10 Melhores Lugares Para Visitar Nos Países Baixos (Além De Amesterdão)

Se estás a tentar escolher um país europeu para explorares numa road trip de carro, autocaravana (ou até de bicicleta), então os Países Baixos podem ser uma excelente opção! Localizado na Europa Ocidental, este país é relativamente pequeno e faz apenas fronteira com a Alemanha e a Bélgica.

Com paisagens naturais deslumbrantes, centenas de castelos e fortificações medievais, e mais de dez sítios do Património Mundial da UNESCO, os Países Baixos têm muito para oferecer aos seus turistas locais e estrangeiros, no que toca a destinos históricos e a património cultural.

Por isso, queres saber mais sobre os 10 Melhores Lugares Para Visitar Nos Países Baixos (Além De Amesterdão)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Lugares para Visitar nos Países Baixos
Melhores Lugares para Visitar nos Países Baixos

Melhores Lugares para Visitar nos Países Baixos

1. Amesterdão

Antes de mais nada, é interessante mencionar que este guia é já o nono na minha série “10 Melhores Lugares Para Visitar Em…”, depois de ter partilhado as cidades e vilas mais imperdíveis em França, Itália, Espanha, Inglaterra, Grécia, Portugal, Alemanha e Bélgica! E à semelhança desses guias, achei importante começar esta bucket list por Amesterdão, a capital dos Países Baixos.

Amesterdão (em neerlandês, Amsterdam) é, sem dúvida, um destino obrigatório numa viagem aos e/ou pelos Países Baixos. Afinal de contas, é aqui que encontras alguns dos museus, monumentos e edifícios históricos mais importantes do país, como é o caso do Rijksmuseum, do Museu Van Gogh ou da Casa de Anne Frank.

Lê o meu guia completo sobre Amesterdão, um dos melhores lugares para visitar nos Países Baixos!

2. Roterdão

Roterdão (em neerlandês, Rotterdam) é a segunda maior cidade dos Países Baixos e fica a cerca de 80 km de Amesterdão. Conhecida internacionalmente pelo seu porto marítimo – o maior da Europa – Roterdão tornou-se um importante porto comercial no século XVII, durante a chamada Idade de Ouro Neerlandesa.

Roterdão é também um centro cosmopolita, que se destaca pela sua arquitetura moderna. Aliás, entre as atrações turísticas mais populares da cidade estão as Kubuswoningen (isto é, “Casas Cubo”) – um conjunto de casas projetado por Piet Blom, entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980.

3. Haia

Sabias que apesar de Roterdão ser a maior cidade da Holanda do Sul (em neerlandês, Zuid-Holland), a capital desta província é Haia (em neerlandês, Den Haag)? Enquanto terceira cidade mais populosa dos Países Baixos, Haia é ainda a sede governamental do país e o local de residência da Família Real Neerlandesa.

Em Haia, recomendo que visites o Mauritshuis (o segundo museu de arte mais importante dos Países Baixos, depois do Rijksmuseum), bem como o Madurodam (uma cidade em miniatura, com modelos dos monumentos mais visitados do país).

4. Utrecht

Os Países Baixos são constituídos por doze províncias administrativas (excluindo as ilhas nas chamadas Caraíbas Neerlandesas), sendo que Utrecht (ou Utreque) é a capital da província com o mesmo nome. Situada no coração do país, a cidade é a quarta mais populosa dos Países Baixos e uma das mais antigas.

Em Utrecht, é impossível ignorar a impressionante Torre Domo (em neerlandês, Domtoren), com 112,5 metros de altura! Construída como parte da antiga Catedral de São Martinho (ou Igreja Dom – em neerlandês, Domkerk), é a torre de igreja mais alta do país.

5. Groningen

À semelhança de Utrecht, Groningen (ou Groninga) é uma cidade e a capital da província homónima. E nesta bucket list dos “10 Melhores Lugares Para Visitar Nos Países Baixos”, Groningen é o destino mais a norte de todos e um dos que fica mais perto da fronteira com a Alemanha (a cerca de 50 km).

