Património Mundial No Norte De Portugal (2023)

Queres visitar o Património Mundial no Norte de Portugal? Não pesquises mais, pois eu reuni uma lista completa do Património Mundial no Norte de Portugal. Do Porto ao Vale do Côa – para não mencionar o Alto Douro Vinhateiro e Guimarães – prepara-te para descobrir sítios únicos, lindos e de cair o queixo!

A Região do Norte ou Região Norte é uma região localizada no norte de Portugal e a sua capital é a cidade do Porto. Além disso, é a região mais populosa do país e a terceira mais extensa, englobando os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, e parte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu!

Por isso, queres saber mais sobre o Património Mundial No Norte De Portugal (2023)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Património Mundial no Norte de Portugal
Património Mundial no Norte de Portugal

Património Mundial em Portugal

Estes são os 17 sítios atualmente listados como Património Mundial em Portugal:

  1. Centro Histórico de Évora (Alentejo)
  2. Centro Histórico de Guimarães (Norte)
  3. Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar (Norte)
  4. Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações (Alentejo)
  5. Convento de Cristo em Tomar (Centro)
  6. Laurissilva da Madeira (Madeira)
  7. Mosteiro da Batalha (Centro)
  8. Mosteiro de Alcobaça (Centro)
  9. Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (Área Metropolitana de Lisboa)
  10. Paisagem Cultural de Sintra – Castelo dos MourosChalet da Condessa d’EdlaConvento dos CapuchosPalácio de MonserratePalácio Nacional da PenaPalácio Nacional de SintraQuinta da RegaleiraVila Sassetti (Área Metropolitana de Lisboa)
  11. Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (Açores)
  12. Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada (Área Metropolitana de Lisboa)
  13. Região do Alto Douro Vinhateiro (Norte)
  14. Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga (Norte)
  15. Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica no Vale do Côa (Norte)
  16. Universidade de Coimbra – Alta e Sofia (Centro)
  17. Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores (Açores)

Como podes ver, estes dezassete sítios listados como Património Mundial em Portugal estão distribuídos da seguinte forma:

Património Mundial no Norte de Portugal

1. Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar (1996)

O Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar foram inscritos na Lista de Património Mundial em 1996, o quinto ano em que o país teve candidaturas aprovadas. Dos cinco sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal, este é o único situado no município e distrito do Porto.

O Centro Histórico do Porto é uma área considerável da cidade velha, que engloba mais de meia centena de edifícios e estruturas. Já Ponte Luiz I é um dos cartões-postais mais conhecidos do Porto e foi eleita uma das “Pontes Mais Bonitas da Europa” pelo European Best Destinations, em 2019. Por fim, o Mosteiro da Serra do Pilar é o miradouro perfeito para admirar todo este Património Mundial da UNESCO!

2. Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica no Vale do Côa (1998)

Os Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica no Vale do Côa foram inscritos na Lista de Património Mundial em 1998, o sexto ano em que o país teve candidaturas aprovadas. Dos cinco sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal, este é o único situado nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa, e no distrito da Guarda.

Curiosamente, esta é também a única propriedade portuguesa partilhada com outro país, Espanha, porque a UNESCO estendeu a classificação em 2010, de forma a integrar o Sítio Arqueológico de Siega Verde. Localizadas nas margens dos rios Águeda e Côa, este conjunto de pinturas rupestres ao ar livre são a prova da ocupação humana na Península Ibérica já desde os finais do Paleolítico Superior (22 000-10 000 a.C.)!

3. Região do Alto Douro Vinhateiro (2001)

A Região do Alto Douro Vinhateiro foi inscrita na Lista de Património Mundial em 2001, o oitavo ano em que o país teve candidaturas aprovadas. Dos cinco sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal, este é o único situado em dez municípios e quatro distritos diferentes:

  • Município de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda
  • Municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança
  • Municípios de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, no distrito de Vila Real
  • Municípios de Armamar, Lamego, São João da Pesqueira e Tabuaço, no distrito de Viseu

Todos sabem que o Vinho do Porto é um dos mais apreciados a nível mundial, mas muitos desconhecem que este vinho é produzido nas encostas do rio Douro há 2000 anos! Ao longo de uma extensão de quase 30 mil hectares, a premiada Região do Alto Douro Vinhateiro tornou-se um importante centro internacional de enoturismo, com inúmeras quintas e propriedades vinícolas a apostar cada vez mais neste setor turístico.

4. Centro Histórico de Guimarães (2001)

O Centro Histórico de Guimarães foi inscrito na Lista de Património Mundial em 2001, o oitavo ano em que o país teve candidaturas aprovadas. Dos cinco sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal, este é o único situado no município de Guimarães, no distrito de Braga.

No Centro Histórico de Guimarães, destacam-se os muitos edifícios que ainda preservam uma arquitetura tipicamente portuguesa dos séculos XV ao XIX. E é praticamente impossível mencionar Guimarães sem pensar na fundação de Portugal, conseguida com as vitórias de D. Afonso Henriques sobre os castelhanos!

5. Santuário do Bom Jesus do Monte in Braga (2019)

O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga foi inscrito na Lista de Património Mundial em 2019, o décimo-segundo ano em que o país teve candidaturas aprovadas. Dos cinco sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal, este é o único situado no município de Braga, no distrito com o mesmo nome.

Inspirado no Monte Calvário em Jerusalém, o Santuário do Bom Jesus do Monte tem capelas alusivas aos Passos da Paixão de Cristo, estátuas de figuras bíblicas, fontes com significados alegóricos e astrais, o funicular hidráulico mais antigo do mundo (em serviço), um parque natural e uma igreja elevada à categoria de Basílica em 2015!

Lê o meu guia completo sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, um dos sítios listados como Património Mundial no Norte de Portugal!

Mapa do Património Mundial no Norte de Portugal

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Património Mundial

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top