O Museu Mucha (em checo, Muchovo Muzeum) é um museu de arte localizado na Cidade Nova (em checo, Nové Město), um dos bairros históricos da cidade de Praga. Aliás, o próprio museu está instalado no Palácio Kaunicky (em checo, Kaunický Palác), um edifício barroco do século XVIII!
Inaugurado no dia 13 de fevereiro de 1998, o Museu Mucha é o único museu do mundo inteiramente dedicado à vida e obra do artista checo Alphonse Mucha (ou Alfons Maria Mucha), um dos principais expoentes do estilo Art Nouveau!
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Breve História do Museu Mucha
Como referi na introdução, o Museu Mucha abriu ao público no final dos anos 1990. Com cerca de cinquenta obras de arte em exposição, podes admirar cartazes, pinturas a óleo, desenhos, pastéis, fotografias e outros objetos pessoais que pertenceram a Alphonse Mucha.
Apesar de abordar a vida e obra do artista checo de uma forma geral, o Museu Mucha foca-se sobretudo no seu período parisiense, entre 1887 e 1904. Desta altura, destaca-se o conjunto de cartazes que Alphonse Mucha realizou para a atriz francesa Sarah Bernhardt.
O Museu Mucha integra também uma visão geral do seu ateliê de trabalho, com peças que adornavam a casa da família Mucha em Praga, assim como um documentário de meia-hora sobre a sua vida e obra. Nos dias de hoje, o acervo principal do museu divide-se em sete secções distintas:
- Painéis Decorativos (em checo, Dekorativiní Panó)
- Cartazes Parisienses (em checo, Pařížské Plakáty)
- Documentos Decorativos (em checo, Dekorativní Dokumenty)
- Cartazes Checos (em checo, České Plakáty)
- Pinturas (em checo, Malby)
- Desenhos e Pastéis (checo, Kresby a Pastely)
- Ateliê (em checo, Ateliér)
Como Chegar ao Museu Mucha
O Museu Mucha fica no número 7 da Panská Ulice, uma rua com edifícios de interesse cultural e embaixadas sul-americanas. Daqui, estás perto de outros pontos de interesse, como a Torre da Pólvora (a 500 metros), a Praça Venceslau (a 500 metros), a Casa Municipal (a 650 metros) e o Museu Nacional de Praga (a 750 metros).
Devido à sua excelente localização no bairro da Cidade Nova de Praga, o Museu Mucha é servido por vários tipos de transportes públicos: metro (linha A, estação Můstek) e elétrico (linhas 2, 3, 5, 6, 9, 14, 24, 91, 92, 94, 95,96 ou 98, paragem Jindřišská).
Horários de Abertura & Preços de Bilhetes
O Museu Mucha está aberto todos os dias, das 10:00 às 18:00!
No que diz respeito a bilhetes, estes custam 350 CZK (tarifa normal) ou 280 CZK (tarifa reduzida), sendo que existe ainda um bilhete de família (2 adultos e 2 crianças) a 950 CZK. Mas podes consultar todas as informações práticas no site oficial do Museu Mucha!
O Que Ver no Museu Mucha
“Čtyři Umění”
“As Quatro Artes” (em checo, “Čtyři Umění”) é um conjunto de quatro painéis decorativos, que Alphonse Mucha criou em 1898. Nesta fase da carreira, o artista executou outros ciclos, como “As Quatro Estações” (em checo, “Čtyři Roční Období”) em 1996, “As Quatro Flores” (em checo, “Čtyři Květiny”) em 1898 e “As Quatro Horas do Dia” (em checo, “Čtyři Denní Doby”) em 1899.
Ao contrário do habitual, Alphonse Mucha não acrescentou plumas, instrumentos musicais ou outros elementos usuais a “As Quatro Artes”. Aqui, as quatro musas são glorificadas como mulheres belas e elegantes, estilizadas com motivos vegetais simples e associadas a diferentes momentos do dia: manhã (“Dança”), meio-dia (“Pintura”), tarde (“Poesia”) e noite (“Música”).
“Čtyři Květiny”
“As Quatro Flores” (em checo, “Čtyři Květiny”) é outro conjunto de quatro painéis decorativos, que Alphonse Mucha produziu em 1898. Curiosamente, as aguarelas de duas das flores – “Cravo” e “Íris” – já tinham sido apresentadas no ano anterior, numa exposição do Salon des Cents em Paris.
Embora menos célebre que “As Quatro Artes”, “As Quatro Flores” demonstram o talento de Alphonse Mucha para representar as caraterísticas singulares de cada uma das flores. As outras duas flores homenageadas neste ciclo naturalista são “Rosa” e “Lírio”.
“Gismonda”
“Gismonda” é o cartaz que catapultou Alphonse Mucha para a fama e sucesso. A sua origem remonta a dezembro de 1894, quando o artista checo substituía um amigo na gráfica de Alfred Lemercier e este último recebeu um pedido urgente de Sarah Bernhard, a diretora do Théâtre de la Renaissance.
