Museu Municipal De Penafiel: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024

O Museu Municipal de Penafiel foi inaugurado em março de 2009 no renovado Palacete dos Pereira do Lago, em pleno centro histórico de Penafiel. E no ano seguinte, foi distinguido com o “Prémio de Melhor Museu Português” e nomeado para o “European Museum of the Year Award (EMYA)”!

O acervo do Museu Municipal de Penafiel divide-se por cinco salas de exposição permanente, dedicadas à história e cultura do município – Sala da Identidade, Sala do Território, Sala da Arqueologia, Salas dos Ofícios e Sala da Terra e da Água – com uma sala extra para exposições temporárias!

Por isso, queres saber mais sobre o Museu Municipal de Penafiel: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Museu Municipal de Penafiel
Museu Municipal de Penafiel

Breve História do Museu Municipal de Penafiel

Como referi na introdução, o Museu Municipal de Penafiel ocupa o Palacete dos Pereira do Lago, um edifício neoclássico que foi construído na segunda metade do século XVIII. Tanto quanto se sabe, esta casa nobre foi erguida no mesmo lugar da antiga residência da família Pereira do Lago.

Curiosamente, a propriedade foi a sede do Colégio de Nossa Senhora do Carmo entre 1881 e 1929. De 1929 a 1956, o Colégio de Nossa Senhora do Carmo foi uma dependência do Colégio Almeida Garrett do Porto e, de 1968 a 1976, do Liceu Nacional.

Como Chegar ao Museu Municipal de Penafiel

É muito fácil chegar ao Museu Municipal de Penafiel, uma vez que este fica no “coração” da cidade. Ainda assim, a minha recomendação é que visites Penafiel numa day trip desde o Porto ou então numa road trip pelo distrito do Porto (ou até pela sub-região do Tâmega e Sousa).

Nesse caso, podes aproveitar para descobrir algumas cidades e vilas nas redondezas: Paredes (a 5 km), Lousada (a 10 km), Marco de Canaveses (a 18 km), Paços de Ferreira (a 19 km), Castelo de Paiva (a 21 km), Felgueiras (a 24 km), Amarante (a 26 km), Valongo (a 26 km), Santo Tirso (a 33 km), Gondomar (a 34 km) e Baião (a 36 km).

Horários de Abertura & Preços de Bilhetes

O Museu Municipal de Penafiel está aberto de terça-feira a domingo (incluindo feriados), das 10:00 às 18:00, sendo que a última entrada acontece às 17:30. Além das segundas-feiras, o Museu Municipal de Penafiel encerra nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

No que diz respeito a bilhetes, estes custam 2€ (tarifa normal) ou 1€ (tarifa reduzida para estudantes e pessoas com mais de 65 anos), enquanto que as crianças até aos 14 anos não pagam entrada. E aos domingos, a entrada é gratuita para todos!

O Que Ver no Museu Municipal de Penafiel

Colcha Municipal (Sala 1 ou Sala da Identidade)

A Colcha Municipal é uma das peças mais impressionantes do Museu Municipal de Penafiel. De origem indo-portuguesa, consiste num enorme tecido de seda bordado a ouro e decorado com uma série de motivos vegetalistas, que representam a “árvore da vida”.

A Colcha Municipal é propriedade do município de Penafiel desde o século XIX, embora tenha sido executada no século XVIII. E quando o rei D. Manuel II visitou a cidade, apelidou-a de “Rico Pano” – pois este foi usado para criar o dossel do trono do monarca, no Salão Nobre da Câmara Municipal!

São Jorge (Sala 1 ou Sala da Identidade)

São Jorge é uma figura em madeira policromada, que integrou a Procissão do Corpo de Deus de Penafiel entre 1785 e 2000, ano em que foi substituída pela figura atual do soldado romano e mártir cristão. Antes de 1785, a procissão católica realizava-se com um figurante humano.

Encomendada pela Câmara Municipal de Penafiel, a figura de São Jorge foi adquirida por ferradores e seleiros locais, que ainda hoje são os responsáveis por ela. E o santo está vestido e adornado com um fato, saiote, capa e elmo emplumado, além de uma espada, escudo e bandeira.

