2 Dias Em Arcos De Valdevez: O Roteiro De Arcos De Valdevez Perfeito

Arcos de Valdevez é uma vila e município do distrito de Viana do Castelo, situada a cerca de 100 km do Porto. Isto significa que este roteiro de Arcos de Valdevez é a escolha ideal para uma day trip desde o Porto ou até mesmo a paragem perfeita numa road trip pela sub-região do Alto Minho!

A vila de Arcos de Valdevez tem um passado histórico, artístico e cultural impressionante. E, neste roteiro de Arcos de Valdevez, vais ter a oportunidade de o comprovar em monumentos como o Centro Interpretativo do Barroco, a Ponte da Vila ou o Paço de Giela!

Por isso, queres saber mais sobre 2 Dias Em Arcos De Valdevez: O Roteiro De Arcos De Valdevez Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Arcos de Valdevez
Roteiro de Arcos de Valdevez

Breve História de Arcos de Valdevez

A história de Arcos de Valdevez remonta a um episódio ligado à fundação do Reino de Portugal enquanto nação independente e soberana, que ganhou o nome de Recontro de Valdevez, Bafordo de Valdevez ou Torneio de Arcos de Valdevez.

O evento histórico protagonizado por D. Afonso Henriques e Afonso VII de Leão foi não só o antecendente da assinatura do Tratado de Zamora (a 5 de outubro de 1143), como também a origem da expressão e slogan turístico “Arcos de Valdevez, Onde Portugal se Fez”!

Fora isso, é impossível desvincular Arcos de Valdevez do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional português. Com mais de 70 mil hectares, estende-se desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês, abrangendo também a Serra do Soajo e a Serra Amarela.

Esta área protegida integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 2009!

Visitar Arcos de Valdevez

Na minha opinião, a melhor forma de visitar a vila de Arcos de Valdevez é numa day trip desde o Porto. E para lá chegares desde a cidade do Porto, tens duas opções: viajar de carro (à volta de 100 km) ou de transportes públicos (2h de autocarro).

Contudo, Arcos de Valdevez é também uma excelente paragem numa road trip pelo distrito de Viana do Castelo! Nesse caso, sugiro que explores outros destinos nas redondezas: Ponte da Barca (a 5 km), Ponte de Lima (a 22 km), Paredes de Coura (a 24 km) ou Monção (a 34 km).

Roteiro de Arcos de Valdevez – Dia 1

Oficinas de Criatividade Himalaya

O primeiro dia deste roteiro de Arcos de Valdevez começa nas Oficinas de Criatividade Himalaya, um espaço dedicado à vida e obra de Manuel António Gomes, mais conhecido como Padre Himalaya. Nascido em Arcos de Valdevez, este sacerdote católico foi um renomado cientista, inventor e pioneiro na área da energia solar.

As Oficinas de Criatividade Himalaya estão abertas de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, e aos sábados, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. De 15 de junho a 15 de setembro, o horário funciona de segunda-feira a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00. E a entrada é livre para todos!

Igreja da Misericórdia

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é a Igreja da Misericórdia, um dos vários templos católicos que podes admirar no centro histórico. A sua construção começou em 1595, ano em que foi criada a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

Originalmente, a Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez era em estilo maneirista, tanto a nível arquitetónico como decorativo. Mas em 1710, o monumento foi reconstruído em estilo barroco e neoclássico. O cruzeiro que se encontra mesmo em frente ao edifício, data de 1751.

Doçaria Central & Rua 25 de Abril

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua na Doçaria Central, uma casa fundada em 1830 por Francisca Doceira. Aqui são confecionadas algumas das iguarias mais apreciadas da doçaria tradicional portuguesa, como o Pão de Ló, o Doce Sortido, os Rebuçados dos Arcos e os Charutos dos Arcos – este último eleito uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”!

A Doçaria Central está aberta todos os dias, das 09:00 às 19:00. No entanto, se quiseres comprar doces (sobretudo os Charutos dos Arcos), recomendo que passes pela pastelaria logo de manhã, ou então faças uma encomenda no dia anterior. Isto porque é raro ainda sobrarem doces à hora de almoço!

