20 Segredos Do Curioso Labirinto Da Alice Na Disneyland Paris

O Curioso Labirinto da Alice (originalmente, Alice’s Curious Labyrinth ou Le Labyrinthe d’Alice: L’Attraction) é uma atração singular, que promete muita diversão na companhia do “omnipresente” Gato de Cheshire. E a melhor parte? Nunca vais ter a sensação real de te perderes, graças a um modelo engenhoso de Adrian Fisher, um designer renomado de labirintos.

Aqui, vais viver a história de “Alice no País das Maravilhas” (1951), um clássico inspirado nos livros de ficção infantil de Lewis Carroll: “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (1865) e a sua sequela “Alice do Outro Lado do Espelho” (1871).

Porque é que o Coelho Branco parece tão apressado e preocupado? Vais ter de entrar num labirinto vegetal de teixos, alfeneiros e buxos para perceber, percorrendo mais de 350 metros de caminhos e trilhos!

Por isso, queres saber mais sobre as 20 Segredos Do Curioso Labirinto Da Alice Na Disneyland Paris? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Curioso Labirinto da Alice
Curioso Labirinto da Alice

Inspiração para o Curioso Labirinto da Alice

Na minha opinião, “Alice no País das Maravilhas” (1951) é um dos melhores filmes de animação de sempre dos Walt Disney Studios. A produtora cinematográfica conseguiu misturar não apenas uma missão de aventura num mundo de fantasia, como também criar um ambiente musical caraterístico, que só poderia resultar num clássico fabuloso!

No que toca ao Curioso Labirinto da Alice na Disneyland Paris, este foi baseado no Wonderland Maze do desenho animado, isto é, no jardim em forma de labirinto da Rainha de Copas. Assim sendo, localiza-se na Fantasyland do Parque Disneyland, o parque principal do resort de entretenimento francês.

20 Segredos do Curioso Labirinto da Alice

Desde que comecei a visitar a Disneyland Paris com mais frequência, descobri imensa coisa sobre o Curioso Labirinto da Alice. Algumas eram curiosidades invulgares, outras factos interessantes ou ainda detalhes originais, só para exemplificar. Ao mesmo tempo, a minha experiência como Cast Member e especialmente os meses que trabalhei na Fantasyland, foram ideais para reunir esta lista de segredos:

1. Atração Única

Embora exista uma espécie de “diversão-passeio no escuro” chamada Alice in Wonderland no Disneyland Resort de Anaheim (Califórnia, Estados Unidos), o Alice’s Curious Labyrinth é uma atração exclusiva da Disneyland Paris.

Ainda assim, em junho de 2016 abriu o Alice in Wonderland Maze no Shanghai Disneyland Park (Xangai, China). No entanto, o tema deste labirinto moderno inspira-se no novo “Alice in Wonderland” (2010), a versão live-action de Tim Burton.

2. Homenagem ao Reino Unido

Sabias que a Fantasyland da Disneyland Paris se encontra organizada de forma geográfica? Existem vários países da Europa retratados nesta “terra de fantasia”, já que muitos deles serviram de inspiração para os primeiros filmes. Por exemplo, existem atrações, restaurantes, lojas e até personagens alusivos a França, Itália, Alemanha e Países Baixos.

Também o Reino Unido é homenageado na Fantasyland, não só nas traseiras do Castelo da Bela Adormecida com Le Carrousel de Lancelot – uma referência ao clássico “A Espada Era a Lei” (1964) – mas também num setor mais recuado desta zona temática. É o caso das atrações Peter Pan’s Flight e Mad Hatter’s Tea Cups, do Toad Hall Restaurant, da Sir Mickey’s Boutique e de outros pequenos quiosques e pontos de venda em redor.

3. O Maior Walkthrough

O Curioso Labirinto da Alice não é uma atração normal do parque de diversões, mas sim um walkthrough. Quer isto dizer que os visitantes podem explorar este passeio panorâmico e interativo com a atenção e interesse que preferirem, e tomando o seu tempo. Portanto, é o plano ideal para quando as filas de espera são longas nas atrações vizinhas ou para admirar o cuidado que os Disney Imagineers deram aos detalhes.