“Olhómetro” (Sala 2 ou Sala do Território)

O “Olhómetro” é uma máquina biónica singular, que atrai tanto crianças como adultos. Desenhada especificamente para o Museu Municipal de Penafiel, é um dispositivo que projeta animações relacionadas com o território do município – daí a sua localização nesta sala.

Se espreitares por um dos dez cones integrados no “Olhómetro”, vais poder explorar as terras de Penafiel como se estivesses a “voar”. Esta é uma das muitas formas interativas que o Museu Municipal de Penafiel encontrou para dar a conhecer a sua história e património de forma original e criativa!

Estátua de Guerreiro Galaico (Sala 3 ou Sala da Arqueologia)

A Estátua de Guerreiro Galaico é, na realidade, um fragmento de escultura em granito, que representa um guerreiro galaico – e não uma estátua completa. E este tipo de esculturas era muito comum no tempo dos castros e povoados castrejos, sendo que figurava normalmente junto às muralhas destes.

A Estátua de Guerreiro Galaico é um das várias de dezenas de artefactos arqueológicos encontrados no Castro de Monte Mozinho, que estão atualmente exposição no Museu Municipal de Penafiel. Por essa razão, a Sala de Arqueologia é mesmo uma das mais importantes de toda a visita!

Estatueta de Marte (Sala 3 ou Sala da Arqueologia)

Esta Estatueta de Marte é uma escultura em bronze do deus da guerra e guardião da agricultura na mitologia romana, que na mitologia grega era chamado de Ares. Datado dos séculos II-III d.C., já não apresenta a lança na mão direita, nem sequer a mão esquerda, que empunharia um escudo.

Esta Estatueta de Marte foi recuperada no Monte de São Bartolomeu ou Monte do Sameiro, na freguesia de Penafiel. Hoje em dia, é neste monte que podes visitar o Santuário da Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, popularmente apelidado de Santuário do Sameiro!

Banco de Carpinteiro (Sala 4 ou Sala dos Ofícios)

Este Banco de Carpinteiro é proveniente de Santa Marta, uma antiga freguesia do município de Penafiel, que foi extinta em 2012/2013. Composto por um tampo retangular, uma prensa na parte frontal e pernas reforçadas por traves, era o principal local de trabalho dos carpinteiros da região.

A carpintaria é um dos ofícios com maior tradição em Penafiel, sendo que já se conhece o seu contributo para a Festa do Corpo de Deus desde meados do século XVII! Aclamados pela sua versatilidade, os carpinteiros locais arranjavam peças de mobiliário, construíam instrumentos de trabalho e ajudavam na construção de estruturas e edifícios.

Cozinha Rural (Sala 5 ou Sala da Terra e da Água)

Esta Cozinha Rural pretende recriar o espaço central das antigas casas de campo portuguesas – se bem que ainda existem muitas assim, sobretudo nas aldeias do interior de Portugal. Era neste local, disposto sempre em volta de uma lareira, que se cozinhava, comia, recebia visitas e passava-se o tempo.

Outra estrutura indispensável em cada Cozinha Rural era o forno, utilizado para cozer o pão (todas as semanas) ou o pão-de-ló (em dias de festa). Além das loiças e utensílios de cozinha, diversas peças de mobiliário preenchem o espaço: louceiro, berço de baloiço, bancos e mesas de pedra ou madeira, etc..

Valboeiro (Sala 5 ou Sala da Terra e da Água)

O Valboeiro é um tipo de embarcação caraterística do rio Douro, que servia tanto como barco de pesca como barco de carga e transporte de passageiros entre as duas margens. Outro detalhe curioso é que o Valboeiro também tinha capacidade para navegar no mar!

Este modelo em exposição no Museu Municipal de Penafiel data de finais do século XIX e veio de Sebolido, uma freguesia do município do Penafiel. Quando estava em atividade, fazia a travessia entre Cancelos (em Sebolido) e Midões (uma aldeia do município de Castelo de Paiva)!

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Guias de Museus

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top