Depois, podes caminhar até à Rua 25 de abril – uma rua do centro histórico de Arcos de Valdevez que está quase sempre adornada. Outras ruas onde é comum veres decorações coloridas são a Rua General Norton de Matos (onde fica a Doçaria Central) e a Rua Cerqueira Gomes.

Relógio de Água & Igreja da Lapa

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é o Relógio de Água, uma fonte situada no Largo da Lapa. Cada um dos 48 jatos desta “estrutura viva” assinala a passagem de um intervalo de 15 minutos e cada um dos 12 blocos de pedra representa 1 hora!

Ainda no Largo da Lapa, é impossível não parar para admirar a Igreja Lapa, cujo nome oficial é Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Projetado pelo conceituado arquiteto André Soares em estilo barroco e rococó, este templo católico de planta oval foi concluído em 1767.

Pelourinho

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua no Pelourinho, uma estrutura em estilo manuelino erguida após o rei D. Manuel I ter concedido Carta de Foral à vila em 1515. Com uma aparência singular, é um dos raros exemplos que inclui o nome do seu autor (o canteiro João Lopes) gravado na pedra.

A sua localização atual na Praça Municipal – em frente ao edifício da Câmara Municipal ou Paços do Concelho – é a original. Mas a verdade é que o Pelourinho foi transferido em 1800 para a beira-rio e em 1895 para o largo junto à fachada sul da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez!

Igreja Matriz

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é a Igreja Matriz, erguida por ordem do rei D. Pedro II entre os anos 1690 e 1700. Tanto quanto se sabe, neste mesmo local existia uma igreja primitiva, provavelmente construída na Idade Média.

No interior da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez, os olhares dos visitantes dividem-se entre os fabulosos altares em talha dourada e as requintadas pinturas dos finais do século XVII e segunda metade do XVIII. O orago deste templo católico é São Salvador.

Além da sua rica decoração interior, a Igreja Matriz de Arcos de Valdevez é famosa pela sua Capela do Calvário. Instalada no lado sul do monumento, esta capela em estilo rococó foi desenhada por André Soares em 1765.

Jardim dos Centenários & Pelourinho das Crianças

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua no Jardim dos Centenários, um jardim público que homenageia três datas fundamentais para a história de Portugal: 1140 (ano da Fundação de Portugal); 1640 (ano da Restauração da Independência); e 1940 (ano das Comemorações Centenárias).

É precisamente neste espaço verde que se encontra o Pelourinho das Crianças ou Pelourinho da Juventude, cujos azulejos foram criados pelas crianças dos jardins de infância do munícipio de Arcos de Valdevez. O monumento foi inaugurado em 2015, por ocasião dos 500 Anos do Foral de Valdevez.

Centro Interpretativo do Barroco (Igreja do Espírito Santo)

O primeiro dia deste roteiro de Arcos de Valdevez termina no Centro Interpretativo do Barroco, um museu de arte sacra sediado na Igreja do Espírito Santo desde 2018. E apesar das obras de arte sacra portuguesa dos séculos XVII e XVIII em exposição, o que distingue este museu são os ecrãs interativos, as projeções em video mapping e os óculos de realidade aumentada!

No período Barroco, a sub-região do Alto Minho foi protagonista de uma atividade artística e arquitetónica muito intensa. E o Centro Interpretativo do Barroco serve de “porta de entrada” para o património cultural dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo:

  1. Arcos de Valdevez
  2. Caminha
  3. Melgaço
  4. Monção
  5. Paredes de Coura
  6. Ponte da Barca
  7. Ponte de Lima
  8. Valença
  9. Viana do Castelo
  10. Vila Nova de Cerveira

O Centro Interpretativo do Barroco está aberto todos os dias (exceto às terças-feiras), das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. E a entrada é gratuita para toda a gente – incluindo o acesso aos múltiplos recursos tecnológicos e digitais!

Roteiro de Arcos de Valdevez – Dia 2

Igreja Paroquial de São Paio

O segundo e último dia deste roteiro de Arcos de Valdevez começa na Igreja Paroquial de São Paio, na margem este do rio Vez. Este templo católico começou a ser erigido em 1781, ainda que as obras só tenham terminado no século XIX.