Cada uma das cinco zonas temáticas do Parque Disneyland inclui (no mínimo) um walkthrough, se bem que o Curioso Labirinto da Alice é o maior, mais complexo e mais interativo de todo o parque. Seja como for, os outros que recomendo pessoalmente são La Cabane des Robinson (na Adventureland), Les Mystères du Nautilus (na Discoveryland) e La Galerie de la Belle au Bois Dormant (na Fantasyland).

4. Dois Labirintos

Este labirinto gigante com cerca de 2000 m² é, na verdade, constituído por duas secções.

A primeira chama-se Tulgey Wood, como a floresta onde a Alice conheceu muitos dos seus habitantes “curiosos”. E a segunda é o Queen of Hearts Maze, o labirinto propriamente dito que inspirou a atração francesa.

O objetivo de ambos é alcançar o Castelo da Rainha de Copas, onde te espera uma vista panorâmica de toda a Fantasyland de tirar o fôlego.

Só que para chegares ao fim, o teu sentido de orientação vai ser testado, para ver se não te perdes nem acabas num dos muitos becos sem saída…

5. Canções Contagiantes

Ao longo do teu percurso pelas várias secções do Curioso Labirinto da Alice, vais ter a oportunidade de escutar excertos da banda-sonora do filme, perfeitamente sincronizados com o walkthrough.

São melodias que ficam facilmente no ouvido e que é engraçado ouvir em diferentes línguas, pela boca dos próprios visitantes. Ou seja, prepara-te para cantarolar as canções contagiantes que todos conhecemos, como “É Tarde” , “Canção de Desaniversário” ou “As Rosas Cor de Carmim”!

6. Tulgey Wood

A primeira parte de Tulgey Wood começa como se seguisses pela toca do Coelho Branco até ao País das Maravilhas, onde diversas placas – para direções contraditórias – indicam o suposto caminho correto. Podes até abrir e aventurar-te pelas portas minúsculas que o início do filme retrata – mesmo que estas sejam mais adequadas para crianças!

Pelo caminho, vais encontrar algumas das personagens estranhas que figuraram no filme de animação fazendo pequenas animações, sons e vozes: no princípio, tens um dos Pássaros-Martelo e a Coruja-Acordeão (um pouco escondida!) e, mais adiante, a família de Patos-Buzina, com a mãe e algumas das suas crias.

7. Quem És TU?

Como o Curioso Labirinto da Alice funciona praticamente da mesma forma que um passeio turístico a pé, o caminho está repleto de lugares instagramáveis. Um dos primeiros simboliza a cena icónica da Lagarta Azul, onde te pergunta “Quem és TU?” em francês e inglês, enquanto fuma o seu narguilé (cachimbo de água).

Se conseguiste escapar aos pequenos jatos de água, que surgiam das cercas e arbustos antes desta photolocation, agora podes ter de esperar pela tua vez com a Lagarta Azul, visto que há sempre muita gente pronta para registar este momento.

8. A Corrida Absurda

Logo depois da estátua da Lagarta, vais perceber que entraste na famosa Caucus Race, comandada pelo Dodó. Como menciona o filme, esta grande roda de animais começou com o intuito de “secar” os seus participantes das lágrimas da Alice (lembras-te dos jatos de água?). A Corrida Absurda – onde por mais que corras, todos saem vencedores – inclui um Pelicano, um Papagaio, um Tucano, uma Estrela-do-Mar e uma Lagosta.

Como as pessoas costumam fazer este percurso sem parar, é provável que poucos saibam de um pequeno truque no centro da roda: o Dodó pode ser controlado por ti! Para isso, basta girares a sua grande rocha azul e ele começa inesperadamente a rodar em sentido contrário aos ponteiros do relógio, só para te dificultar a corrida por entre mais repuxos de água!

