27 Melhores Castelos Da Europa (Que Deves Visitar Este Ano)

Estás à procura dos melhores castelos da Europa para visitar? Então estás no sítio certo, porque esta lista reúne os vinte e sete melhores castelos europeus, que deves ver pelo menos uma vez na vida. Espalhados pelas cidades e países mais turísticos da Europa, estes castelos e fortalezas vão certamente impressionar qualquer um!

A Europa é um continente com um passado arquitetónico, histórico e cultural inigualável. E estes castelos mais bonitos da Europa são perfeitos para amantes de arquitetura, aficionados de história e viajantes culturais. De fortalezas medievais a obras-primas românticas, descobre alguns dos castelos mais famosos da Europa!

Por isso, queres saber mais sobre os 27 Melhores Castelos Da Europa (Que Deves Visitar Este Ano)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Castelos da Europa
Melhores Castelos da Europa

Melhores Castelos da Europa

1. Castelo de Neuschwanstein (Schwangau, Alemanha)

O Castelo de Neuschwanstein (em alemão, Schloss Neuschwanstein) é um castelo em estilo neorromânico e neogótico localizado na aldeia de Schwangau, na Alemanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Neuschwanstein ser o castelo mais visitado da Alemanha!

A Alemanha é um dos países com os castelos mais impressionantes e o Castelo de Neuschwanstein é um dos castelos mais famosos alguma vez construídos. Aliás, o Castelo de Neuschwanstein é considerado um dos castelos mais bonitos não só da Europa, mas também do mundo. Já para não falar que é a localização real do Castelo da Bela Adormecida e do Castelo da Cinderela (tanto nos filmes homónimos, como nos parques Disney)!

2. Castelo de Bran (Roménia)

O Castelo de Bran (em romeno, Castelul Bran) é um castelo em estilo neogótico situado na aldeia de Bran, na Roménia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Bran ser o castelo mais visitado da Roménia. E porquê? Porque era a residência do Conde Drácula, o mítico protagonista do romance “Drácula” (1897) de Bram Stoker!

Igualmente chamado de “Castelo do Drácula”, o Castelo de Bran é frequentemente associado a Vlad Țepeș ou Vlad III, Príncipe da Valáquia – mais conhecido por Vlad, o Empalador ou Vlad Drácula, e a verdadeira inspiração histórica para o vampiro mais famoso do mundo! Será que isso significa que o Castelo de Bran está assombrado…?

3. Alcácer de Segóvia (Espanha)

O Alcácer de Segóvia (em espanhol, Alcázar de Segóvia) é um castelo em estilo gótico e renascentista herreriano localizado na cidade de Segóvia, em Espanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Alcácer de Segóvia ser o castelo mais visitado de Espanha!

Sabias que o Alcácer de Segóvia é Património Mundial? O monumento foi acrescentado à tão conceituada lista da UNESCO em 1985, numa inscrição designada de “Cidade Velha de Segóvia e seu Aqueduto”. Outra curiosidade sobre um dos melhores castelos medievais da Europa é que o Alcácer de Segóvia serviu de modelo a Walt Disney, quando ele estava a desenhar o Castelo da Branca de Neve para o filme “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937)!

4. Castelo de Chambord (França)

O Castelo de Chambord (em francês, Château de Chambord) é um castelo em estilo renascentista francês e renascentista clássico situado na vila de Chambord, em França. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Chambord ser o maior castelo do Vale do Loire!

França é um dos países com mais castelos – tem cerca de 45 mil “châteaux” (incluindo fortalezas, palácios e mansões) – e muitos ficam no Vale do Loire, que é Património Mundial da UNESCO desde 2000. O Castelo de Chambord é um deles e outro dos castelos mais famosos já construídos. Também considerado um dos castelos mais bonitos do mundo, o Castelo de Chambord inspirou o Castelo da Bela e o Monstro, no filme com o mesmo nome!

