Guia Completo Das Obras De Antoni Gaudí

As “Obras de Antoni Gaudí” são um conjunto de sete monumentos listados como Património Mundial da UNESCO em 1984 (Casa Milà, Palácio Güell, Parque Güell) e 2005 (Casa Batlló, Casa Vicens, Cripta da Colònia Güell, Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família)!

As sete Obras de Antoni Gaudí foram desenhadas pelo arquiteto catalão entre o final do século XIX e o início do século XX. E à exceção da Cripta da Colònia Güell, que se localiza em Santa Coloma de Cervelló, todos os monumentos encontram-se na cidade de Barcelona!

Por isso, queres saber mais sobre o Guia Completo Das Obras De Antoni Gaudí? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Obras de Antoni Gaudí
Obras de Antoni Gaudí

Património Mundial

Sabias que três das sete Obras de Antoni Gaudí (Casa Milà, Palácio Güell e Parque Güell) fizeram parte do primeiro conjunto de inscrições de Espanha na Lista do Património Mundial da UNESCO? Esta 8ª sessão do Comité de Património Mundial realizou-se em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro de 1984.

Quatro outros sítios espanhóis foram anunciados na sessão: Alhambra, Generalife e Albaicín, Granada; a Catedral de Burgos; o Centro Histórico de Córdoba; e o Mosteiro e Sítio do Escorial em Madrid. E em 2005, a classificação foi estendida a quatro outras Obras de Antoni Gaudí (Casa Batlló, Casa Vicens, Cripta da Colònia Güell e Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família).

Hoje em dia, Espanha é o quarto país do mundo e o terceiro país da Europa com mais sítios UNESCO, logo depois de Itália e da Alemanha, e empatado com França. Possui quarenta e nove bens patrimoniais (tanto culturais, como naturais) inscritos na lista mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura!

Entretanto, já tive a oportunidade de visitar dez:

  1. Alhambra, Generalife e Albaicín, Granada (1984, 1994)
  2. Catedral, Alcázar e Arquivo das Índias em Sevilha (1987)
  3. Centro Histórico de Córdova (1984)
  4. Cidade Velha de Salamanca (1988)
  5. Cidade Velha de Santiago de Compostela (1985)
  6. Conjunto Arqueológico de Mérida (1993)
  7. Conjunto Arqueológico de Tarraco (2000)
  8. Obras de Antoni Gaudí (1984, 2005) – Casa Batlló, Casa Milà, Casa Vicens, Cripta da Colònia Güell, Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família, Palácio Güell e Parque Güell
  9. Palácio da Música Catalã e Hospital de São Paulo, Barcelona (1997)
  10. Passeio do Prado e Retiro, uma paisagem de Artes e Ciências (2021)

Obras de Antoni Gaudí

1. Casa Milà

A Casa Milà é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Também conhecida como La Pedrera, a Casa Milà é um edifício residencial sem uma única linha reta e com uma imponente fachada ondulante, que sugere o movimento da pedra!

Lê o meu guia completo sobre a Casa Milà, uma das Obras de Antoni Gaudí!

2. Palácio Güell

O Palácio Güell (em catalão, Palau Güell) é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Situado num dos bairros históricos de Barcelona, o Palácio Güell foi construído para servir de residência a Eusebi Güell, um industrial e político catalão!

Lê o meu guia completo sobre o Palácio Güell, uma das Obras de Antoni Gaudí!

3. Parque Güell

O Parque Güell (em catalão, Parc Güell) é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Concebido por Eusebi Güell como um condomínio luxuoso inspirado no conceito inglês de “cidades-jardim”, o Parque Güell acabou por ser convertido num parque público!

Lê o meu guia completo sobre o Parque Güell, uma das Obras de Antoni Gaudí!

4. Casa Batlló

A Casa Batlló é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Curiosamente, a Casa Batlló faz parte da “Illa de la Discòrdia” (ou “Ilha da Discórdia”, em português), uma fila de casas projetadas pelos arquitetos mais importantes do Modernismo Catalão:

  • Lluís Domènech i Montaner (Casa Lleó Morera)
  • Enric Sagnier (Casa Mulleras)
  • Marceliano Coquillat (Casa Bonet)
  • Josep Puig i Cadafalch (Casa Amatller)
  • Antoni Gaudí (Casa Batlló)

Lê o meu guia completo sobre a Casa Batlló, uma das Obras de Antoni Gaudí!

5. Casa Vicens

A Casa Vicens é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Considerada a primeira obra-prima de Antoni Gaudí, a Casa Vicens foi encomendada por Manuel Vicens i Montaner, um corretor da bolsa catalão!

Lê o meu guia completo sobre a Casa Vicens, uma das Obras de Antoni Gaudí!

6. Cripta da Colònia Güell

A Cripta da Colònia Güell é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Integrada na Colònia Güell, uma colónia industrial que Eusebi Güell construiu para os seus trabalhadores, a Cripta da Colònia Güell foi a primeira igreja inacabada de Antoni Gaudí!

Lê o meu guia completo sobre a Cripta da Colònia Güell, uma das Obras de Antoni Gaudí!

7. Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família

A Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família é uma das sete Obras de Antoni Gaudí listadas como Património Mundial na Catalunha. Apesar de Antoni Gaudí ter dedicado quarenta e três anos à projeção deste templo católico, a Basílica da Sagrada Família ainda continua em construção!

Lê o meu guia completo sobre a Fachada da Natividade e Cripta da Basílica da Sagrada Família, uma das Obras de Antoni Gaudí!

Mapa das Obras de Antoni Gaudí

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Espanha

Mais Artigos sobre Património Mundial

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top