20 Segredos Do Castelo Da Bela Adormecida Na Disneyland Paris

Erguendo-se majestosamente no final da Main Street, U.S.A., o Castelo da Bela Adormecida (em francês, Château de la Belle au Bois Dormant) é, sem dúvida, a atração central da Disneyland Paris. Afinal, trata-se de um castelo fantasioso, que invoca o imaginário de Walt Disney e dos seus Imagineers.

O Castelo da Bela Adormecida na Disneyland Paris é não só uma porta de entrada para a Fantasyland, mas também o palco do extraordinário espetáculo noturno “Disney Illuminations”. Além disso, é facilmente avistado de qualquer ponto do parque principal: o Parque Disneyland!

Por isso, queres saber mais sobre as 20 Segredos Do Castelo Da Bela Adormecida Na Disneyland Paris? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Castelo da Bela Adormecida
Castelo da Bela Adormecida

Inspiração para o Castelo da Bela Adormecida

Embora haja castelos em todos os resorts da Disney, o parisiense é inegavelmente único. Isto porque, enquanto os outros foram inspirados pelos castelos históricos da Europa, recriar isso na Disneyland Paris teria sido redundante.

Por essa razão, foi utilizado um modelo de castelo típico dos “contos de fadas”, completamente diferente de todos os castelos na vida real. Assim, surgiu um baseado nas ilustrações clássicas de livros, tal como no clássico de animação “A Bela Adormecida” (1959).

20 Segredos do Castelo da Bela Adormecida

Desde que comecei a visitar a Disneyland Paris com mais frequência, descobri imensa coisa sobre o Castelo da Bela Adormecida. Algumas eram curiosidades invulgares, outras factos interessantes ou ainda detalhes originais, só para exemplificar. Ao mesmo tempo, a minha experiência como Cast Member e especialmente os meses que trabalhei na Fantasyland, foram ideais para reunir esta lista de segredos:

1. Exposição Especial

Em primeiro lugar, algo que o Castelo da Bela Adormecida tem em comum com os outros castelos da Disney é o facto de estar voltado para sul. Ou seja, qualquer pessoa pode tirar fotografias ao e/ou com o castelo, sem ter de se preocupar com o contraluz nas fotografias! Assim sendo, a melhor iluminação natural é sempre garantida, a qualquer hora do dia.

2. Rosa e Azul

Em seguida, há algo de especial no que toca às cores vivas da fachada: rosa e azul. Sabias que elas foram escolhidas meticulosamente para que contrastassem com o habitual céu cinzento da capital francesa? Só que deves estar a perguntar-te: “Porquê rosa e azul?” Tanto quanto se sabe, trata-se de uma alusão à discussão entre as Três Fadas, por causa da cor do vestido da Aurora!

3. Ilusão de Ótica

Não apenas isso, mas o Castelo da Bela Adormecida também parece mais alto do que realmente é. Este efeito é conseguido por causa de uma técnica de arquitetura chamada perspetiva forçada. Aplicando uma ilusão de ótica, com o uso de diferentes escalas que dependem do ponto de vista dos espetadores, é assim possível manipular a perceção visual dos mesmos.

Ou seja, o objeto em questão parecerá maior/menor ou mais próximo/mais distante. Esta estratégia foi adotada não só em todos os castelos dos parques Disney, mas também em diferentes locais e edifícios, nomeadamente na Main Street, U.S.A.!

4. Dezasseis Torres

Como vais poder concluir, o Castelo da Bela Adormecida e arredores são, em síntese, uma grande homenagem ao filme homónimo de Walt Disney. Só para ilustrar, o castelo possui dezasseis torres, que simbolizam a idade da Princesa Aurora quando picou o dedo na roca! Estas torres estão ornamentadas com uma impressionante talha dourada de 24 quilates, além de terem tamanhos e formas diferentes.

5. Caracóis

Por exemplo, as duas torres douradas do Castelo da Bela Adormecida possuem pequenas saliências, que podem passar despercebidas à maioria dos visitantes. Mas depois de uma observação mais atenta, verás que se tratam de caracóis, num tributo à região francesa de Borgonha!

6. Cata-Ventos Únicos

Os cata-ventos de cada uma das torres são igualmente únicos. Num primeiro relance, consegues decerto ver flores, plantas, bandeiras e até dois galhardetes com um “D” de Disney! No entanto, repara na torre da direita: “Será um chapéu?” É provável que se trate da coroa de Quasimodo, quando foi coroado Rei dos Bobos n’”O Corcunda de Notre Dame”. Apesar deste filme ter estreado quatro anos depois da abertura da Disneyland Paris, o elemento decorativo pode ter sido colocado posteriormente!

7. Árvores Quadradas

Do mesmo modo, alguma vez reparaste nas árvores que rodeiam o Castelo da Bela Adormecida? Na sua forma surpreendentemente irregular? Elas são podadas em forma de cubo, com a finalidade de recriar a cena da floresta no filme “A Bela Adormecida”!

8. Branca de Neve

No lado direito do Castelo, existe um poço que presta homenagem à primeira Princesa Disney: Branca de Neve. Embora não sirva como poço de desejos – ao contrário de muitas fontes no parque – representa o poço do filme “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937).