Como nenhum artista habitual de Alfred Lemercier estava disponível, o impressor recorreu a Alphonse Mucha. “Gismonda” foi um cartaz tão revolucionário com a sua forma longa e estreita e as suas cores pastéis suaves, que a gráfica teve de espalhar mais de 4 mil exemplares por Paris!
“Hamlet”
“Hamlet” foi o último cartaz que Alphonse Mucha fez para Sarah Bernhardt. Datada de 1899, esta litografia colorida apresenta não só Hamlet, como o fantasma do seu pai assassinado em segundo plano e a figura de Ofélia afogada, que jaz a seus pés numa cama de flores.
Sarah Bernhardt estrelou Hamlet na obra homónima de William Shakespeare – cujo nome oficial é “A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca” (em inglês, “The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke”) – numa versão francesa traduzida pelo dramaturgo Eugène Morand e o escritor Marcel Schwob.
“Job”
“Job” é um de dois cartazes promocionais que Alphonse Mucha imaginou para as mortalhas de cigarro JOB, uma marca popular de papel para cigarros francesa que existe ainda hoje em dia. Este em específico é de 1898 e o maior e mais recente dos dois.
Ambos os cartazes “Job” de Alphonse Mucha exibem uma mulher com cabelos notavelmente longos e abundantes. A jovem segura um cigarro, cujo fumo se prolonga à volta da sua cabeça. Por último, no topo da obra, é bem vísivel o nome da marca de mortalhas de cigarro JOB.
“Zvěrokruh”
“Zodíaco” (em checo, “Zvěrokruh”) é uma das obras mais populares de Alphonse Mucha, sendo até a imagem usada no bilhete de entrada do Museu Mucha. Originalmente planeado como um calendário da gráfica de Ferdinand Champenois em 1897, acabou por tornar-se um calendário da revista La Plume.
A revista literária e artística francesa La Plume era uma das mais influentes na cidade de Paris durante o perído da Belle Époque. Quando o seu editor-chefe comprou os direitos de distribuição de “Zodíaco”, Alphonse Mucha começou igualmente a dedicar-se ao design das capas da revista.
“Pěvecké sdružení učitelů moravských”
“Coro de Professores da Morávia” (em checo, “Pěvecké sdružení učitelů moravských”) é um cartaz de 1911, centrado numa jovem vestida com um traje folclórico da cidade de Kyjov, na região da Morávia do Sul (em checo, Jihomoravský kraj). Se reparares, a sua pose lembra “Música”, em “As Quatro Artes”!
O Coro dos Professores da Morávia era um grupo coral, que fez inúmeras digressões não só pelas chamadas Terras Checas (Boémia, Morávia e Silésia), mas também pela Europa e Estados Unidos. O seu repertório incluía música clássica, popular e folclórica.
“Princezna Hyacinta”
“Princesa Jacinta” (em checo, “Princezna Hyacinta”) é um cartaz idealizado por Alphonse Mucha, para promover o ballet-pantomima com o mesmo nome. A efígie central é a renomada atriz de cinema e teatro checoslovaca Andula Sedláčková.
“Princesa Jacinta” estreou em 1911 no Teatro Nacional (em checo, Národní Divadlo), na cidade de Praga. Com música de Oskar Nedbal e libreto de Ladislav Novák, o enredo foca-se na filha de um ferreiro que é sequestrada por um feiticeiro.
“Výstava Slovanské Epopeje”
“Exposição da Epopeia Eslava” (em checo, “Výstava Slovanské Epopeje”) é um cartaz promocional das primeiras exposições de “A Epopeia Eslava” (em checo, “Slovanská Epopej”) em 1929. A modelo é a sua própria filha Jaroslava, enquanto que o vulto ao fundo é o deus da abundância e da guerra Svetovit.
Pintado entre 1910 e 1928, “A Epopeia Eslava” é um ciclo de vinte grandes telas sobre a história e mitologia dos checos e de outros povos eslavos. Atualmente, “A Epopeia Eslava” é vista como a grande obra-prima de Alphonse Mucha.
“Hvězda”
“Estrela” (em checo, “Hvězda”) é uma pintura a óleo de 1923, para a qual Alphonse Mucha concebeu quatro estudos preparatórios. O quadro é igualmente conhecido como “Mulher no Deserto” (em checo, “Žena v Divočině”), “Noite de Inverno” (em checo, “Zimní Noc”) e “Sibéria” (em checo, “Sibiř”).
“Estrela” retrata uma camponesa russa, que espera a sua morte causada pela Guerra Civil (1918-1922). O artista visitou várias vezes o país antes de pintar “A Abolição da Servidão na Rússia: O Trabalho em Liberdade é a Fundação do Estado” (em checo, “Zrušení Nevolnictví na Rusi: Svobodná Práce – Osnova Národů”), uma das vinte telas de “A Epopeia Eslava”.
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Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
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