1 Dia Em Escaldes-Engordany: O Roteiro De Escaldes-Engordany Perfeito

Escaldes-Engordany (ou les Escaldes i Engordany) é uma cidade e uma das sete freguesias do Principado de Andorra (em catalão, Principat d’Andorra), um microestado situado entre França e Espanha, mesmo no coração dos Pirenéus. Já agora, as outras seis chamam-se Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Andorra la Vella e Sant Julià de Lòria.

A cidade resulta da união entre dois antigos núcleos urbanos em 1726: Les Escaldes e Engordany. Por outro lado, a freguesia homónima só foi fundada a 14 de junho de 1978. Neste roteiro de Escaldes-Engordany, vais descobrir atrações turísticas e atividades culturais, incluindo as melhores coisas para fazer em Escaldes-Engordany!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Escaldes-Engordany: O Roteiro De Escaldes-Engordany Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Escaldes-Engordany
Roteiro de Escaldes-Engordany

Breve História de Escaldes-Engordany

Como referi na introdução, a cidade de Escaldes-Engordany já esteve dividida em duas (daí o nome). Tanto quanto se sabe, a primeira das duas áreas a ser habitada foi Engordany, por volta dos séculos II-I a.C.. E, desde essa altura, este núcleo urbano ficou associado ao trabalho agrícola e pecuário.

Em contrapartida, não há muitas referências a Les Escaldes até ao período medieval. Mas é muito curioso observar que, esta segunda cidade, aproveitou a existência de águas termais para atrair fabricantes de lã – o que culminou no estabelecimento de uma indústria têxtil rudimentar, por volta dos séculos XVI e XVII!

“La Puntaire”

Hoje em dia, a zona de Engordany é maioritariamente residencial. Enquanto isso, Les Escaldes transformou as águas termais numa verdadeira atração turística, inaugurando diversos hotéis e spas. Além disso, Les Escaldes é uma das principais zonas de Andorra dedicadas ao comércio, à semelhança da capital Andorra la Vella!

Visitar Escaldes-Engordany

Sabias que podes visitar Escaldes-Engordany numa day trip desde Barcelona? Embora a viagem de autocarro dure entre 3 e 4 horas, a ligação é direta e as paisagens são deslumbrantes! E se chegares a Escaldes-Engordany relativamente cedo, ainda tens tempo para explorar Andorra-a-Velha (tanto a cidade como a freguesia)!

Roteiro de Escaldes-Engordany

“Calidea i la Dama del Gel”

Este roteiro de Escaldes-Engordany começa na Rotonda del Túnel del Pont Pla, que separa não só a Avinguda Consell d’Europa da Avinguda Esteve Albert, mas também divide a freguesia de Andorra-a-Velha da freguesia de Escaldes-Engordany.

É aqui que podes admirar “Calideia e a Dama do Gelo” (em catalão, “Calidea i la Dama del Gel”), uma escultura inspirada nas lendas e mitos sobre a água.

A figura de Calideia foi criada pelo artista Àngel Calvente, ao mesmo tempo que a Dama do Gelo (uma estátua equestre de uma sílfide montada a cavalo) é uma obra do também artista Philip Lavaill.

Ambos os elementos estão ligados por uma fonte, cuja água congela nos meses mais frios do ano, “petrificando” o conjunto escultórico!

Centro Termolúdico Caldea

O Centro Termolúdico Caldea (em catalão, Centre Termolúdic Caldea), popularmente conhecido como Caldea, é uma estância termal, que abriu ao público a 26 de março de 1994. Com uma série de lagoas termais, jacuzzis, saunas, banhos turcos, solários, terraços e espaços exclusivos para adultos ou crianças, a Caldea é o local ideal para relaxar!

O edifício da Caldea foi projetado pelo arquiteto francês Jean-Michel Ruols e possui uma torre de vidro com 80 metros de altura, o que faz dele o edifício mais alto de Andorra. Nos dias que correm, é também considerado a maior estância termal da Europa do Sul, com quase 45 mil m2 de área total!

