Andorra-a-Velha (em catalão, Andorra la Vella) é a capital do Principado de Andorra (em catalão, Principat d’Andorra), um microestado situado entre França e Espanha, mesmo no coração dos Pirenéus. Devido à sua localização a 1023 metros de altitude, a cidade é conhecida como “a capital mais alta da Europa”.
Curiosamente, o nome “la Vella” quer dizer “a Vila” e não “a Velha”, tendo sido acrescentado para distinguir a cidade do país homónimo, bem como para reforçar o facto de ser a sua capital. Neste roteiro de Andorra-a-Velha, vais descobrir atrações turísticas e atividades culturais, incluindo as melhores coisas para fazer em Andorra-a-Velha!
Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Andorra-A-Velha: O Roteiro De Andorra-A-Velha Perfeito? Continua a ler!
Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.
Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!
Breve História de Andorra-a-Velha
Reza a lenda que Andorra foi fundada pelo imperador romano Carlos Magno no ano de 805 d.C.. Mas os documentos escritos sugerem que, em meados do século IX, as freguesias de Andorra pertenciam ao Condado de Urgel (um dos condados históricos da Catalunha).
Quer acredites em lendas populares ou em referências históricas, a verdade é que o território andorrano foi bastante disputado durante grande parte da Idade Média – motivo pelo qual existem tantas fortalezas, torres e igrejas desse período (sobretudo em estilo românico).
A mais importante destas lutas de domínio e poder foi travada entre os Bispos de Urgel e os Condes de Foix, a partir do século XIII. No entanto, as duas partes assinaram um acordo de paz a 8 de setembro de 1278 – o “Pariatge d’Andorra” – que está na génese do país enquanto coprincipado e de Andorra-a-Velha como sua capital.
Nem toda a gente sabe mas, ainda hoje, Andorra é governada por dois copríncipes: o Bispo de Urgel e o Presidente da República Francesa!
Visitar Andorra-a-Velha
Sabias que podes visitar Andorra-a-Velha numa day trip desde Barcelona? Embora a viagem de autocarro dure entre 3 e 4 horas, a ligação é direta e as paisagens são deslumbrantes! E se chegares a Andorra-a-Velha relativamente cedo, ainda tens tempo para explorar a área de Les Escaldes, na freguesia vizinha de Escaldes-Engordany!
Roteiro de Andorra-a-Velha
“7 Poetes”
Este roteiro de Andorra-a-Velha começa na Plaça Lidia Armengol (também chamada de Plaça dels 7 Poetes), uma praça a cerca de 250 metros da Estació Nacional d’Autobusos de Andorra. É aqui que podes admirar “7 Poetas” (em catalão, “7 Poetes”), um conjunto escultórico criado pelo conceituado artista catalão Jaume Plensa.
Inspiradas pelos estilitas do Império Bizantino, estas sete figuras humanas são, ao mesmo tempo, uma homenagem às sete freguesias ou “Paróquias de Andorra” (em catalão, Parròquies d’Andorra): Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Andorra la Vella, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany!
Casa de la Vall
A Casa do Vale (em catalão, Casa de la Vall) é um dos edifícios mais importantes da arquitetura civil andorrana e um dos monumentos mais simbólicos e caraterísticos do Principado. Construída em 1580, esta antiga casa senhorial serviu de residência à família Busquets até 1702 – ano em que se tornou a sede do Conselho Geral de Andorra.
Em 2011 e depois de mais de três séculos, o Parlamento de Andorra mudou-se para um novo edifício e a Casa do Vale abriu ao público como um museu de história. Ainda assim, esta propriedade histórica continua a acolher os eventos mais protocolares do pequeno país europeu!
Lê o meu guia completo sobre a Casa do Vale, uma atração turística imperdível em qualquer roteiro de Andorra-a-Velha!
Església de Sant Esteve
A próxima paragem neste roteiro de Andorra-a-Velha, é provavelmente, a atração turística mais famosa da cidade. Estou a falar da Igreja de Santo Estevão (em catalão, Església de Sant Esteve), localizada na Plaça del Príncep Benlloch e que aparece na maioria dos postais de Andorra-a-Velha!
Construída no século XII, esta igreja em estilo românico foi ampliada e modificada em diferentes ocasiões. Uma das alterações mais notáveis aconteceu cerca de um século depois e culminou na abside semicircular românica, decorada ao estilo lombardo e considerada a maior do país. A última intervenção mais importante foi realizada nos anos 1940, pelo arquiteto Josep Puig i Cadalfach (um dos expoentes máximos do Modernismo Catalão)!
Depois de entrares na Igreja de Santo Estevão para contemplar elementos como os dois retábulos barrocos ou a viga de madeira policromada românica sugiro que te dirijas à Rambla Molines, a pequena rua elevada que dá acesso à Plaça del Poble (o melhor miradouro de Andorra-a-Velha)! Daqui terás vistas privilegiadas para o templo católico e oportunidades únicas para fotografias panorâmicas da paisagem montanhosa circundante.
