Melhores Lugares Para Visitar Em Espanha (Além De Madrid)

Antes de mais nada, Espanha é um país conhecido pelas suas cidades históricas, monumentos icónicos e paisagens deslumbrantes. Além disso, a vida social, cultural e artística é muito efusiva, tornando este destino europeu bastante convidativo a todo o tipo de viajantes e turistas.

Escolher um “Top” dos melhores lugares para visitar em Espanha não foi nada fácil, como aliás já tive a experiência com os meus primeiros artigos desta série (Melhores Lugares Para Visitar Em França e Melhores Lugares Para Visitar Em Itália). Logo, tenho a certeza que esta bucket list vai ser estendida num futuro próximo, já que eu quero encontrar (ainda mais) razões para voltar a este belo país.

Por isso, queres saber mais sobre os Melhores Lugares Para Visitar Em Espanha (Além De Madrid)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Lugares para Visitar em Espanha
Melhores Lugares para Visitar em Espanha

Melhores Lugares para Visitar em Espanha

Madrid (Comunidade de Madrid)

A capital de Espanha está, curiosamente, situada no “coração” do país. Madrid é, acima de tudo, uma cidade dinâmica e sofisticada, com um ar “fresco e renovado”. Os jardins e parques estão perfeitamente cuidados e a paixão pelas belas-artes marca o caráter da cidade.

Em Madrid há museus que são de visita obrigatória. Se só tiveres tempo para ver um, escolhe o Museo Nacional del Prado, que acolhe obras-primas de Francisco Goya, El Greco, Diego Velázquez, Hieronymus Bosch e Peter Paul Rubens. Mas também tens o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e o Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, caso queiras prolongar a tua visita cultural na capital de Espanha!

A meu ver, Madrid é um destino perfeito para um fim de semana prolongado em Espanha. Isto porque a capital espanhola não deixa de ter um tamanho considerável, mas os monumentos são todos relativamente perto uns dos outros. Podes facilmente percorrer a cidade a pé, parando para tomar admirar lugares como a Gran Vía, a Plaza Mayor ou o Parque de El Retiro (inscrito como Património Mundial da UNESCO em 2021)!

Por último, não termines a tua estadia sem uma visita ao Palacio Real de Madrid, antiga residência dos reis de Espanha e à Catedral Santa María la Real de La Almudelna, que fica mesmo em frente. Se tiveres oportunidade, podes fazer uma day trip ao Real Monasterio e Sitio de San Lorenzo de El Escorial, que é Património Mundial da UNESCO desde 1984.

Lê o meu guia completo sobre Madrid, um dos melhores lugares para visitar em Espanha!

Barcelona (Catalunha)

A segunda maior cidade de Espanha é, sem dúvida, a favorita entre viajantes e turistas – incluindo eu! Em Barcelona vais encontrar a atmosfera cosmopolita perfeita para um final de tarde numa esplanada, com amigos… e tapas. Além disso, a localização favorável junto ao Mar Mediterrâneo convida os seus habitantes e visitantes a idas à praia, em qualquer altura do ano.

A capital da Catalunha é, acima de tudo, uma das cidades mais animadas de Espanha e da Europa, com uma vida noturna vibrante, daí o facto de ser um destino tão popular para viagens de finalistas ou despedidas de solteiro. Da mesma forma, existem diversos festivais e eventos de música, cinema e entretenimento durante o ano e o futebol é um dos protagonistas na vida da cidade, com o maior estádio da Europa e uma das equipas mais conceituadas do mundo.

Mas, para mim, a arquitetura icónica de Barcelona é o que a torna tão especial. As obras únicas de Antoni Gaudí (que são Património Mundial da UNESCO desde 1984, estendido em 2005) estão espalhadas pela cidade, mas é quase impossível não te cruzares com elas. Desde logo, a imponente Basílica da Sagrada Família, inacabada e tão ou mais famosa que o seu criador. Ou então o Parque Güell, que detém definitivamente as melhores vistas sobre a cidade.