A fachada principal da Igreja Paroquial de São Paio é revestida por painéis de azulejos azuis e brancos, também do século XIX. Estes adornam ainda a torre sineira, que se ergue desde o centro da fachada e é rematada por um coruchéu piramidal.

Cruzeiro do Senhor dos Milagres

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é o Cruzeiro do Senhor dos Milagres, localizado a poucos metros da Igreja Paroquial de São Paio, ainda na margem este do rio Vez. Aliás, podes encontrá-lo mesmo junto à Ponte da Vila!

O Cruzeiro do Senhor dos Milagres foi concebido em estilo neoclássico em 1831, a pedido da população. Curiosamente, esta estrutura religiosa de pedra é coroada por uma imagem de Jesus Cristo na cruz de grande qualidade expressiva e proporções anatómicas fidedignas!

Ponte da Vila

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua na Ponte da Vila ou Ponte sobre o Rio Vez, um dos cartões-postais mais reconhecidos da vila. Datada do final do século XIX, a Ponte da Vila foi iniciada em 1876 e concluída em 1880, como assinala uma placa afixada no tabuleiro da ponte.

Porém, a ponte atual não é a que sempre existiu aqui, mas sim uma substituta de uma estrutura medieval de finais do século XII ou inícios do século XIII. Essa seria em estilo românico e teria também quatro arcos, bem como duas rampas de acesso.

Campo do Trasladário & Recontro de Valdevez

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é o Campo do Trasladário, um jardim público junto à margem oeste do rio Vez, que serviu de espaço de feira noutros tempos. E reza a lenda que foi neste mesmo local que ocorreu o mítico Recontro de Valdevez!

Criado em bronze fundido pelo escultor José Rodrigues, o Monumento ao Recontro de Valdevez recorda um momento histórico que opôs D. Afonso Henriques (o futuro primeiro rei de Portugal) e Afonso VII (Imperador de Leão e Castela e seu primo), em 1140.

Segundo narra a história, D. Afonso Henriques conquistou uma série de castelos na Galiza, que estavam sob a proteção do primo. Em resposta, Afonso VII invadiu o Condado Portucalense, dando início a uma “batalha” pacífica, que não passou de um torneio medieval!

Ínsua do Vez

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua na Ínsua do Vez, uma ilha pacata formada em pleno rio Vez. E para acedê-la, só tens de escolher uma das duas escadarias instaladas junto ao Campo do Trasladário – mais precisamente, antes e depois do Monumento ao Recontro de Valdevez.

Na minha opinião, a Ínsua do Vez é uma espécie de parque da cidade, ou até mesmo uma extensão do Campo do Trasladário. A ilha está dotada com relvados espaçosos para piqueniques, caminhos de pedra para passeios e até um palco circular na extremidade sul, onde decorrem concertos e espetáculos!

Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez

A próxima paragem neste roteiro de Arcos de Valdevez é o Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, um centro de acolhimento e informação de um percurso com 20 quilómetros ao longo do rio Vez. Neste mesmo percurso, vários painéis interpretativos e postos de observação têm como objetivo valorizar o património natural da região.

O Centro de Acolhimento e Informação do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez está aberto de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. E a entrada é livre para todos!

Praia Fluvial da Valeta

Este roteiro de Arcos de Valdevez continua na Praia Fluvial da Valeta, a zona fluvial de lazer mais movimentada em Arcos de Valdevez. E grande parte dessa procura deve-se ao facto desta praia fluvial estar bem no centro da vila!

A Praia Fluvial da Valeta é servida por parques de estacionamento gratuitos e zonas de relvados onde é possível estender a toalha e fazer piqueniques. Durante a época balnear – mais ou menos entre 15 de junho e 15 de setembro – a praia fluvial é vigiada por um nadador-salvador.

Paço de Giela

O segundo e último dia deste roteiro de Arcos de Valdevez termina no Paço de Giela, uma antiga casa senhorial construída maioritariamente entre os séculos XIV e XVI – embora as suas origens remontem ao século XI e estejam ligadas à fundação da “Terra de Valdevez”!