5. Castelo de Hohenzollern (Hechingen, Alemanha)

O Castelo de Hohenzollern (em alemão, Burg Hohenzollern) é um castelo em estilo neogótico localizado na vila de Hechingen, na Alemanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Hohenzollern ser a residência oficial da Casa de Hohenzollern!

A Casa de Hohenzollern é uma das mais importantes famílias nobres europeias e ainda uma das mais antigas, já que a sua fundação remonta a meados do século XI. Ao longo de quase um milénio de história, a influente dinastia alemã foi responsável por governar o Reino da Prússia (entre 1701 e 1918) e o Império Alemão (entre 1871 e 1918)!

6. Castelo de Chenonceau (França)

O Castelo de Chenonceau (em francês, Château de Chenonceau) é um castelo em estilo gótico e renascentista situado na aldeia de Chenonceaux, em França. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Chenonceau ser o castelo mais visitado de França!

Instalado no turístico Vale do Loire, o Castelo de Chenonceau é um dos castelos mais bonitos da Europa e é popularmente apelidado de “Castelo das Damas” (em francês, Château des Dames), pois teve várias mulheres nobres como suas gestoras. Entre elas, destacam-se sete: Katherine Briçonnet, Diane de Poitiers, Catarina de Médici, Luísa de Lorena-Vaudémont, Gabrielle d’Estrées, Louise Dupin e Marguerite Pelouze!

7. Castelo de Chillon (Veytaux, Suíça)

O Castelo de Chillon (em francês, Château de Chillon) é um castelo em estilo românico localizado na aldeia de Veytaux, na Suíça. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Chillon ser o castelo mais visitado da Suíça!

Se és fã do filme “A Pequena Sereia” (1989), já deves ter reparado que o Castelo do Príncipe Eric foi baseado no Castelo de Chillon, tantas são as semelhanças entre os dois. Mas o Castelo de Chillon já era a musa inspiradora de muitos escritores e poetas no século XVIII. Alguns deles foram Jean-Jacques Rousseau, Johann Wolfgang von Goethe, Lord Byron, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Gustave Flaubert e Ernest Hemingway!

8. Castelo de Hohenwerfen (Werfen, Áustria)

O Castelo de Hohenwerfen (em alemão, Festung Hohenwerfen) é um castelo em estilo românico e gótico situado na vila de Werfen, na Áustria. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Hohenwerfen ser o castelo mais visitado da Áustria!

Empoleirado num precipício com mais de 600 metros de altura, o Castelo de Hohenwerfen tem vistas panorâmicas deslumbrantes para a vila de Werfen, o Vale de Salzach, os Alpes de Berchtesgaden e as Montanhas Tennen. Se seguires o rio Salzach durante cerca de 40 km até à cidade de Salzburgo, podes ainda visitar a Fortaleza de Hohensalzburg (em alemão, Festung Hohensalzburg), um dos maiores castelos medievais da Europa!

9. Castelo de Edimburgo (Escócia, Reino Unido)

O Castelo de Edimburgo (em inglês, Edinburgh Castle; em gaélico escocês, Caisteal Dhùn Èideann) é um castelo em estilo gótico e neogótico baronial escocês localizado na cidade de Edimburgo, a capital da Escócia, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Edimburgo ser o maior e mais visitado castelo da Escócia!

Visível de diversos pontos da capital escocesa, que é Património Mundial da UNESCO desde 1995, o Castelo de Edimburgo ergue-se no topo do monumental Rochedo do Castelo (em inglês, Castle Rock; e em gaélico escocês, Creag a’ Chaisteil). E nem toda a gente sabe, mas o Rochedo do Castelo é, na prática, uma agulha vulcânica (igualmente chamada de neck vulcânico ou neck de lava)!

10. Castelo de Bodiam (Inglaterra, Reino Unido)

O Castelo de Bodiam (em inglês, Bodiam Castle) é um castelo em estilo gótico situado na aldeia de Bodiam, em Inglaterra, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Bodiam ser um dos castelos mais pitorescos de Inglaterra!