Pyrénées Andorra
Apesar de ter menos de 20 mil habitantes, a cidade de Andorra-a-Velha recebe mais de 10 milhões de turistas. E não é segredo que uma grande parte vai para as estâncias de esqui, pois Andorra é um dos melhores destinos de Inverno da Europa.
Contudo, muitos também visitam Andorra-a-Velha para fazer compras. Afinal, as marcas internacionais estão isentas de impostos em Andorra!
Como o turismo e o comércio são as principais atividades económicas de Andorra, é natural que encontres dezenas de lojas de roupa, calçado, maquilhagem, perfumes, joalharia, tecnologia, decoração, etc.. As mais conhecidas estão concentradas na Avinguda Meritxell, em especial nos grandes centros comerciais como o Pyrènèes Andorra!
“La Noblesse du Temps”
Andorra-a-Velha é uma capital muito pequena – quando comparada com outras capitais da Europa – mas conta com um número impressionante de esculturas, pinturas murais e instalações de arte contemporânea, espalhadas por diferentes pontos turísticos da cidade.
Além dos “7 Poetes”, a escultura mais famosa de Andorra-a-Velha é “La Noblesse du Temps” (ou “A Nobreza do Tempo”, em português), criada pelo artista surrealista catalão Salvador Dalí em 1977.
Esta obra monumental de bronze simboliza a passagem do tempo e o domínio deste sobre a humanidade. Depois de ter sido cedida ao Governo de Andorra em 1999, “A Nobreza do Tempo” foi colocada na Plaça de la Rotonda em 2010, onde agora tem residência permanente.
Pont de París
A Ponte de Paris (em catalão, Pont de París) é uma ponte suspensa, que passa por cima do rio Valira e liga a Avinguda Doctor Mitjavila com à Avinguda Consell d’Europa.
Projetada no ano 2005 pelos engenheiros-civis espanhóis Leonardo Fernández Troyano e Guillermo Ayuso Calle, a Ponte de Paris é uma obra vanguardista com um ramal em linha reta (com 45 metros) e outro semicircular (com 27 metros).
Outros detalhes arquitetónicos que destacam nesta construção moderna são as duas estruturas triangulares, coroadas por duas esferas de aço com 2,20 metros de diâmetro.
Aproveita a tua paragem na Plaça de la Rotonda para também fotografares as letras de Andorra-a-Velha na Ponte de Paris, que se iluminam à noite!
Avinguda Meritxell
A Avenida Meritxell (em catalão, Avinguda Meritxell) é a principal avenida da capital andorrana e já foi mencionada neste roteiro de Andorra-a-Velha. Nomeada em honra da Virgem de Meritxell (a padroeira de Andorra), a Avenida Meritxell acolhe um vasto número de hotéis, lojas, restaurantes, bancos, farmácias e supermercados.
Com pouco mais de 1 km de extensão, a Avenida de Meritxell começa na Plaça Rebés (junto ao centro histórico de Andorra-a-Velha) e termina na Avinguda de Carlemany – esta última já situada na freguesia de Escaldes-Engordany. Os últimos 400 metros, entre a Plaça de la Rotonda e a Carrer de la Unió, são uma zona exclusiva a pedestres.
Parc Central
O último ponto de interesse neste roteiro de Andorra-a-Velha é o Parque Central (em catalão, Parc Central), o parque verde da cidade. Eu escolhi deixá-lo para o fim para este “1 Dia em Andorra-a-Velha”, porque fica a apenas 300 metros da Estação Nacional de Autocarros de Andorra!
Desenvolvido na margem sul do rio Valira, o Parque Central de Andorra-a-Velha tem um lago artificial com patos, um grande parque infantil e um restaurante-bar chamado La Petite Fôret, assim como uma série de trilhos perfeitos para fazer caminhadas e corridas.
Mapa do Roteiro de Andorra-a-Velha
Partilha este artigo nas tuas redes sociais!
Mais Artigos sobre Andorra
1 Dia Em Escaldes-Engordany: O Roteiro De Escaldes-Engordany Perfeito
Casa Do Vale: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024
Museu Carmen Thyssen Andorra: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024
Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem
1 Dia Em Marzamemi: O Roteiro De Marzamemi Perfeito
1 Dia Em Noto: O Roteiro De Noto Perfeito
1 Dia Em Penafiel: O Roteiro De Penafiel Perfeito
Onde Faço As Minhas Reservas?
- Hotéis e Alojamento: Booking.com
- Passeios e Atividades: GetYourGuide
Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
- Corpo da Câmara: Fujifilm X-T4 Mirrorless
- Lente da Câmara: Fujinon XF 18-55 mm F2.8-4 R LM OIS
- Tripé: Manfrotto Compact Action
- Tripé Pequeno: Manfrotto PIXI Mini
- Adaptador para Smartphone: Manfrotto PIXI Clamp
- Cartão de Memória: SanDisk 128GB Extreme PRO SDXC