Consulta todos os tipos de ingressos no site oficial do Centre Termolúdic Caldea!

Avinguda Carlemany

A Avenida Carlos Magno (em catalão, Avinguda Carlemany) é a segunda avenida mais importante de Andorra – depois da Avenida Meritxell (em catalão, Avinguda Meritxell), na cidade e freguesia vizinha de Andorra-a-Velha – pelo que não podia faltar neste roteiro de Escaldes-Engordany!

Com cerca de 500 metros de extensão, a Avenida Carlos Magno foi nomeada em honra do antigo imperador romano (e suposto fundador de Andorra, de acordo com a lenda) e acolhe um vasto número de hotéis, lojas, restaurantes, bancos, farmácias e supermercados.

Plaça Coprínceps

Tal como o nome indica, a Praça Copríncipes (em catalão, Plaça Coprínceps) homenageia os dois Copríncipes (ou Chefes de Estado) do Principado de Andorra. Por acaso sabes quem são? O Bispo de Urgel e o Presidente da República Francesa!

Por estar situada (mais ou menos) a meio da Avenida Carlos Magno, esta praça é bastante turística e encontra-se rodeada por diversos cafés, restaurantes, bares, lojas e hotéis.

Ainda assim, eu acho que a grande atração da Praça Copríncipes é mesmo uma obra em aço apelidada “O Olhar Eterno” (em catalão, “La Mirada Eterna”), do escultor Jordi Diez Fernandez.

Como já deves ter percebido, este roteiro de Escaldes-Engordany inclui muitas esculturas contemporâneas!

Centre d’Art d’Escaldes-Engordany (CAEE)

O Centro de Arte de Escaldes-Engordany (em catalão, Centre d’Art d’Escaldes-Engordany) está instalado num dos edifícios históricos mais emblemáticos desta cidade e freguesia. Construído pelos monges de Monserrat entre 1932 e 1934, contou com a supervisão do arquiteto catalão Celestí Gusí.

Antes de acolher o Centro de Arte de Escaldes-Engordany, este local foi o parque de estacionamento do Hostal Valira (atual sede do Museu Carmen Thyssen Andorra), uma escola e o Cine Valira, o primeiro cinema do país. Atualmente, é um espaço cultural onde podes admirar coleções permanentes e exposições temporárias.

Esglèsia de Sant Pere Màrtir

A Igreja de São Pedro Mártir (em catalão, Esglèsia de Sant Pere Màrtir) é uma das igrejas mais bonitas de Andorra e, portanto, é uma paragem obrigatória neste roteiro de Escaldes-Engordany!

A sua construção teve duas fases: uma entre 1952 e 1956, segundo um desenho do arquiteto Josep Danés; e uma reforma e expansão, levadas a cabo pelo arquiteto Jordi Bonet entre 1978 e 1981.

Este templo religioso é composto por uma nave central e dois corredores laterais, além de uma abside semicircular e de um alpendre com arcos.

Nos elementos decorativos, predomina o estilo neorromânico. E o mural “Les Benaurances” (ou “As Bem-Aventuranças”) que vês na fachada foi criado pelo escultor Sergi Mas Balaguer.

Museu Carmen Thyssen Andorra

O Museu Carmen Thyssen Andorra pertence a uma das coleções privadas mais importantes do mundo: a Coleção Carmen Thyssen-Bornemisza. Localizado na movimentada Avenida Carlemany, apresenta maioritariamente pinturas dos séculos XIX e XX.

Inaugurado em 2017, o Museu Carmen Thyssen Andorra tornou-se rapidamente um dos museus mais visitados em Andorra, muito devido às suas exposições temporárias, que são renovadas todos os anos. Desta forma, os turistas têm uma oportunidade de conhecer obras de arte novas a cada visita!

Lê o meu guia completo sobre o Museu Carmen Thyssen Andorra, uma atração turística imperdível em qualquer roteiro de Escaldes-Engordany!

Mapa do Roteiro de Escaldes-Engordany

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Andorra

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top