II, o que levou à construção de dois núcleos amuralhados: a Cidadela e a Barbacã.

Castelo Mendo foi decisivo nos séculos XII e XIII, na defesa da fronteira do Reino de Portugal durante a Reconquista – tal como outras povoações vizinhas. No entanto, com a definição das fronteiras portuguesas, a aldeia foi perdendo importância e muitas das suas construções militares acabaram por ruir.

Visitar Castelo Mendo

Como referi na introdução, Castelo Mendo é uma das aldeias históricas mais pequenas – ou pelo com o património cultural menos “disperso” em termos de área. Já para não falar que é também uma das aldeias menos visitadas, o que significa que não vais ter de fazer filas ou esperar para tirar fotos sem “emplastros”!

Sinceramente, algumas das 12 Aldeias Históricas de Portugal podem ser visitadas numa manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão ou Sortelha. Quanto às outras, depende do número de monumentos que queres incluir no teu roteiro.

Uma vez que Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto são vilas, é provável que precises de um dia (ou dois) para as explorares de uma ponta a outra. E o mesmo acontece com Trancoso, que é uma cidade. Já agora, eis a lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal:

Roteiro de Castelo Mendo

Porta da Vila

A Porta da Vila de Castelo Mendo, com os seus dois torreões de pedra, é um dos monumentos mais imponentes desta aldeia histórica. Como é possível perceber pelo nome, esta foi a entrada principal para a vila – atualmente aldeia – durante muitos séculos.

A Porta da Vila fazia a ligação entre as residências e outros edifícios e estruturas construídos dentro das muralhas e os campos de cultivo e terrenos de pastagens no exterior.

De cada lado do arco, vais encontrar ainda um Berrão em forma de porco ou javali. Estas estátuas de animais esculpidas em granito eram típicas da Proto-história e estas estão ligadas ao povo Vetão.

Igreja de São Vicente (ou Igreja da Misericórdia)

A Igreja de São Vicente de Castelo Mendo (também conhecida como Igreja da Misericórdia) foi construída no século XIII, com influências românicas e góticas. Contudo, foi alvo de sucessivas intervenções nos séculos XVI e XVII, que alteraram profundamente a sua estrutura arquitetónica.

Com acabamentos pontuais em estilo maneirista e mudéjar, a atual Igreja de São Vicente é constituída pela nave principal e por uma capela-mor. Os retábulos em talha terão sido criados entre o final do século XVII e o início do século XVIII e são um dos elementos decorativos mais impressionantes deste pequeno templo!

Igreja de São Pedro (ou Igreja Matriz de Castelo Mendo)

A Igreja de São Pedro é a Igreja Matriz de Castelo Mendo e ainda é utilizada como local de culto pelos poucos habitantes que aqui vivem.

Tanto quanto se sabe, este templo terá sido construído no início do século XIV, no local de uma antiga igreja (da qual não existem vestígios).

Mas, à semelhança do que aconteceu com a Igreja de São Vicente, a Igreja de São Pedro foi bastante reformulada nos séculos seguintes.

Além de lhe ter sido acrescentada uma torre sineira, destacam-se os retábulos em talha dourada no seu interior e o frontão curvilíneo que adorna a porta principal.

Pelourinho

Sabias que o Pelourinho de Castelo Mendo é um dos mais altos da região da Beira Interior, com sete metros de altura? Erguido no século XVI, este “pelourinho de gaiola” – o nome vem do tipo de capitel que o coroa – encontra-se numa praça com o mesmo nome, a escassos metros da Igreja de São Pedro.

Em conjunto com o Largo da Igreja de São Vicente, a Praça do Pelourinho era um dos recintos públicos mais importantes da antiga vila. Aqui decorriam todo o tipo de eventos sociais, desde celebrações religiosas e anúncios reais a atos judiciais e administrativos.

Mendo & Menda

Reza a lenda que o Mendo e a Menda eram dois apaixonados, que passavam o dia a olhar um para o outro até ficarem incrustados nas paredes de Castelo Mendo! Na verdade, o Mendo é a gárgula na fachada da Domus Municipalis, enquanto que a Menda está num baixo-relevo escondido na fachada da casa em frente.

Mendo, uma gárgula na fachada da Domus Municipalis
Menda, um baixo-relevo na fachada de uma casa histórica

A Domus Municipalis foi construída em estilo maneirista nos séculos XVI e XVII, sobre as muralhas da antiga Cidadela. Naquele tempo, servia tanto de Cadeia (no piso inferior), como de Casa da Câmara e Tribunal (no piso superior). Hoje em dia, funciona como Posto de Turismo e acolhe ainda um pequeno museu etnográfico.

Igreja de Santa Maria do Castelo

Na minha opinião, a Igreja de Santa Maria do Castelo é o monumento mais interessante de Castelo Mendo. Construída em estilo românico no início do século XIII, sofreu alterações profundas no século XVI – tal como as outras duas igrejas desta aldeia histórica.

Foi precisamente nessa altura que surgiu a capela lateral com um inovador teto mudéjar. Infelizmente, a Igreja de Santa Maria do Castelo chegou aos dias de hoje em avançado estado de degradação – já nem sequer tem teto e, sinceramente, poucos elementos lhe restam para além das paredes e janelas!

Mapa do Roteiro de Castelo Mendo

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top