1 Dia Em Sortelha: O Roteiro De Sortelha Perfeito

Localizada no Sabugal no distrito da Guarda, a pequena aldeia montanhosa de Sortelha é uma das “12 Aldeias Históricas de Portugal” (um programa criado pelo governo português em 1991, para restaurar e valorizar uma série de aldeias da região da Beira Interior, mais antigas que o próprio país).

Com mais de 800 anos de história, Sortelha é uma das aldeias mais antigas e encantadoras do país, onde não faltam locais para descobrir, explorar e fotografar. Aqui, podes visitar templos religiosos, casas senhoriais e até um castelo medieval grandioso!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Sortelha: O Roteiro De Sortelha Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Sortelha
Roteiro de Sortelha

Breve História de Sortelha

A história de Sortelha tem mais de oito séculos de história e remonta a 1228, ano em que recebeu Carta de Foral pelo rei D. Sancho II. A partir deste momento, o Castelo de Sortelha começou a ser construído, levando ao desenvolvimento de um primeiro centro urbano dentro das muralhas, entre os séculos XIII e XIV.

No reinado de D. Manuel I (1495-1521), a vila de Sortelha foi alvo de obras profundas de reestruturação e requalificação. E em resposta ao crescimento da população, começaram a ser erigidas as primeiras residências e estruturas administrativas fora do Castelo, incluindo o Pelourinho, a Casa da Câmara e Cadeia, e várias casas senhoriais.

Ao longo dos séculos, o local estratégico do Castelo de Sortelha serviu o seu propósito defensivo, sobretudo como posto de vigia. Só que em 1855, Sortelha perdeu o estatuto de sede do concelho, levando a um despovoamento da região. Atualmente, a aldeia histórica tem menos de 500 habitantes e grande parte deles vive fora do recinto muralhado.

Visitar Sortelha

Para visitar Sortelha, vais precisar de um carro – ou mota, bicicleta, autocaravana, como preferires! E se quiseres conjugar num mesmo dia a visita a duas aldeias históricas, recomendo Belmonte, Monsanto ou Idanha-a-Velha (a 20, 52 e 55 km, respetivamente).

Sinceramente, algumas das 12 Aldeias Históricas de Portugal podem ser visitadas numa manhã ou tarde, como é o caso de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão ou Sortelha. Quanto às outras, depende do número de monumentos que queres incluir no teu roteiro.

Uma vez que Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto são vilas, é provável que precises de um dia (ou dois) para as explorares de uma ponta a outra. E o mesmo acontece com Trancoso, que é uma cidade. Já agora, eis a lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal:

Roteiro de Sortelha

“Cabeça da Velha”

Na minha opinião, uma das melhores coisas para fazer em Sortelha é procurar a chamada “Cabeça da Velha” no meio da paisagem serrana.

Por essa razão, este foi o primeiro ponto que visitámos, depois de chegarmos à aldeia histórica.

Esta zona do interior de Portugal é marcada por formações graníticas – muitas delas com milhares e milhares de anos.

E se a grande maioria passa despercebida aos olhares dos locais e dos turistas, esta causa o efeito contrário!

A “Cabeça da Velha” em Sortelha ganhou este nome precisamente porque a rocha se assemelha à cabeça de uma mulher idosa. Porém, as mentes mais imaginativas dizem que não se trata de uma “velha” qualquer, mais sim de uma bruxa com um nariz pontiagudo e um queixo proeminente!

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia de Sortelha é igualmente conhecida como Igreja de Santa Rita ou Igreja de São João.

Construída possivelmente no início do século XIV, a Igreja da Misericórdia localiza-se no exterior das muralhas de Sortelha e a poucos metros do antigo Hospital da Misericórdia, no Largo de Santa Rita.

Infelizmente, o templo encontra-se em ruínas há décadas e já nem sequer tem telhado. Se quiseres, podes espreitar o interior, que é constituído por uma nave única e apresenta vestígios do altar.

Porta Nova & Porta Falsa

Depois de explorares estes monumentos a poente do recinto muralhado de Sortelha, podes escolher uma de duas portas para entrares no centro histórico: a Porta Nova ou a Porta Falsa. Se optares pela Porta Nova, não te esqueças de admirar um troço da Calçada Medieval, pavimentada com granito!

Voltada para o Largo de Santa Rita, a Porta Nova é a mais antiga das três portas desta aldeia histórica (apesar do seu nome). Numa das laterais, ainda encontras duas das antigas unidades de medida portuguesas, que o país utilizou desde a Idade Média até à introdução do sistema métrico, no século XIX!

A Porta Falsa está um pouco mais a norte, encostada à Torre do Facho. Esta torre retangular com quase 10 metros de altura foi construída para controlar os acessos deste lado da muralha, assim como para comunicar com outros castelos das redondezas (como o de Belmonte e o de Monsanto).

Tanto quanto se sabe, a Porta Falsa não era muito utilizada e chegou a ser fechada, para não comprometer a defesa da aldeia histórica de Sortelha (daí o nome “Falsa”). Se quiseres subir às muralhas, este é o local perfeito para avistar a “Cabeça da Velha”!