Classificado como Monumento Nacional em 1910, o Paço de Giela foi adquirido em 1999 pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que realizou um trabalho profundo de recuperação e valorização patrimonial. Hoje em dia, podes visitar as várias salas desta residência medieval e moderna, incluindo um espaço de exposição com três pisos no interior da torre!

O Paço de Giela está aberto de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. E de 15 de junho a 15 de setembro, o monumento encerra às 19:00. Quanto aos bilhetes, estes custam 1€ – mas as crianças até aos 12 anos não pagam entrada!

Outros Locais em Arcos de Valdevez

Fortes do Extremo

Se gostas de arquitetura militar, então tens de acrescentar os Fortes do Extremo ao teu roteiro de Arcos de Valdevez! Construídas durante a Guerra da Restauração entre Portugal e Castela (1640-1668), estas duas fortificações fronteiriças foram inauguradas para visitas no Verão de 2021.

O Forte de Bragandelo é o mais bem preservado dos dois, mas tanto ele como o Forte da Pereira eram constituídos por uma praça-forte, baluartes, fosso, contraescarpa, etc.. Ainda por cima, os fortes estavam ligados por uma trincheira de quase 850 metros!

EcoVia do Vez

A EcoVia do Vez é um trilho com 34 km de extensão, que dura cerca de 9h e tem desníveis acumulados de 700,20 metros. E se gostas de caminhadas mas dispensas fazer o percurso total, podes escolher uma (ou duas) das três etapas disponíveis:

  • Etapa 1 – Jolda S. Paio – Arcos de Valdevez (distância de 14 km, duração de cerca de 3h, altitude mínima de 10 metros; altitude máxima de 39 metros, e desnível acumulado de 129,28 metros)
  • Etapa 2 – Arcos de Valdevez – Vilela (distância de 1 km, duração de cerca de 2h30, altitude mínima de 30 metros; altitude máxima de 70 metros, e desnível acumulado de 108,16 metros)
  • Etapa 3 – Vilela – Sistelo (distância de 10 km, duração de cerca de 3h, altitude mínima de 68 metros; altitude máxima de 278 metros, e desnível acumulado de 462,76 metros)

Quer faças a EcoVia do Vez completa, quer optes por uma só etapa, vais ter oportunidade de observar a fauna e a flora locais – sendo que algumas espécies são autóctones e integram a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Portanto, não te esqueças da máquina fotógrafica!

Aldeia de Sistelo

A aldeia de Sistelo é um destino tão pitoresco quanto minúsculo. Conhecida internacionalmente como “O Pequeno Tibete Português”, por causa dos seus socalcos verdejantes, Sistelo foi eleita uma das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria de “Aldeias Rurais”!

De fundação medieval, a Paisagem Cultural de Sistelo foi classificada como Monumento Nacional/Sítio de Interesse Nacional em 2017 – um caso único no país naquela altura, visto que este título é normalmente atribuído a património edificado e não a paisagens.

As melhores coisas para fazer em Sistelo incluem:

  • Capela de Santo António do Barroco
  • Casa do Castelo de Sistelo
  • Chafariz
  • Ermida do Senhor dos Aflitos
  • Escadaria
  • Espigueiros de Sistelo
  • Igreja Matriz de Sistelo
  • Jazigo do Visconde de Sistelo
  • Largo do Visconde de Sistelo
  • Moinhos
  • Parque de Merendas do Senhor dos Aflitos
  • Passadiços de Sistelo
  • Ponte da Veiga
  • Ponte Medieval de Sistelo
  • Zona de Lazer do Senhor dos Aflitos

Baloiço do Mezio

Se quiseres acrescentar um passeio pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês ao teu roteiro de Arcos de Valdevez, sugiro que assistas ao pôr do sol no Baloiço do Mezio. Localizado na freguesia de Cabanas Maior, esta atração oferece vistas de cortar a respiração!

Com 7,60 metros de altura, o Baloiço do Mezio convence sobretudo pela localização a 900 metros de altitude e, consequentemente, pelo potencial fotográfico. Além disso, daqui estás a poucos metros da Porta do Mezio – outro local que podes (e deves) visitar em Arcos de Valdevez!