Apesar do Castelo de Bodiam estar em ruínas nos dias que correm, isso não afasta as centenas de milhares de visitantes, que aqui se deslocam todos os anos. Até porque estas ruínas estão rodeadas por um poço medieval e uma paisagem campestre de cortar a respiração, o que faz do Castelo de Bodiam um dos castelos abandonados mais procurados em Inglaterra!

11. Castelo de Corvin (Hunedoara, Roménia)

O Castelo de Corvin (em romeno, Castelul Corvinilor) é um castelo em estilo gótico e renascentista localizado na cidade de Hunedoara, na Roménia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Corvin ser o maior castelo da Roménia!

Também denominado de Castelo de Hunyadi ou Castelo de Hunedoara (em romeno, Castelul Huniazilor ou Castelul Hunedoarei), o Castelo de Corvin é, na minha opinião, um dos castelos mais bonitos da Europa. E há quem diga que Vlad, o Empalador esteve aqui preso durante vários anos!

12. Castelo de Eilean Donan (Dornie, Escócia)

O Castelo de Eilean Donan (em inglês, Eilean Donan Castle; e em gaélico escocês, Eilean Donnain Chaisteal) é um castelo em estilo gótico e neogótico baronial eduardiano situado na aldeia de Dornie, na Escócia, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Eilean Donan ser um dos castelos mais pitorescos da Escócia!

Eu juro que esta não é uma lista sobre “Castelos da Vida Real Que Inspiraram Filmes da Disney”, mas a verdade é que depois de Aurora (a Bela Adormecida), Cinderela, Branca de Neve, Bela e Ariel (a Pequena Sereia), chegou a vez de Mérida. Sim, o castelo da protagonista do filme “Brave – Indomável” (2012) foi concebido a partir do Castelo de Eilean Donan e do Castelo de Dunnottar!

13. Castelo de Leeds (Broomfield, Inglaterra, Reino Unido)

O Castelo de Leeds (em inglês, Leeds Castle) é um castelo em estilo românico normando localizado na aldeia de Broomfield, em Inglaterra, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Leeds ter sido propriedade do rei Henrique VIII!

O rei Henrique VIII era membro da renomada Casa de Tudor e destacou-se como o fundador da Igreja Anglicana – ainda que, hoje em dia, seja mais conhecido pelos seus seis casamentos com Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr!

14. Castelo de Peleș (Sinaia, Roménia)

O Castelo de Peleș (em romeno, Castelul Peleș) é um castelo em estilo neogótico e neorrenascentista situado na cidade de Sinaia, na Roménia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Peleș ter sido o primeiro castelo do mundo a ter eletricidade!

O Castelo de Peleș é um dos edifícios mais recentes desta lista de melhores castelos da Europa, visto que só foi concluído em 1914. Construído para servir de residência de Verão da Casa de Hohenzollern-Sigmaringen (atualmente, Casa da Roménia), ainda hoje é propriedade da Família Real Romena!

15. Castelo de Warwick (Inglaterra, Reino Unido)

O Castelo de Warwick (em inglês, Warwick Castle) é um castelo em estilo gótico e neogótico localizado na cidade de Warwick, em Inglaterra, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Warwick acolher a maior arma de cerco do mundo: um Trabuco chamado Ursa!

Fundado no ano de 1068, o Castelo de Warwick é um dos castelos mais antigos não só da Europa, como também do mundo. E mesmo com quase um milénio de existência, o Castelo de Warwick é ainda um dos castelos mais bem preservados de Inglaterra e do Reino Unido!

16. Castelo de Windsor (Inglaterra, Reino Unido)

O Castelo de Windsor (em inglês, Windsor Castle) é um castelo em estilo gótico, neoclássico georgiano e revivalismo vitoriano situado na cidade de Windsor, em Inglaterra, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Windsor ser uma das residências oficiais da Família Real Britânica!

