10 Melhores Lugares Para Visitar Em Inglaterra (Além De Londres)

Inglaterra pode ser uma nação constituinte do Reino Unido, mas não deixa de merecer um artigo na minha série “10 Melhores Lugares Para Visitar Em …”. Afinal, este conjunto de publicações sobre as melhores cidades e vilas europeias já abordou países como França, ItáliaEspanha.

Assim sendo, deixo-te a conhecer os dez melhores lugares em Inglaterra, que são completamente distintos uns dos outros. Em Inglaterra, há locais para todos os gostos, dos que preferem grandes centros cosmopolitas, aos que não dispensam paisagens à beira-mar. Ou então, talvez prefiras cidades medievais? Vamos descobrir!

Por isso, queres saber mais sobre os 10 Melhores Lugares Para Visitar Em Inglaterra (Além De Londres)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Lugares para Visitar em Inglaterra
Melhores Lugares para Visitar em Inglaterra

Melhores Lugares para Visitar em Inglaterra

1. Londres

A capital de Inglaterra (e do Reino Unido) é natural que surja no primeiro lugar desta lista de melhores lugares para visitar em Inglaterra. Afinal de contas, Londres é uma das cidades mais importantes da Europa, bem como das mais populares entre turistas e viajantes.

Do Buckingham Palace à St Paul’s Cathedral, passando pelo British Museum e pela Tower Bridge, não te faltam sítios para visitar em Londres. Por exemplo, perto do palácio real, encontras o Hyde Park e o St James’s Park, além de outros monumentos icónicos de Inglaterra: Westminster Abbey, Big Ben e London Eye. Junto à Tower Bridge situa-se a Tower of London, um antigo castelo que é Património Mundial da UNESCO desde 1988.

Contudo, a minha atividade favorita para fazer em Londres é assistir a musicais no West End. Este “distrito” de entretenimento é único em Inglaterra e só tem comparação no mundo com a Broadway, em Nova Iorque. Entre os inúmeros teatros e casas de espetáculo deste centro artístico, os mais importantes são o Covent Garden e a Royal Opera House.

Eu já tive a oportunidade de assistir a “O Fantasma da Ópera” e “Les Misérables”, em cena no Her Majesty’s Theatre e no Queen’s Theatre, respetivamente. Não só são ambos fantásticos, como espero poder voltar à capital de Inglaterra para ver outros musicais!

2. Bath

Bath é, tal como o nome indica, uma cidade dedicada a “banhos” e um dos destinos mais populares em Inglaterra. Situada no condado de Somerset (no sudoeste de Inglaterra), é sobretudo conhecida pelas suas Termas Romanas.

Reza a lenda que os romanos acreditavam que a água que corria aqui tinha propriedades curativas, daí terem construído uma estância termal no local. Desde aí, foram muito as pessoas que se deslocaram a Bath em busca de pequenos milagres, embora a estância se destinasse primeiramente aos mais ricos de Inglaterra.

A cidade tornou-se particularmente popular durante a era georgiana (1714-1830), originando numerosos edifícios da chamada “arquitetura georgiana”. Entre eles, destaca-se sobretudo os complexos The Circus (1754-1768) e Royal Crescent (1767 e 1774). Constituídos por casas geminadas, estão dispostos em anel e em meia-lua, respetivamente.

Por fim, é importante salientar que a cidade é Património Mundial da UNESCO desde 1987, pela sua importância histórica e arquitetónica. A pitoresca Pulteney Bridge, a Abadia em estilo gótico e os vários parques, museus e galerias são outros locais que podes incluir na tua visita a Bath!

3. Bristol

Bristol localiza-se a cerca de meia hora de Bath, sendo por isso recomendável visitar estes dois destinos na mesma viagem por Inglaterra. Centro portuário desde a sua fundação, Bristol foi uma das cidades inglesas mais importantes durante vários séculos.

No entanto, com a Revolução Industrial, sítios como Manchester, Liverpool e Birmingham beneficiaram de um rápido crescimento, substituindo a relevância de Bristol no mapa de Inglaterra. Ainda assim, existem vários pontos turísticos para conheceres numa day trip.

Em primeiro lugar, a Clifton Suspension Bridge (em estilo vitoriano) é o símbolo da cidade. Da mesma maneira, o icónico Porto de Bristol também é um sítio de paragem obrigatória. É frequentemente chamado de Floating Harbour (“Porto Flutuante“), porque o nível das águas mantém-se constante e não é afetado pelas correntes fluviais.

