1 Dia Em Liège: O Roteiro De Liège Perfeito

Liège é uma cidade peculiar no leste da Bélgica, a uma curta distância das fronteiras de outros dois países europeus: os Países Baixos e a Alemanha. Situada no vale do rio Mosa, tornou-se um importante município de Valónia, a maior região da Bélgica.

Atualmente, Liège é o principal centro económico e cultural da província. Além disso, a cidade integra o Sillon industriel, a antiga rede industrial primária da Bélgica, que atravessa várias cidades e regiões do país.

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Liège: O Roteiro De Liège Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Liège
Roteiro de Liège

Breve História de Liège

Os primeiros vestígios e registos escritos de Liège datam da época do Império Romano. Uns séculos depois, já durante a Idade Média, a cidade foi convertida num importante centro religioso da Igreja Católica.

Parece difícil de acreditar, mas Liège esteve temporariamente sob o domínio espanhol no século XVI e, posteriormente, foi comandada pelos holandeses no início do século XIX. Ainda assim e com o avanço da Revolução Industrial, a cidade tornou-se um expoente europeu da siderurgia isto é, o ramo da metalurgia que fabrica aço e ferro fundidos.

Ao mesmo, as suas muralhas e fortificações construídas ao longos dos séculos foram cruciais durante a Primeira Guerra Mundial, atrasando em vários dias o avanço das tropas alemãs sobre a Europa Ocidental.

Visitar Liège

Quando decidi visitar esta cidade belga, confesso que subestimei a eventual necessidade de criar um roteiro turístico ou até mesmo um simples itinerário. Mas a verdade é que Liège é muito mais do que um centro urbano industrial ou uma cidade estudantil prazerosa.

E embora não seja considerada um destino europeu absolutamente imperdível, de uma beleza arrebatadora, Liège consegue ostentar nas suas ruas e praças, uma mistura de tradição e inovação. Passear por entre os seus monumentos e pontos de interesse, é uma experiência intrigante e peculiar, que nunca havia experimentado noutro local.

Por vezes, a cidade pareceu-me um pouco confusa e um tanto aleatória, não vos vou mentir. Por exemplo, estacionar o carro pode ser relativamente fácil no centro da cidade, com muitos parques e lugares à disposição.

No entanto, conduzir é outra conversa, uma vez que as regras do código da estrada são… bem, ignoradas. Por exemplo, vimos uma bicicleta a atravessar uma rotunda, literalmente… pelo meio da rotunda!

O roteiro que tracei é perfeito para um dia ao ar livre, para que possas apreciar a história, cultura e gastronomia local!

Além disso, podes fazer este itinerário tranquilamente a pé, sem horários nem preocupações. Quer chegues a Liège de transportes públicos ou de carro, os locais mais importantes a visitar situam-se a uma curta distância uns dos outros.

Roteiro de Liège

Montagne de Bueren

Subir a Montanha de Bueren é uma atividade absolutamente obrigatória para todos os que visitam Liège. Esta escadaria imponente é constituída por 374 degraus e revela, certamente, a vista mais agradável da cidade.

Se paraste de ler depois da parte dos “374 degraus”, eu percebo-te. Mas pensa assim: vais comer tanto e tão bem durante a tua passagem e estadia pela Bélgica, que mais vale aproveitar para ganhar apetite (ou desgastar umas calorias), visitando esta grande atração de Liège.

Caso também não saibas, a Montagne de Bueren ficou classificada em primeiro lugar na lista “The Most Extreme Staircases in the World” (2013) do The Huffington Post. O que torna o desafio muito mais interessante, não?

Duas vezes por ano, os degraus desta escadaria são homenageados em duas grandes cerimónias. Assim sendo, vale imenso a pena visitá-la no verão, durante o evento bienal “Bueren en Fleurs”, que adorna a Montagne de Bueren com flores e outras plantas de todos os tipos. Ou então, se preferires, podes lá passar no primeiro sábado de outubro, para o festival “La Nocturne des Coteaux de la Citadelle”, e admirar as milhares de velas decorativas.

Une Gaufrette Saperlipopette

Para degustar a tão estimada doçaria belga artesanal, todos os caminhos vão dar à Une Gaufrette Saperlipopette! Nesta pastelaria, é possível saborear a famosa Gofre (que vem do francês Graufe), também conhecida pela grafia inglesa Waffle (que vem do holandês Wafel).

Detentora da Attestation d’Excellence TripAdvisor há cinco anos consecutivos, este espaço original comercializa igualmente chocolates, panquecas e outros doces tradicionais.

Reclama as tuas guloseimas favoritas e dirige-te à Praça do Mercado, para te sentares confortavelmente a comer, enquanto aprecias a história e cultura da cidade.

Place du Marché

A Praça do Mercado, no centro histórico de Liège, é uma das praças mais antigas e importantes da cidade, juntamente com a vizinha Praça de São Lamberto. As origens desta praça remontam às origens da própria cidade. Porém, um bombardeamento ordenado pelo Rei Luís XIV em 1691, ditou a destruição da praça original.

Hoje em dia, a Place du Marché está reconstruída num estilo clássico e acolhe três monumentos icónicos: La Violette (o edifício da Câmara Municipal), a Fonte da Tradição e um fontanário chamado Perron de Liège. A praça inclui ainda casas antigas muito pitorescas e uma secção de restaurantes, bares e tavernas, com esplanadas acolhedoras.

Museus em Liège

Liège é um representante histórico e cultural da região e, como tal, dispõe de variados museus. Embora não tenha tido a oportunidade de os visitar, deixo-te alguns exemplos para o caso de quereres uma visita mais completa:

Outros Locais em Liège

Para terminar este agradável itinerário por Liège, sugiro outros locais por onde passei, mas que não consegui entrar, uma vez que já era tarde. Estes incluem o Teatro Real de Liège, inaugurado em 1820 e onde está sediada a Ópera Real da Valónia, uma das quatro casas de ópera oficiais na Bélgica.

Por último, podes visitar a Igreja ou Colegial de São João, O Evangelista, também denominada de Saint-Jean-en-l’isle, já que antigamente existia uma pequena ilha neste sítio. Pertencente a um conjunto de sete colegiais na cidade, esta igreja católica romana foi construída no final do século X.

Mapa do Roteiro de Liège

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Bélgica

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top