Casa Do Vale: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024

A Casa do Vale (em catalão, Casa de la Vall) é um dos edifícios mais importantes da arquitetura civil andorrana e um dos monumentos mais simbólicos e caraterísticos do Principado. Construída em 1580, esta antiga casa senhorial serviu de residência à família Busquets até 1702 – ano em que se tornou a sede do Conselho Geral de Andorra.

Em 2011 e depois de mais de três séculos, o Parlamento de Andorra mudou-se para um novo edifício e a Casa do Vale abriu ao público como um museu de história. Ainda assim, esta propriedade histórica continua a acolher os eventos mais protocolares do pequeno país europeu!

Por isso, queres saber mais sobre a Casa Do Vale: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Casa do Vale
Casa do Vale

Breve História da Casa do Vale

Sabias que o Conselho Geral de Andorra ou Conselho Geral dos Vales (em catalão, Consell General d’Andorra ou Consell General de les Valls) é um dos mais antigos da Europa? Originalmente chamado de Conselho da Terra (em catalão, Consell de la Terra), esta instituição responsável pelo poder legislativo do país foi fundada em 1419!

Ora, como referi na introdução, a antiga mansão só passou a ser propriedade do Estado no início do século XVIII, quando a família Busquets decidiu vendê-la ao Conselho da Terra. Na verdade, antes de 1702, o Parlamento de Andorra não tinha sede fixa e reunia-se em espaços públicos exteriores de Andorra-a-Velha!

O Que Ver na Casa do Vale

A Casa do Vale é composta por três pisos, sendo que o rés-do-chão era dedicado à justiça e inclui a Sala do Tribunal. Por outro lado, o primeiro andar destinava-se à administração e acomoda a Sala de Sessões. Como este era o andar nobre da casa de família, ainda é possível ver divisões como a cozinha ou as salas comuns!

O segundo (e último piso) da Casa do Vale são as águas-furtadas, que foram aproveitadas para quartos dos membros do Conselho Geral de Andorra nos séculos XVIII e XIX. Depois de uma intervenção arquitetónica recente, este andar foi transformado num espaço polivalente, usado sobretudo para exposições temporárias.

Antiga Porta Principal

A Antiga Porta Principal da Casa do Vale é coroada pelo pequeno escudo da família Busquets (uma árvore), que por sua vez ostenta a data de 1580 – o ano de construção do edifício.

Em 1763, foi acrescentado o brasão de armas de Andorra – o de maiores dimensões – com o lema do Principado em latim: “Virtus Unita Fortior” (ou “A virtude, unida, é mais forte”, em português).

Por cima deste, há uma segunda inscrição em latim: “Domus Concilij et Justitia Sedes” (ou “Câmara do Conselho e Sede da Justiça”, em português). Esta é uma clara indicação de que a Casa do Vale era não só a sede das reuniões dos conselheiros gerais, como também acomodava os tribunais.

Nos dias que correm, a Antiga Porta Principal está fechada e a entrada para visitar o interior da Casa do Vale é feita pelo lado oposto (daí o nome).

Sala del Tribunal de Corts

A Sala do Tribunal de Cortes (em catalão, Sala del Tribunal de Corts) é o espaço onde funcionou o Tribunal Criminal (ou Tribunal Penal) de Andorra, entre 1702 e 2011.

Esta sala encontra-se no piso térreo da Casa do Vale, mais precisamente entre o hall de entrada e a bilheteira. Por essa razão, podes explorá-la tanto no início da tua visita audioguiada como no fim.

O mobiliário e peças decorativas que podes admirar na Sala do Tribunal de Cortes da Casa do Vale ainda é o original. Aqui, foram utilizadas as madeiras mais nobres, incluídas igualmente no revestimento das paredes e do teto.

Já reparaste nos detalhes em relevo presentes nos painéis das mesas e das paredes?

Sala dels Passos Perduts

A Sala dos Passos Perdidos (em catalão, Sala dels Passos Perduts) era o salão nobre da casa da família Busquets e ocupa um lugar central no primeiro andar. E quando a Casa do Vale foi comprada pelo Conselho da Terra em 1702, passou a hospedar todo o tipo de atividades parlamentares.

Nesta sala, destacam-se os frescos do final do século XVI, que representam diferentes episódios da Paixão de Jesus Cristo. Anteriormente, estas pinturas murais encontravam-se numa sala adjacente, conhecida como Gabinete do Síndico Geral (em catalão, Despatx del Síndic General).

Cuina

A Cozinha (em catalão, Cuina) está situada no lado norte da Casa do Vale e tem acesso direto pela Sala dos Passos Perdidos. E, apesar das suas pequenas dimensões, surpreende quer pelos seus painéis de azulejos coloridos, quer pela sua monumental lareira e chaminé!

Através das peças de mobiliário e dos utensílios doméstico, é possível ter uma ideia de como seriam preparadas e consumidas as refeições naquela época, em especial nos séculos XVIII e XIX. Aliás, os longos bancos corridos e o tamanho da lareira/chaminé sugerem que as jornadas políticas também decorriam aqui!

Sala de Sessions & Capella de Sant Ermengol

A Sala de Sessões (em catalão, Sala de Sessions) é, provavelmente, a divisão mais importante da Casa do Vale. Isto porque era aqui que decorriam as assembleias do Conselho Geral de Andorra, presididas pelo Síndico Geral e pelo Subsíndico Geral. Estas começavam com o toque do sino, ainda presente ao fundo da sala.