Neste mesmo porto, encontras o SS Great Britain, um navio transatlântico que quando foi inaugurado em 1843, era o maior do mundo! Já no centro histórico, podes explorar a Catedral, a Igreja Santa Maria Redcliffe, o Bristol Museum & Art Gallery e a Cabot Tower.

4. Cambridge

A cidade de Cambridge tornou-se num dos destinos mais ecléticos em Inglaterra, graças à sua Universidade, fundada em 1209. Trata-se da segunda universidade mais antiga de Inglaterra (e do Reino Unido), logo depois da de Oxford. Entre as figuras mais importantes que estudaram em Cambridge, estão os físicos Isaac Newton e Stephen Hawking, o naturalista Charles Darwin e o filósofo e matemático Bertrand Russell.

Existe uma rivalidade entre estas duas universidades inglesas desde a Idade Média, mas Cambridge pode orgulhar-se de ter originado mais vencedores do Prémio Nobel, entre cientistas, escritores e políticos. Além disso, as suas faculdades (college) são monumentos verdadeiramente impressionantes.

Dos 31 college atuais, o mais conhecido é com certeza o King’s College, cuja capela é dos maiores exemplos da arquitetura gótica em Inglaterra. Mas existem outras com fama mundial em termos académicos, como o Trinity College, Trinity Hall, Jesus College, Clare College e Christ’s College.

No centro histórico, existem vários museus, parques e praças que podes visitar, ainda que a Universidade seja o ponto alto da cidade. Pela sua proximidade com Londres (cerca de 80 km), são muitos os turistas que escolhem conhecer Cambridge numa day trip desde a capital de Inglaterra.

5. York

A meio desta lista de melhores lugares para visitar em Inglaterra decidi incluir York, por ser uma cidade muralhada única no país. Localizada no norte de Inglaterra é, por exemplo, um local perfeito para parar numa roadtrip entre Londres e Edimburgo (na Escócia)!

A Catedral de York – mais conhecida como York Minster – é a maior catedral gótica não só de Inglaterra, mas também do norte da Europa! Além disso, tem as melhores vistas sobre a cidade. Já as Muralhas e o Castelo de York (que já serviu de prisão) são os sítios ideais para perceber a história da cidade.

York também dá muita importância à arte e à cultura, com inúmeros museus e galerias dispersos pela cidade. É o caso do National Railway Museum, JORKIV Viking Centre, Yorkshire Museum e York Art Gallery, só para exemplificar.

Se procuras uma experiência autenticamente inglesa, então dirigi-te ao The Shambles, uma das ruas medievais mais bem preservadas do mundo! Com casas históricas convertidas em lojas, cafés e pubs, The Shambles faz parte de uma rede labiríntica de ruas estreitas de York.

6. Liverpool

Liverpool é uma cidade no noroeste de Inglaterra e uma das mais conhecidas do país. A sua fama atingiu proporções mundiais na segunda metade do século XX, devido à banda pop-rock icónica que aqui se formou: The Beatles.

Mas séculos antes do fenómeno dos Beatles, a cidade de Liverpool já se assumia como um importante centro portuário de Inglaterra. Aliás, com a descoberta da América, o Porto de Liverpool passou a servir de ponto de partida ou paragem de navios transatlânticos importantíssimos, como o RMS Titanic.

Atualmente, Liverpool é um dos melhores destinos para visitar em Inglaterra por causa do seu turismo de entretenimento. O Albert Dock é um grande complexo de lazer instalado nas antigas docas vitorianas, mas também existe o Saint George’s Hall para concertos e eventos.

No que diz respeito a museus, os mais populares são The Beatles Story, Museum of Liverpool e o Tate Liverpool, uma galeria de arte moderna. Se és fã desta banda pop rock de Inglaterra, deves visitar o Cavern Club, o primeiro pub onde os Fab Four atuaram.

7. Brighton

Brighton é, na realidade a zona mais importante da cidade de Brighton and Hove, que foi criada a partir de várias cidades e aldeias em 2000. E integra esta lista de “10 Melhores Lugares Para Visitar Em Inglaterra” por ser um importante centro turístico à beira-mar.