9. A Galeria da Bela Adormecida

Dentro do Castelo da Bela Adormecida, é possível visitar uma atração no piso superior chamada Galeria da Bela Adormecida (em francês, Galerie de la Belle au Bois Dormant). Por entre livros ilustrados, tapeçarias requintadas e vitrais coloridos, a galeria reproduz o conto de fadas de forma imersiva, original e criativa!

10. Vitrais Centenários

Os vitrais da Galeria da Bela Adormecida foram concebidos por Peter Chapman, um especialista que recriou técnicas medievais utilizadas desde o século XII! Aliás, este mestre artesão já tinha supervisionado a restauração dos vitrais da célebre Catedral de Notre-Dame de Paris.

11. Vitral Mágico

Um vitral da Galeria da Bela Adormecida tem um detalhe mágico: uma dupla imagem, que alterna a sua aparência graças a efeitos de luz! No primeiro padrão aparece uma rosa como símbolo da Beleza, o dom oferecido pela Fada Flora à Princesa Aurora, no início do filme. Em alternativa surgem duas pombas em representação da Música, o presente da Fada Fauna.

12. Tapeçaria Animada

Ao mesmo tempo, logo por baixo do vitral mágico, existe uma tapeçaria animada da própria Bela Adormecida. Se esperares alguns segundos em frente a esta tapeçaria, consegues vislumbrar cintilações que aparecem ocasionalmente na cena.

13. Guardas Adormecidos

Do outro lado da Galeria da Bela Adormecida, vais encontrar dois guardas adormecidos devido à maldição da Maléfica. Porém, se escutares com atenção, um deles ressona e tudo! Além disso, se os fotografares com flash, repara como um deles tem uma armadura rosa, enquanto que o outro tem uma azul. Esta é certamente outra discreta homenagem à discussão das fadas no filme!

14. Corvo Maléfico

Mesmo ao lado dos guardas adormecidos, existe um corvo esculpido em pedra e assente no topo de um enorme pedestal. Reza a lenda que o corvo é na verdade Diablo, o animal de estimação da Maléfica! E se pensas que a sua figura é uma mera decoração na galeria, experimenta também fotografa-lo com flash e repara no que acontece!

15. Pede um Desejo

Apesar de todos os planos diabólicos de Maléfica, Aurora desperta com o beijo do verdadeiro amor de Filipe e os dois vivem felizes para sempre. Esta estátua de bronze, que marca o fim do filme de animação, bem como da atração, converteu-se numa fonte de desejos para os visitantes. Por isso, aproveita e pede um também!

16. Floresta Encantada

Antes de ires visitar o resto do Castelo, aproveita para admirar as colunas de pedra que sustentam a Galeria da Bela Adormecida. Os pilares estão perfeitamente camuflados em árvores, dando a sensação de se estar numa floresta encantada, tal como a Princesa Aurora estava!

17. Arquimedes?!

Na varanda da Galeria da Bela Adormecida toda a gente se regala certamente com a vista sobre a Fantasyland. No entanto, poucos reparam que as paredes estão decoradas com mochos. Ora, ainda que exista um mocho que dança com Aurora na cena da floresta, eu tenho outra teoria. Na minha opinião, trata-se de Arquimedes (o mocho de Merlin), que vigia a lendária espada do Rei Artur: a Excalibur!

18. A Loja do Castelo

No piso térreo do Castelo da Bela Adormecida, encontra-se uma loja conhecida como La Boutique du Château. Em suma, esta loja recria o Natal durante todo o ano, com decorações, acessórios e brinquedos temáticos. Ainda assim, A Loja do Castelo é outra homenagem ao filme “A Bela Adormecida”, em especial à cena da floresta. Por exemplo, sabias que os animais que adornam a lareira parecem observar as pessoas olhos nos olhos, graças a um efeito de luz utilizado?

19. Merlin, o Mago

Em frente à loja de Natal, encontra-se uma segundo loja designada de Merlin l’Enchanteur. Aqui, tudo parece que vai desabar. Aliás, um dos próprios arcos é sustentado por nada menos do que uma árvore! Fora isso, tudo nesta loja reproduz o lado desorganizado de Merlin, onde nenhuma vitrina é a mesma. Repara como os elementos decorativos evocam as invenções do mago, bem como os ingredientes das suas poções!

20. O Covil do Dragão

No piso subterrâneo do Castelo da Bela Adormecida existe uma atração chamada La Tanière du Dragon. Esta pode ser acedida quer pela loja Merlin l’Enchanteur, quer pela lateral esquerda do castelo. O Covil do Dragão não é nada mais, nada menos do que uma masmorra escura e perturbadora.

Mas, também esconde o maior Audio-Animatronic da Disneyland Paris, com mais de 25 metros e 2.5 toneladas! Por fim, o Castelo da Bela Adormecida é o único castelo da Disney com o seu próprio dragão, tornando esta atração numa experiência única e imperdível!

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Disneyland Paris

Mais Artigos sobre Atrações

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top