O hemiciclo da Sala das Sessões da Casa da Vale foi projetado em 1962 e exibe os retratos dos dois Copríncipes de Andorra (o Bispo de Urgel e o Presidente da República Francesa). Do outro lado, existe uma pequena capela dedicada a Sant Ermengol (ou São Ermengol, em português).

Armari de les Set Claus (ou Arxiu de les Set Claus)

Hoje em dia, o Conselho Geral de Andorra é constituído por 28 membros, que representam de forma mista e igualitária as sete freguesias ou “Paróquias de Andorra” (em catalão, Parròquies d’Andorra): Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Andorra la Vella, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany.

Ora, o Armário das Sete Chaves ou Arquivo das Sete Chaves (em catalão, Armari de les Set Claus ou Arxiu de les Set Claus) é uma coleção de documentos datados desde o século XIV. Instalado na Sala das Sessões, este armário só pode ser aberto com as sete chaves dos sete presidentes das sete freguesias!

Estátuas Comemorativas

Uma vez visitado o interior da Casa do Vale, é tempo de regressar ao exterior e admirar duas esculturas em bronze, que celebram eventos marcantes na história de Andorra.

A estátua na primeira foto foi criada pelo artista italiano Luigi Terruggi em 1978 e assinala os 700 Anos do “Pariatge d’Andorra” (um acordo de paz assinado pelo Bispo de Urgel e o Conde de Foix a 8 de setembro de 1278, e que está na génese do país enquanto coprincipado).

“Escultura Commemorativa del 7è Centenari del Pariatge”
“La Morisca”

A estátua na segunda foto é uma obra de Antoni Viladomat e retrata um casal dançando “La Morisca”, uma dança tradicional de Andorra. Criado em 1967, este monumento homenageia a Nova Reforma de 1866, que deu a todos os chefes de casa do sexo masculino o direito de votar e ser eleito e permitiu a reorganização do Conselho General.

Torre & Jardim

A Torre da Casa do Vale situa-se na parte posterior e foi também erguida em 1580, com o resto do edifício. De planta quadrada, servia de posto de vigia e defesa, à semelhança do torreão instalado no lado direito da fachada voltada para o vale – o outro do lado esquerdo só foi acrescentado em 1962, por questões de simetria.

Quanto ao Jardim, este fica igualmente nas traseiras da Casa do Vale, oferecendo um espaço de lazer público com vistas panorâmicas para as montanhas circundantes. Ornamentado com bancos de pedra, canteiros de flores, arbustos podados e árvores de pequeno porte, é o sítio ideal para descansar no fim da tua visita à Casa do Vale!

Guia Prático da Casa do Vale

Uma das maneiras mais fáceis de visitar a Casa do Vale (e a cidade de Andorra-a-Velha, já agora) é numa day trip desde Barcelona. Embora a viagem de autocarro dure entre 3 e 4 horas, a ligação é direta e as paisagens são deslumbrantes! E se chegares a Andorra-a-Velha relativamente cedo, ainda tens tempo para explorar a área de Les Escaldes, na freguesia vizinha de Escaldes-Engordany!

Guarda este guia completo com todas as informações práticas sobre a Casa do Vale nos teus favoritos/marcadores!

1. Escolhe Bem o Dia

A Casa do Vale está aberta de terça-feira a sábado, das 10:00 às 14:00 e das 15:00 às 18:00, e aos domingos, das 10:00 às 14:00 (de maio a outubro). De novembro a abril, o horário é o mesmo, à exceção dos domingos (quando está encerrada todo o dia). E nos meses de julho e agosto, o horário de abertura prolonga-se até às 19:00.

Além das segundas-feiras e dos domingos – ou apenas domingos de tarde, consoante a época do ano – a Casa do Vale encerra oficialmente nos dias 1 e 6 de janeiro, 14 de março (Dia da Constituição), 1 de maio, 8 de setembro (Feriado Nacional e Dia da Nossa Senhora de Meritxell), 1 de novembro, 25 e 26 de dezembro.

2. Procura Descontos

O bilhete para visitar a Casa do Vale custa 5€, mas a entrada é gratuita para menores de 10 anos e titulares do Cartão Jovem, e tem um preço reduzido (2.5€) para maiores de 65 anos, estudantes estrangeiros e grupos superiores a 10 pessoas. Se quiseres, podes consultar todos os descontos na página oficial da Casa do Vale.

Normalmente, eu recomendo a compra antecipada dos ingressos de museus, mas acho que neste caso não se justifica. A grande maioria dos turistas visitam Andorra-a-Velha por causa do ski ou de fazer compras, por isso é raro encontrar filas nos espaços culturais!

3. Visita Outro Museu em Andorra

Andorra pode ser o sexto país mais pequeno da Europa, mas isso não significa uma falta de atrações turísticas para oferecer aos seus viajantes culturais. E um dos melhores exemplos é o Museu Carmen Thyssen Andorra, um museu de arte localizado na freguesia de Escaldes-Engordany!

Inaugurado em 2017, o Museu Carmen Thyssen Andorra, tornou-se rapidamente um dos museus mais visitados em Andorra, muito devido às suas exposições temporárias, que são renovadas todos os anos. Desta forma, os turistas têm uma oportunidade de conhecer obras de arte novas a cada visita!

Lê o meu guia completo sobre o Museu Carmen Thyssen Andorra, um dos melhores museus de arte da Europa!

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Andorra

Mais Artigos sobre Guias de Museus

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top