Uma vez que vive muito do turismo de praia, é aconselhável visitar Brighton durante a estação mais quente – mesmo com as multidões vindas de todos os lados de Inglaterra e do estrangeiro. Afinal, a sua praia de seixos é uma das mais populares no sul de Inglaterra, recebendo milhões de londrinos no Verão.

O Brighton Pier (ou Brighton Palace Pier desde 2016) é um ponto de referência em Inglaterra e o cartão-postal da cidade, com inúmeras opções de entretenimento e lazer. Tem mais de 500 metros de extensão e inclui jogos de arcadas, montanhas-russas, carrosséis e outras atrações de feiras populares.

O local é também destacado em muitos filmes e séries de televisão, como por exemplo Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street, de Tim Burton. Junto ao areal, existem igualmente diversos bares, restaurantes, o Sea Life e a Brighton Wheel, que funcionou entre 2011 e 2016.

8. Durham

A pequena cidade de Durham é o local mais a norte desta lista de melhores destinos para visitar em Inglaterra, pelo que merece um dia de visita independente. E se és fã da saga Harry Potter, então estás no sítio certo! Isto porque a Catedral de Durham foi usada como cenário para não um, nem dois, mas três filmes de Harry Potter.

Este monumento icónico em estilo românico, juntamente com o Castelo de Durham, foi eleito Património Mundial da UNESCO em 1986. Entre os dois edifícios, encontra-se o chamado Palace Green, um grande relvado que foi acrescentado à lista inglesa da UNESCO em 2008.

Também digno de visita são os jardins do Crook Hall, embora sejam muito concorridos entre os turistas. Este salão medieval é um dos cerca de 600 edifícios protegidos de Durham e um dos principais espaços escolhidos para copos-d’água e outras eventos e cerimónias.

Aproveita para passear pelas ruas e praças históricas de Durham, pois esta é uma das cidades mais pitorescas de Inglaterra. De cada um dos lados do rio Wear, existem lojas e pubs tradicionais, bem como o Durham Museum and Heritage Centre.

9. Nottingham

Nottingham é sobretudo conhecida por ser a terra natal de Robin Hood – ou Robin dos Bosques em português. Este marginal, que viveu durante o século XII, acabou por se tornou num herói mítico de Inglaterra. Isto porque, segundo a lenda, Robin roubava dos ricos para dar aos pobres.

Se visitares Nottingham neste contexto, então deves visitar a Floresta de Sherwood, a menos de 40km. Aqui foi onde o chamado “Príncipe dos Pobres” e o seu bando viveram escondidos.

Quanto à cidade propriamente dita, Nottingham é, sem dúvida, um dos melhores lugares para visitar em Inglaterra. Em resumo, o Castelo de Nottingham é a atração principal desta cidade do centro do país. Além disso, não podes perder um dos bairros mais famosos da cidade: The Lace Market.

Antigamente, esta zona era o centro de indústria da renda do Império Britânico – daí o nome. Hoje em dia, sobrevivem os armazéns vitorianos em tijolo, convertidos em lojas de moda, restaurantes e pubs. Aproveita igualmente para conhecer o National Justice Museum, Nottingham Contemporary (galeria de arte) e City of Caves, nesse mesmo bairro.

10. Manchester

Apesar de ser o último na minha lista de “10 Melhores Lugares Para Visitar Em Inglaterra”, Manchester é conhecida a nível mundial. Situada no noroeste de Inglaterra, a cerca de uma hora de Liverpool, esta cidade é um importante centro industrial e económico.

Manchester é também muito popular devido ao futebol, já que é casa de duas das principais equipas de alta-competição de Inglaterra: Manchester United e Manchester City. Tanto o Old Trafford Stadium, como o National Football Museum são das atrações turísticas mais populares da cidade.

Fora isso, Manchester destaca-se dos outros destinos em Inglaterra pela importância dada à arte e à cultura, com inúmeros museus e galerias de arte. Só para ilustrar, podes escolher entre o Manchester Art Gallery, The Lowry (centro cultural), ou The Whitworth (galeria de arte).

E tens ainda outros museus como o Museum of Science and Industry, o Manchester Museum e o Imperial War Museum, mais voltados para a história e legado da cidade. Por fim, encontras a Catedral de Manchester junto às margens do rio Irwell.

Mapa dos Melhores Lugares para Visitar em Inglaterra

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Inglaterra

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top