Não deixes ainda de visitar a Casa Milà (também conhecido como La Pedrera) e a Casa Batlló, dois magníficos edifícios civis desenhados por Gaudí, numa das avenidas mais movimentadas de Barcelona: o Passeig de Gràcia. Por fim, para um passeio ao ar livre (ou umas compras de última hora): Avinguda Diagonal, Las Ramblas e o Mercado La Boquería são os locais de paragem obrigatória.

Lê o meu guia completo sobre Barcelona, um dos melhores lugares para visitar em Espanha!

Sevilha (Andaluzia)

Sevilha é a capital da Andaluzia – a região mais a sul de Espanha – bem como a capital do flamenco. Aliás, a cultura flamenca é uma parte intrínseca da cidade, com diversos bares, restaurantes e outros espaços dedicados a espetáculos desta arte cativante e melancólica de Espanha.

No centro histórico, fica a conhecer a Catedral gótica e a sua Giralda (um antigo minarete reaproveitado como torre sineira) e a Torre del Oro, uma torre de vigia militar do século XIII. Existem também inúmeros museus, palacetes e parques, incluindo o Museo de Bellas Artes, a Casa de Pilatos e o Parque de María Luisa (onde fica a Plaza de España).

Por outro lado, a história de Sevilha está diretamente relacionada com a herança muçulmana em Espanha, à semelhança de outras cidades andaluzas como Granada e Málaga. Só para ilustrar, o Real Alcázar – um conjunto de palácios reais – é um modelo ímpar da arquitetura Mudéjar e a verdadeira “jóia da coroa” da cidade.

Em resumo, a Catedral, o Alcázar e ainda o Archivo de Índias são Património Mundial da UNESCO desde 1987, pelo seu elevado valor arquitetónico. Mas também existem obras contemporâneas que merecem uma visita: o Metropol Parasol (conhecida popularmente como Las Setas de Sevilla) é a maior estrutura de madeira do mundo e foi concluída em 2011!

Granada (Andaluzia)

Granada é um cartão-postal sem precedentes em Espanha: uma fortaleza árabe monumental, montanhas cobertas de neve e ruas sinuosas com casas caiadas de branco. Para começar, o complexo monumental de Alhambra e Generalife é a atração turística mais visitada de Espanha, o que diz praticamente tudo.

Nos bairros históricos de Albaicín e Sacromonte, encontras restaurantes que servem iguarias da região da Andaluzia e casas especializadas em música e dança flamenca. Enquanto isso, no centro histórico podes visitar a Catedral e a Capela Real, onde fica o túmulo dos Reis Católicos de Espanha.

Em Granada, também podes aproveitar para passear nos mercados típicos do sul de Espanha, com forte inspiração muçulmana. O exemplo mais conhecido é a Alcaicería, um antigo mercado de seda convertido numa extensa rua de lojas e tendas, que vendem artesanato, vestuário, bijuteria, livros e especiarias.

Bem, quanto a Alhambra, eu escrevi um artigo inteiro sobre essa maravilha arquitetónica, que é Património Mundial da UNESCO desde 1984. Os palácios nacérida, os jardins e a fortaleza erguem-se no topo da cidade e escondem algumas das construções islâmicas mais bem preservadas do mundo!

Lê o meu guia completo sobre Granada, um dos melhores lugares para visitar em Espanha!

Bilbau (País Basco)

A capital da província da Biscaia – no País Basco, norte de Espanha – está rodeada de montes e vales verdejantes. Bilbau é uma cidade portuária e industrial, mas viu o seu nome catapultado para o panorama artístico mundial quando inaugurou o Museu Guggenheim em 1997, um dos museus mais importantes de Espanha. Esta obra-prima ondulada de titânio da autoria de Frank Gehry foi construída nas margens do rio Nervión e é a casa de várias peças de arte modernas e contemporâneas.

O centro urbano da cidade segue a mesma linha vanguardista do museu e está repleto de arranha-céus, sobretudo de escritórios. Mas ainda existe uma forte herança renascentista na arquitetura de Bilbau e até encontras um bairro medieval em pleno centro histórico: o Casco Viejo. Assim, a partir da Plaza Barria, podes partir à descoberta dos melhores restaurantes e bares que servem pintxos, as deliciosas tapas ao estilo basco.