Porta do Mezio

Sabias que a Porta do Mezio é uma das cinco “portas” de entrada oficiais do Parque Nacional da Peneda-Gerês? Com cerca de 3 hectares, esta propriedade tem instalações para todo o tipo de atividades e experiências alusivas à região:

  • Parque Aventura, onde decorrem Atividades Lúdicas e de Aventura, como o Arborismo, Slide e Escalada
  • Parque de Merendas (Espaços de Lazer)
  • Piscina (Espaços de Lazer)
  • Aldeia dos Pequeninos (Espaços de Lazer)
  • Exposições no Museu Etnográfico, no Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio/Gião e na Oficina Lúdico-Pedagógica do Garrano (Espaços de Lazer)
  • Centro Gastronómico do Mezio, um dos restaurantes onde jantei
  • Centro de Receção e Informação
  • Espaços Infantis
  • Estufa
  • Miradouro
  • Observatório da Avifauna
  • Parque da Biodiversidade
  • Parque Fitness
  • Parque de Observação de Estrelas

A Porta do Mezio está aberta todos os dias, das 09:30 às 17:00 (de outubro a março), das 09:30 às 18:00 (de abril a junho e em setembro), das 09:30 às 20:00 (de julho a agosto, de segunda a sexta-feira) ou das 10:00 às 20:00 (de julho a agosto, aos fins de semana).

O bilhete custa 2€, se bem que as crianças até aos 5 anos não pagam entrada!

Vila de Soajo

A vila de Soajo é uma das maiores freguesias do município de Arcos de Valdevez em termos de área e um dos destinos mais visitados no Parque Nacional da Peneda-Gerês. E sabes qual é a sua principal atração? Uma eira comunitária composta por vinte e quatro espigueiros de granito!

A freguesia de Soajo é igualmente visitada por amantes de Natureza e aventura, devido ao seu elevado número de cascatas e lagoas ao longo do rio Adrão. As mais afamadas são as do Poço Negro, Poço do Bento e Poço das Mantas.

As melhores coisas para fazer em Soajo incluem:

  • Antigo Tribunal
  • Casa do Povo
  • Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo
  • Espigueiros de Soajo
  • Igreja Paroquial de Soajo
  • Largo da Feira
  • Miradouro de Cunhas
  • Miradouro do Coto Velho
  • Miradouro dos Cruzeiros
  • Parque de Autocaravanas
  • Pelourinho de Soajo
  • Poço das Mantas
  • Poço do Bento
  • Poço Negro
  • Ponte da Ladeira

Miradouro de Tibo

O Miradouro de Tibo é um dos muitos miradouros espalhados pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde podes admirar a paisagem montanhosa – neste caso, a Serra da Peneda. Parte da freguesia de Gavieira, este foi o meu miradouro favorito da road trip que fiz em Arcos de Valdevez!

Do Miradouro de Tibo, podes ver (da esquerda para a direita):

  • Junqueira
  • Busgalinhas
  • Lugar de Rouças
  • São Bento de Cando
  • Lugar de Igreja
  • Lugar de Tibo
  • Penameda Pequena
  • Lugar de Beleiral
  • Santuário de Nossa Senhora da Peneda
  • Pena Calva
  • Fraga das Pastorinhas

Santuário da Peneda

O Santuário da Peneda ou Santuário de Nossa Senhora da Peneda fica em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Dedicado à Virgem Maria, foi construído durante os séculos XVIII e XIX, inspirado pelo Santuário do Bom Jesus do Monte.

Tal como no Santuário do Bom Jesus, o Santuário da Peneda tem um Escadório das Virtudes com figuras que representam a Fé, Esperança, Caridade e Glória. E também encontras um hotel e uma alameda pontuada por 20 capelas, que retratam episódios da vida e morte de Jesus Cristo.

Nem toda a gente sabe, mas acredita-se que já existia um local de culto nesta zona desde o século XIII! Nos dias que correm, a Romaria de Nossa Senhora da Peneda é celebrada por devotos portugueses e galegos, na primeira semana de setembro.

Lê o meu guia completo sobre o Santuário da Peneda, uma atração turística imperdível em qualquer roteiro de Arcos de Valdevez!

Mapa do Roteiro de Arcos de Valvedez

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top