Casa do Governador

A Casa do Governador é um dos edifícios em melhor estado de preservação na aldeia histórica de Sortelha. Datada dos séculos XV-XVI, é constituída por dois pisos com diferentes propósitos: o rés-do-chão acolhia lojas e o andar nobre era a residência do Governador do Concelho.

Instalada numa das ruas principais da vila, a Casa do Governador encontra-se a uma curta distância das estruturas e instituições mais relevantes de Sortelha: a Igreja de Nossa Senhora das Neves (ou Igreja Matriz), o Pelourinho, a Casa da Câmara e Cadeia e até mesmo o Castelo.

Igreja de Nossa Senhora das Neves (ou Igreja Matriz)

A Igreja Matriz de Sortelha é dedicada à Nossa Senhora das Neves, uma das várias invocações católicas da Virgem Maria. Erigida no século XVI, naquele que é o atual Largo da Igreja, o monumento está rodeado por uma Torre Sineira e um dos Passos da Via Sacra (este último, por cima de algumas sepulturas esculpidas na rocha).

Embora o ano de “1573” esteja inscrito na fachada principal, a Igreja de Nossa Senhora das Neves foi alvo de várias reformas e modificações ao longo dos séculos. Por exemplo, no interior, é possível observar elementos decorativos dos períodos gótico, renascentista, maneirista e até joanino (isto é, o barroco tardio português).

Castelo de Sortelha

Para entrares no Castelo, vais ter de passar pelo Pelourinho e pela Casa da Câmara e Cadeia (a atual Junta de Freguesia), mesmo no “coração” de Sortelha. Mas como estes dois pontos turísticos estavam a receber obras de requalificação quando visitei a aldeia histórica, decidi não incluí-los neste roteiro de viagem.

Ora, o Castelo de Sortelha é uma fortificação imponente e robusta, construída a 760 metros de altitude, numa formação rochosa de grandes dimensões. Não se sabe ao certo em que data foram concluídas as obras, mas terá sido depois da vila receber Carta de Foral em 1228.

Por esse motivo, a sua arquitetura é marcadamente românica e gótica – ainda que tenha sido alvo de intervenções no período manuelino (ou seja, no gótico tardio português). Prova disso, são as armas reais do rei D. Manuel I, esculpidas por cima da Porta do Castelo.

Classificado como Monumento Nacional no ano de 1910, o Castelo de Sortelha é o cartão-postal mais conhecido desta aldeia histórica. No centro da antiga fortaleza militar, ergue-se a Torre de Menagem, que parece “nascer” dos penedos de granito!

Fonte da Azenha

Outra das melhores coisas para fazer em Sortelha é procurar as suas fontes. Além da Cisterna dentro do Castelo, a antiga vila recebia água de duas fontes: a Fonte da Azenha e a Fonte de Mergulho.

Ora, a primeira está um pouco escondida, mas tens duas opções de trajetos: ou segues a rua principal depois do Pelourinho e viras à esquerda; ou andas sempre em frente, desde as traseiras da Igreja Matriz.

Além de discreta, a Fonte da Azenha é uma estrutura peculiar, pois tem o tanque esculpido num penedo! Já a Fonte de Mergulho integra o popular Largo do Corro e é composta por uma bomba de ferro moderna.

“Casa Número 1”

A “Casa Número 1” é assim chamada por causa de uma inscrição numa das portas do rés-do-chão. Não há certezas sobre se esta casa é uma das mais antigas (ou até mesmo a mais antiga) da aldeia histórica de Sortelha – o que poderia justificar a numeração.

O edifício de dois andares que sobreviveu até aos dias de hoje parece ter sido construído entre os séculos XVI-XVIII. Porém, há registos de que as origens desta casa remontam ao século XIII, altura em que pertenceu à família dos Ferreira Ferraz, os antigos alcaides de Sortelha.

A “Casa Número 1” encontra-se no Largo do Corro, o sítio mais “movimentado” de Sortelha. Aqui, encontras algumas das residências mais prestigiadas da antiga vila, como a Casa do Escrivão da Câmara ou a Casa dos Falcões – já para não falar da Fonte do Mergulho ou do Posto de Turismo de Sortelha.

Entre as melhores coisas para fazer em Sortelha, descobrir os vários recantos do Largo do Corro é, sem dúvida, uma delas. Um dos pontos de interesse mais curiosos é o Lódão-bastardo, uma árvore centenária classificada como Árvore de Interesse Municipal em 2017 e cujo nome científico é “Celtis australis”.

Casa dos Falcões

A última paragem neste roteiro de Sortelha é a Casa dos Falcões, numa das esquinas do Largo do Corro. Esta residência de dois pisos (um piso térreo comercial e um piso superior residencial), data do século XVI, embora tenha sido reformada no século XVIII.

Como quase todos os outros edifícios e estruturas de Sortelha, a Casa dos Falcões utiliza granito como matéria-prima e outros materiais típicos desta região do Centro de Portugal. A poucos passos, encontras a Porta da Vila, a entrada principal da aldeia histórica e a terceira deste roteiro de viagem.

Mapa do Roteiro de Sortelha

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top