Ainda no centro histórico de Bilbau, existem mais monumentos dignos de visita. Desde logo, a Catedral de Santiago, um grande templo católico em estilo gótico, bem como o Palácio de Yohn (também conhecido como Edifício “La Bolsa”). Na extremidade do bairro, junto ao rio, tens o Teatro Arriaga e a Ponte Arenal.

Em Bilbau, podes igualmente visitar o Museu de Belas Artes, que é um dos melhores museus do País Basco. Aqui, tens a oportunidade de admirar obras de arte dos tempos medievais à época moderna, com grande destaque para os pintores espanhóis como El Greco, Francisco de Zurbarán, José de Ribera, Luis de Morales e Francisco de Goya.

Valência (Comunidade Valenciana)

Valência é a terceira cidade de Espanha e, por essa razão, perde muitos viajantes para Madrid e Barcelona, ou até para outras cidades mais turísticas como Sevilha ou Granada. No entanto, existem inúmeras razões para visitar a capital desta comunidade autónoma.

Em primeiro lugar, Valência é o local de nascimento da paella, o prato mais famoso de Espanha. Portanto, aproveita para provar esta iguaria espanhola num restaurante típico à beira-mar, acompanhada por um bom vinho da região.

Além disso, a cidade portuária está localizada na costa oriental da Península Ibérica, o que significa uma proximidade imediata com o Mar Mediterrâneo e temperaturas amenas durante todo o ano. E a própria história de Valência a nível arquitetónico, mistura construções modernas e antigas (como a Lonja de la Seda, o antigo mercado de sede da cidade, em estilo gótico e Património Mundial da UNESCO desde 1996).

Nesse sentido, os edifícios futurísticos são marcos icónicos da cidade: a Cidade das Artes e das Ciências (ou Ciutat de les Arts i les Ciències, em valenciano), projetada por Santiago Calatrava é simplesmente de cortar a respiração! E sabias que o arquiteto valenciano foi o responsável pela criação da Gare do Oriente em Lisboa? Aqui podes visitar, por exemplo, o Oceanogràfic (um aquário com tubarões e golfinhos) ou o Museu de les Ciències Príncipe Felipe.

Málaga (Andaluzia)

Para os amantes de praia e sol, Málaga é, certamente, um dos melhores lugares para visitar em Espanha. Situada na Costa del Sol, a cidade natal de Pablo Picasso desenvolveu-se a partir do seu Porto milenar – que hoje serve de paragem para muitos cruzeiros – e das suas belas praias de areia, sendo a mais importante a Playa de la Malagueta.

Málaga vive muito do turismo, como comprovam as dezenas (e dezenas) de hotéis em arranha-céus e resorts de luxo. A vida noturna é cada vez mais animada, sobretudo, desde a recente renovação da zona portuária, por isso não deixes de experimentar as deliciosas tapas andaluzas numa esplanada à beira-mar!

Ao mesmo tempo, Málaga tem uma forte herança muçulmana à semelhança da sua “vizinha” Granada. Ainda sobrevivem duas cidadelas mouriscas, sendo que o palácio medieval apelidado de Alcáçova esconde uma das melhores vistas da cidade. A Catedral (com um museu no interior) e o Teatro Romano são outros pontos de visita obrigatória, assim como o Castelo e Monte de Gibralfaro, com vistas panorâmicas maravilhosas.

Logicamente, a cidade dá muita importância à arte ao homenagear o seu mestre pintor Pablo Picasso. Do Museo Picasso (construído num palácio restaurado), ao Museo de Málaga (o maior da Andaluzia), passando pelo Museo Carmen Thyssen (que exibe pinturas espanholas do século XIX), não te faltam opções para aprofundares o teu conhecimento sobre a cultura andaluza e espanhola!