9. Gato de Cheshire

E eis que enfim chegas à “imagem de marca” do Curioso Labirinto da Alice: a cara do Gato de Cheshire, feita de flores e ervas, que são constantemente mudadas de acordo com a estação do ano. Para conseguires um fotografia perfeita neste sítio tão fotogénico, sobe as pequenas escadas, de modo a ganhares altura sobre o canteiro.

Se quiseres prolongar a tua caminhada, então podes aventurar-te no Cheshire Cat Walk, uma zona mais escondida e concebida especialmente para os mais novos. Esta curiosidade não é percetível durante uma visita à atração, mas sabias que o corpo do Gato de Cheshire está desenhado pelas árvores desta parte do labirinto? Pesquisa imagens aéreas da zona e vais perceber o que digo!

10. “As Rosas Cor de Carmim”

O Cheshire Cat Walk termina num terceiro ponto fotográfico, a cena do filme em que as três Cartas de Paus pintam as rosas cor de carmim (quem não se lembra da canção?). Apesar de ser uma zona ampla para circular, costuma acumular-se muita gente, tal como no spot da Lagarta Azul.

Curiosamente, uma das Cartas de Paus não tem cabeça, para servir de photo stand-in (aqueles suportes de fotografias com um buraco no lugar da cara) a todos os visitantes – a menos que a Rainha de Copas já tenha feito das suas!

11. Queen of Hearts Maze

Em seguida, começa o Queen of Hearts Maze e pode parecer um pouco mais complicado – tanto quanto pude perceber, existem oito becos sem saída! Entretanto, tem cuidado por onde passas e vê se não fazes muito barulho: a Rainha de Copas pode aparecer de repente e mandar “cortar-te a cabeça” (um dos meus maiores traumas de infância, confesso…)!

O Exército-Baralho de Cartas da Rainha também anda por estes lados e duas Cartas (o Ás de Copas e o carrasco Ás de Espadas) não serem muito… simpáticas. Presta atenção a algumas cercas, pois é de onde estes Animatronics saem para cumprir a sentença de morte de Sua Alteza: “Off with their head!” / “Qu’on leur coupe la tête!”. O percurso tem igualmente um arco feito de Cartas de Paus, com quem podes tirar fotografias.

12. Uma Obra de Arte Colorida

Quando chegares ao Castelo da Rainha de Copas, no centro do labirinto, aproveita para admirar este espetáculo de cores vivas e fantasiosas, claramente digno do País das Maravilhas. A pintura é razoavelmente recente, depois de um grande trabalho de restauração no final de 2016, que demorou cerca de dois meses.

Como o Curioso Labirinto da Alice é uma atração de exterior, muito sujeita às condições climatéricas adversas e dependente de uma exigente manutenção a nível do paisagismo e da jardinagem, a Disneyland Paris efetua remodelações de duas a quatro semanas, todos os anos.

13. Rei de Copas?!

Já reparaste que o arco da entrada do Castelo da Rainha de Copas é em forma de coração? Além disso, se estiveres de frente para ele, ou já demasiado perto, pode passar-te despercebido uma personagem que se esconde na muralha de pedra azul: o Rei de Copas!

O minúsculo e dócil marido da vilã no filme “Alice no País das Maravilhas” veio pessoalmente dar-te as boas-vindas ao reino, portanto não te esqueças de lhe fazer uma vénia. A menos que te apercebas que tudo não passa de uma recriação do Julgamento da Alice no filme, com um Exército de Cartas de Copas que te observa desconfiado!

14. Detalhes e Vistas

O interior do Castelo da Rainha de Copas no Curioso Labirinto da Alice tem vários caminhos disponíveis, incluindo um acesso para a torre e a saída da atração. A saber, o pequeno lance de escadas à esquerda leva-te a um terraço rosa no primeiro piso, que quase nunca tem pessoas!