Curiosamente, quase um quarto da população de Groningen são estudantes, o que faz com que a cidade disponha de muitas opções de atividades culturais e desportivas – bem como de uma animada vida noturna, com dezenas de bares, pubs, restaurantes, cafés e discotecas espalhadas pelas suas ruas e praças!

6. Haarlem

Mais uma vez, apesar de Amesterdão ser a maior cidade da Holanda do Norte (em neerlandês, Noord-Holland), a capital desta província é Haarlem. Aliás, a cidade fica a apenas 30 km da capital dos Países Baixos e é normalmente visitada pelos turistas estrangeiros numa day trip desde Amesterdão.

Sabias que Haarlem é, desde o século XVII, o grande centro de comércio de tulipas em solo neerlandês? Além disso, foi o local onde viveu e trabalhou o pintor Frans Hals, um dos artistas mais conceituados da Idade de Ouro Neerlandesa. Se quiseres, podes visitar o Museu Frans Hals, em pleno centro histórico de Haarlem!

7. Leiden

A cidade de Leiden (ou Leida) fica na província da Holanda do Sul, tal como Roterdão e Haia. E embora seja uma cidade relativamente pequena (sobretudo, quando comparada aos primeiros destinos nesta bucket list), Leiden acolhe a universidade mais antiga dos Países Baixos: a Universiteit Leiden, fundada em 1575!

Além da universidade, Leiden orgulha-se ainda de ter o jardim botânico mais antigo dos Países Baixos (apelidado de Hortus Botanicus Leiden) e é também famosa pelos seus inúmeros museus de ciências e arte, dos quais se destacam estes cinco:

8. Maastricht

Maastricht foi a segunda cidade que visitei nos Países Baixos, logo depois de Amesterdão. E uma das coisas quem mais me surpreendeu na capital da província de Limburgo (em neerlandês, Limburg) foi a sua proximidade com Liège (na Bélgica) e Colónia (na Alemanha). Portanto, se quiseres visitar três países de uma só vez, Maastricht é o destino ideal!

Assim como acontece com Groningen e Leiden, Maastricht vive da comunidade estudantil ligada à Universiteit Maastricht. Fora isso, recomendo uma visita ao Bonnefantenmuseum (um museu de belas artes), ao Helpoort (uma das antigas portas da muralha medieval) e ao Fort Sint Pieter (um forte militar do século XVIII, com uma galeria de túneis subterrâneos), só para exemplificar!

Lê o meu guia completo sobre Maastricht, um dos melhores lugares para visitar nos Países Baixos!

9. Delft

A pacata cidade de Delft pertence à província da Holanda do Sul e pode ser perfeitamente visitada numa day trip desde Haia ou Roterdão, uma vez que se situa a pouco mais de 10 km da primeira e a cerca de 17 km da segunda. Por isso, aproveita e visita estes três destinos na mesma viagem aos Países Baixos!

Há duas coisas que sobressaem em Delft: uma é que é a terra natal de Johannes Vermeer, uma das figuras mais renomadas da pintura neerlandesa. E a outra, é que Delft está associada a uma indústria de cerâmica, que começou em meados do século XVII: o Delfts blauw. Este tipo de faiança é facilmente reconhecido nos Países Baixos e no estrangeiro, por causa dos seus tons de branco e azul.

10. Eindhoven

O último destino desta bucket list dos “10 Melhores Lugares Para Visitar Nos Países Baixos” é Eindhoven, na província de Brabante do Norte (em neerlandês, Noord-Brabant). Depois de Limburgo e da Zelândia (em neerlandês, Zeeland), esta é a província mais a sul do país, fazendo fronteira com a Bélgica.

A história de Eindhoven remonta à Idade Média, quando a população se estabeleceu entre os rios Dommel e Gender. Desde então, desenvolveu a sua atividade mercantil e, no século XIX, tornou-se um importante centro industrial dos Países Baixos – reforçado pela criação da Philips, uma multinacional de equipamentos eletrónicos.

Mapa dos Melhores Lugares para Visitar nos Países Baixos

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre os Países Baixos

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top