Como seria de esperar, o Castelo de Windsor detém recordes impressionantes. Por exemplo, sabias que o Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo habitado do mundo? Ou que é o castelo com mais divisões (à volta de de 1000)?!

17. Castelo de Conwy (País de Gales, Reino Unido)

O Castelo de Conwy (em inglês, Conway Castle; e em galês, Castell Conwy) é um castelo em estilo românico normando localizado na cidade de Conwy, no País de Gales, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Conwy ser um dos castelos mais pitorescos do País de Gales!

O Castelo e as Muralhas da Cidade de Conwy foram classificadas como Património Mundial da UNESCO em 1986, numa inscrição conjunta com o Castelo de Harlech, o Castelo de Beaumaris e o Castelo e Muralhas da Cidade de Caernarfon, e que recebeu o nome de “Castelos e Muralhas da Cidade do Rei Eduardo em Gwynedd”!

18. Castelo de Frederiksborg (Hillerød, Dinamarca)

O Castelo de Frederiksborg (em dinamarquês, Frederiksborg Slot) é um castelo em estilo renascentista situado na cidade de Hillerød, na Dinamarca. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Frederiksborg ser o maior e mais visitado castelo da Dinamarca, assim como o maior castelo renascentista da Escandinávia!

Projetado como uma residência sumptuosa para o rei Cristiano IV da Dinamarca e da Noruega, o Castelo de Frederiksborg distingue-se dos demais por duas grandes razões: a primeira é porque o complexo palaciano está assente sobre três ilhotas no Slotssøen (ou Lago do Castelo, em português); e a segunda é porque acolhe o Museu de História Nacional da Dinamarca!

19. Castelo de Miramare (Trieste, Itália)

O Castelo de Miramare (em italiano, Castello di Miramare) é um castelo em estilo neogótico localizado na cidade de Trieste, em Itália. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Miramare ser um dos castelos mais pitorescos de Itália!

O Castelo de Miramare foi a morada oficial de Maximiliano de Habsburgo-Lorena, o Arquiduque da Áustria e Imperador do México. Com vistas desafogadas para o Golfo de Trieste, este castelo imaculadamente branco está cercado por um parque repleto de espécies exóticas, que o próprio arquiduque recolheu durante as suas expedições como Comandante-chefe da Marinha Imperial Austríaca!

20. Castelo da Ilha Trakai (Trakai, Lituânia)

O Castelo da Ilha Trakai (em lituano, Trakų Salos Pilis) é um castelo em estilo gótico situado na cidade de Trakai, na Lituânia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo da Ilha Trakai ser um dos castelos mais pitorescos da Lituânia!

O Castelo da Ilha Trakai é um dos castelos insulares mais deslumbrantes da Europa, parecendo saído de um conto de fadas. E durante a existência do Grão-Ducado da Lituânia (ou seja, desde cerca 1236 a 1795), o Castelo da Ilha Trakai foi uma das fortalezas mais importantes e estratégicas!

21. Castelo de Caernarfon (País de Gales, Reino Unido)

O Castelo de Caernarfon (em inglês, Caernarfon Castle; e em galês, Castell Caernarfon) é um castelo em estilo românico normando e barroco eduardiano localizado na cidade de Caernarfon, no País de Gales, Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Caernarfon ser o castelo mais visitado do País de Gales!

O Castelo e as Muralhas da Cidade de Caernarfon foram classificadas como Património Mundial da UNESCO em 1986, numa inscrição conjunta com o Castelo de Harlech, o Castelo de Beaumaris e o Castelo e Muralhas da Cidade de Conwy, e que recebeu o nome de “Castelos e Muralhas da Cidade do Rei Eduardo em Gwynedd”!

22. Castelo de Haar (Haarzuilens, Países Baixos)

O Castelo de Haar (em neerlandês, Kasteel de Haar) é um castelo em estilo neogótico situado na vila de Haarzuilens, nos Países Baixos. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Haar ser o maior e mais visitado castelo dos Países Baixos!