Ainda que o próprio hall de entrada pareça um pouco vazio, tem alguns detalhes para explorar. Há um grande espelho deformador (como aqueles das feiras populares), um Hidden Mickey formado pelas pedras do teto, assim como uma porta trancada que esconde um segredo…

15. Um Antigo Escorrega!

Antes de mais nada, se subires a escadaria em caracol da torre principal – com candeeiros em forma de coração – vais chegar a um terraço amarelo com outra torre rosa no centro. Muito poucos sabem deste segredo e para o descobrires, vais ter de espreitar pelo muro, antes da saída na torre azul: um ESCORREGA! Infelizmente, foi desativado pouco tempo depois do parque abrir, devido a questões de segurança.

Nos dias que correm, este escorrega está subtilmente inserido na decoração do Castelo da Rainha de Copas, sendo visível a partir do The Old Mill, o quiosque de snacks em forma de moinho. Também podes observá-lo das traseiras da Fantasyland, na zona das atrações infantis Le Pays des Contes de Fées e Casey Jr. – le Petit Train du Cirque, ou ainda do Disneyland Railroad, o comboio que dá a volta ao parque.

16. Miradouro Sobre o Reino

Se subires à torre amarela do Castelo da Rainha de Copas, descobres uma vista deslumbrante não só sobre a Fantasyland, como também sobre o resto do Parque Disneyland e muito mais além! Este é o local perfeito para fotografias panorâmicas ou para contemplar a vida movimentada no parque.

Aliás, se quiseres um pequeno desafio extra de observação, podes procurar o topo dos seguintes edifícios no horizonte:

17. Feliz Desaniversário!

Parabéns, conseguiste percorrer o Curioso Labirinto da Alice na sua totalidade! Precisas de uma bebida?

A saída deste walkthrough leva-te diretamente para uma “Festa de Desaniversário” – quem sabe, a tua? – organizada pelo Chapeleiro Louco, a Lebre de Março e o Dormidongo.

Por isso, podes sentar-te à mesa deste convívio de chá extravagante, para umas quantas fotografias caricatas. Existem duas grandes cadeiras que são reproduções fiéis do filme, mas costumam ter fila de espera para as sessões fotográficas.

18. Uma Surpresa Doce

Se és grande fã da “Alice no País das Maravilhas”, vais adorar descobrir a quantidade de elementos que a Disneyland Paris criou na Fantasyland, em tributo a este filme de animação! O Curioso Labirinto da Alice termina mesmo em frente ao March Hare Refreshments, um quiosque de snacks que imita a casa do clássico de animação.

Dentro do tema dos “comes e bebes”, eles servem todo o tipo de bebidas quentes, além de crepes deliciosos, bolos secos ou gelados (no Verão). Eventualmente, se o tempo for convidativo, aproveita a esplanada colorida, que integra um bule de chá fumegante. Ao princípio, o fumo pode parecer um simples efeito decorativo, até que a tampa do bule levanta e denuncia um pequeno dorminhoco!

19. A Diversão Continua!

Nota-se que os Disney Imagineers envolvidos na criação da Fantasyland tinham um carinho especial por este filme.

Do mesmo modo que há um walkthrough dedicado à Alice e uma casa de refrescos da Lebre de Março, é natural que o Chapeleiro Louco também recebesse a sua dose de protagonismo.

A atração Mad Hatter’s Tea Cups – mesmo atrás do March Hare Refreshments – permite-te prolongar a aventura pelo País das Maravilhas.

A bordo de taças de chá loucas e desgovernadas, esta é decerto a melhor forma de continuar com a diversão!

20. O Souvenir Perfeito

As lojas, quiosques e pontos de venda exteriores da Fantasyland reúnem inúmeros objetos do universo da “Alice no País das Maravilhas” que podes levar para casa. Entre eles, encontras pins, canecas, acessórios, material escolar, peluches, etc.. Por outro lado, eu tenho uma sugestão bem mais interessante e especial…

Que tal uma foto com os protagonistas do filme? Há imensas photo locations por aqui onde podes conhecer a Alice, o Chapeleiro Louco, a Rainha de Copas, o Coelho Branco, o Gato de Cheshire e o Tweedle Dee e Tweedle Dum. Se procuras mais informações, consulta o meu guia completo sobre como e onde encontrar personagens na Disneyland Paris.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Disneyland Paris

Mais Artigos sobre Atrações

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top