Toledo (Castela-Mancha)

Toledo é uma ótima opção para uma day trip a partir de Madrid, mas merece uma visita de pelo menos dois dias – caso tenhas essa oportunidade. Esta cidade é Património Mundial da UNESCO desde 1986 e os seus 2000 anos de história parecem simplesmente vencer a passagem do tempo, quando comparada a outras cidades históricas de Espanha.

No alto de uma colina em pleno centro de Espanha, Toledo começou por ser um povoado romano, tornou-se capital do Reino Visigótico no final do século VI e uma fortaleza do Emirado de Córdova nos séculos seguintes. Posteriormente, haveria de servir de ponto estratégico da batalha contra os mouros por parte dos Reis Católicos de Espanha e até como sede temporária do rei Carlos V, no século XVI.

Hoje em dia, Toledo é conhecida pelos seus monumentos de comunidades árabes, judaicas e cristãs, que viviam dentro da cidade velha fortificada. Por isso, deves visitar o Alcázar (um museu militar dentro de um palácio do século XVI), a Catedral do século XIII (em estilo gótico) e a Sinagoga de Santa María la Blanca (que foi transformada em igreja).

Ainda subsistem vários portões das muralhas antigas da cidade, com destaque para a Puerta de Bisagra (em estilo mouro) e a Puerta del Sol (do século XIV). Toledo era também o lar do pintor maneirista El Greco, pelo que a sua Casa-Museu é o local ideal para admirar a sua arte.

Salamanca (Castela e Leão)

A cidade velha de Salamanca foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1988. Situada no noroeste de Espanha – na região de Castela e Leão – Salamanca é conhecida, acima de tudo, pela arquitetura em arenito e pela sua Universidade, uma das mais conceituadas de Espanha e da Península Ibérica.

Curiosamente, existem duas catedrais impressionantes na cidade, sendo que ambas demoraram dois séculos a serem construídas. Se por um lado a Catedral Velha de Salamanca é de arquitetura românica (séculos XII-XIV), por outro lado a Catedral Nova de Salamanca salienta-se pelo seu estilo gótico tardio e barroco (séculos XVI-XVIII).

Outro dos sítios mais visitadas da cidade é a Casa de las Conchas, um magnífico palácio gótico espanhol revestido com conchas. Caso procures um local para descontrair um tomar um refresco, dirigi-te à Plaza Mayor, bem ao estilo barroco do século XVIII.

Por fim, a tua visita não ficará completa até descobrires “La Rana de Salamanca”, uma pequena rã escondida na fachada de um dos edifícios da Universidade. Reza a lenda que o estudante que encontrar a rã, terá sucesso nos estudos. Este detalhe ornamental foi tão popularizado ao longo dos tempos, que o pequeno animal se tornou o verdadeiro ícone da cidade!

Santiago de Compostela (Galiza)

Embora Santiago de Compostela seja maioritariamente um destino de peregrinação católica, como capital da região da Galiza (no noroeste de Espanha) tem inúmeros monumentos e atrações para visitar. Em primeiro lugar, vais ver a Catedral de Santiago de Compostela, onde se encontra o suposto túmulo de Santiago (ou São Tiago), um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

Depois, a Praça do Obradoiro está rodeada por outros edifícios importantes como o Paço de Raxoi (um palácio neoclássico do século XVIII onde funciona a Câmara Municipal), o Hospital dos Reis Católicos (construído para acolher e tratar os peregrinos, mas que agora é um hotel de luxo) e o Colégio de São Jerónimo (atual reitoria da Universidade local).

A cidade velha de Santiago de Compostela não só foi inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO em 1985, como também as suas rotas de peregrinação, chamadas de Rotas do Norte de Espanha e Camino Francés (e com uma rede de quase 1500 km), tornaram-se Património Mundial em 1993.

Por todas estas razões, esta cidade única é um dos melhores lugares para visitar em Espanha e uma paragem obrigatória numa roadtrip pela Galiza. Podes concluir a tua estadia em Santiago de Compostela com uma visita a um dos vários museus no centro histórico.

Mapa dos Melhores Lugares para Visitar em Espanha

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Espanha

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top