O arquiteto responsável pelo Castelo de Haar foi Petrus Cuypers, o autor de dois outros edifícios icónicos nos Países Baixos: o Rijksmuseum e a estação ferroviária Amsterdam Centraal (ambos em Amesterdão). No entanto, o Castelo de Haar tornou-se um dos melhores castelos da Europa graças às suas festas luxuosas com estrelas do jet-set internacional (como Coco Chanel, Gregory Peck, Maria Callas, Brigitte Bardot ou Yves Saint Laurent)!

23. Castelo de Eltz (Wierschem, Alemanha)

O Castelo de Eltz (em alemão, Burg Eltz) é um castelo em estilo românico, gótico e barroco localizado na vila de Wierschem, na Alemanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Eltz ser um dos castelos mais pitorescos da Alemanha!

Propriedade da Casa de Eltz desde meados do século XII, o Castelo de Eltz continua a ser administrado pela mesma família nobre alemã, que já vai na sua trigésima-quarta geração. Por isso, mais do que um dos melhores castelos da Europa, o Castelo de Eltz é a prova viva de uma dedicação de quase nove séculos pela preservação da história e do património cultural desta região!

24. Castelo de Kilkenny (Irlanda)

O Castelo de Kilkenny (em inglês, Kilkenny Castle; e em gaélico irlandês, Caisleán Chill Chainnigh) é um castelo em estilo românico normando, gótico e neogótico baronial escocês situado na cidade de Kilkenny, na Irlanda. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Kilkenny ser o castelo mais visitado da Irlanda!

De origens medievais, o Castelo de Kilkenny pertenceu a Richard de Clare, o 2° Conde de Pembroke. Como o edifício primitivo era feito de madeira, a fortaleza foi reconstruída e reforçada logo após a conquista normanda da Irlanda, na segunda metade do século XII. Por essa razão, o Castelo de Kilkenny é um dos castelos mais antigos e mais bem preservados do país!

25. Castelo de Moszna (Polónia)

O Castelo de Moszna (em polaco, Pałac w Mosznej) é um castelo em estilo neogótico, neorrenascentista e neobarroco localizado na aldeia de Moszna, na Polónia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Moszna ser um dos castelos mais pitorescos da Polónia!

Se estás especificamente à procura dos melhores castelos da Europa de Leste, podes incluir nos teus planos de viagem o Castelo de Moszna e o Castelo de Malbork (ambos na Polónia) – além do Castelo de Bran, o Castelo de Corvin e o Castelo de Peleș (os três na Roménia). O difícil mesmo é escolher qual destes cinco é o melhor dos melhores castelos da Europa!

26. Castelo de Predjama (Eslovénia)

O Castelo de Predjama (em esloveno, Grad Predjama) é um castelo em estilo renascentista situado na vila de Predjama, na Eslovénia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Predjama ser um dos castelos mais pitorescos da Eslovénia!

O Castelo de Predjama é um monumento diferente de todos os outros desta lista de melhores castelos da Europa, uma vez que parece esculpido diretamente do penhasco onde se encontra. Foi inclusive eleito como o “Maior Castelo de Caverna” pelo Guinness World Records!

27. Castelo de Malbork (Polónia)

O Castelo de Malbork (em polaco, Zamek w Malborku) é um castelo em estilo gótico localizado na cidade de Malbork, na Polónia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores castelos da Europa está o facto do Castelo de Malbork ser o maior castelo gótico do mundo e o maior e mais visitado castelo da Polónia!

O Castelo de Malbork era o maior castelo de tijolo do mundo, à data da sua conclusão em 1406. Declarado Património Mundial da UNESCO em 1997, o nome oficial da sua incrição é “Castelo da Ordem Teutônica em Malbork”. A fortaleza fundada pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos de Santa Maria de Jerusalém tem 143,000 m2 de superfície, o que para muitos lhe concede o título invejável de “Maior Castelo do Mundo”!

Mapa dos Melhores Castelos da Europa

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Europa

Mais Artigos sobre Castelos e Palácios

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top