Como Visitar O Templo Expiatório Do Sagrado Coração Em 2023

O Templo Expiatório do Sagrado Coração (em catalão, Temple Expiatori del Sagrat Cor) é uma basílica menor situada no topo da montanha do Tibidabo, a cerca de oito quilómetros do centro histórico de Barcelona. E como é possível perceber pelo nome, a obra foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus – tal como a Basílica do Sacré-Coeur em Paris!

Construído na primeira metade do século XX, o Templo Expiatório do Sagrado Coração combina elementos da arquitetura neogótica, neorromânica e neobizantina. E apesar de ter sido projetada pelo arquiteto catalão Enric Sagnier, esta igreja católica foi terminada pelo seu filho Josep Maria Sagnier!

Por isso, queres saber Como Visitar O Templo Expiatório Do Sagrado Coração Em 2023? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Templo Expiatório do Sagrado Coração
Templo Expiatório do Sagrado Coração

Breve História do Templo Expiatório Do Sagrado Coração

No final do século XIX, a cidade de Barcelona acolheu a Exposição Universal de 1888. E, mais ou menos nessa altura, surgiu a ideia de erguer uma igreja católica no cume da montanha do Tibidabo. No entanto, o projeto acabou por ser adiado até 1902, o ano em que foi colocada a primeira pedra do Templo Expiatório do Sagrado Coração.

A primeira estrutura a ser construída foi a cripta, cujas obras terminaram em 1911. Já a igreja principal demorou mais de três décadas a ganhar forma: de 1915 a 1951. Depois de ter sido consagrado no ano seguinte, o Templo Expiatório do Sagrado Coração foi finalmente elevado a basílica menor pelo Papa João XXIII, em 1961.

Como Chegar ao Templo Expiatório Do Sagrado Coração

Para chegares ao Templo Expiatório do Sagrado Coração desde o centro histórico de Barcelona, primeiro tens de te dirigir até uma destas três principais estações ferroviárias da cidade: Pl. Catalunya, Provença ou Gràcia. E aqui, deves apanhar a linha S1 ou S2 dos Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, em direção a Terrassa Nacions Unides ou Sabadell Parc Nord (respetivamente).

A paragem onde deves sair chama-se Peu del Funicular, que tem ligação direta ao funicular na estação Vallvidrera Inferior. Desta forma, consegues subir a montanha do Tibidabo em poucos minutos! E assim que chegares a Vallvidrera Superior, apanha o autocarro número 111 para os últimos três quilómetros da viagem.

DICA: Se adquirires o Barcelona Card, não te esqueças que tens todas estas deslocações em transportes públicos (metro, comboio, funicular e autocarro) incluídas no preço do passe!

Horários de Abertura & Preços de Bilhetes

O Templo Expiatório do Sagrado Coração está aberto todos os dias, mas com horários variáveis consoante a altura do ano: das 11:00 às 18:00 (de novembro a fevereiro), 11:00 às 19:00 (de março a maio, e em outubro), ou das 11:00 às 20:00 (de junho a setembro).

Embora a entrada na cripta e na basílica do Templo Expiatório do Sagrado Coração seja gratuita, é necessário pagar 4€ para subir/descer num elevador, que dá acesso ao terraço panorâmico e à torre central. Na altura em que visitei a igreja, este bilhete comprava-se numa máquina de venda automática, que só aceitava dinheiro!

O Que Ver no Templo Expiatório Do Sagrado Coração

Cripta

A Cripta do Templo Expiatório do Sagrado Coração é, provavelmente, a terceira cripta mais conhecida de Barcelona, depois da Cripta da Basílica da Sagrada Família e da Cripta da Colónia Güell (em Santa Coloma de Cervelló) – sendo que ambas foram desenhadas por Antoni Gaudí.

Vista de fora, a Cripta do Templo Expiatório do Sagrado Coração parece uma fortaleza românica de pedra, de aparência austera e encimada por ameias e torreões. Ao mesmo tempo, a fachada é uma ode ao modernismo catalão, com um mosaico que representando uma alegoria da devoção de Espanha (realizado pelas Oficinas Bru) e um tímpano ricamente decorado com figuras bíblicas (esculpidas por Alfons Juyol).

No seu interior, destaca-se o estilo neobizantino, combinado com elementos góticos e clássicos. Composta por cinco naves com absides semicirculares, a Cripta do Templo Expiatório do Sagrado Coração é forrada a alabastro policromado quase na sua totalidade. A exceção são os vários painéis de vitrais e mosaicos, que retratam episódios bíblicos relacionados com os temas das diferentes secções.

Basílica

Para subires até à Basílica do Templo Expiatório do Sagrado Coração, tens de escolher uma das duas escadarias monumentais, que dão à volta à Cripta. Uma vez no topo, vais encontrar um dos muitos terraços e varandas panorâmicos da montanha do Tibidabo e, claro, a imponente fachada desta igreja católica.

Erigida em estilo neogótico, a Basílica do Templo Expiatório do Sagrado Coração tem planta quadrada e cinco cúpulas octogonais, sendo que a maior (ao centro) é coroada por uma estátua em bronze dourado do Cristo Redentor. A imagem que dá o nome ao monumento foi concebida por Josep Miret em 1950, depois da obra original de Frederic Marès ter sido destruída em 1936, na eclosão da Guerra Civil Espanhola.

O interior da Basílica é bastante mais modesto do que o da Cripta, mas não deixa de ser deslumbrante. De todo o conjunto escultórico que ornamenta o espaço, a peça que mais se destaca é o Crucifixo de Joan Puigdollers, no altar-mor. Além disso, é impossível ignorar as dezenas de vitrais e rosáceas, que enchem o templo de luz e cor!

Terraço

Quando chegares ao primeiro andar do Terraço do Templo Expiatório do Sagrado Coração, vais deparar-te com uma série de estátuas de pedra espalhadas pelas quatro cúpulas circundantes. Ora, tratam-se dos Doze Apóstolos e as esculturas foram igualmente criadas por Josep Miret.

Segundo uma placa afixada no local, este terraço panorâmico está a uma altitude de 541,80 metros acima do nível do mar – razão pela qual tens vistas infinitas até ao Mar Mediterrâneo (se a meteorologia assim o permitir)! Fora isso, podes aproveitar para admirar os outros edifícios, estruturas e recintos da montanha do Tibidabo.

Ermida Primitiva

Sabias que foi este pequeno templo religioso em estilo neogótico, que levou à fundação de um santuário católico na montanha do Tibidabo?

Inaugurada no dia 3 julho de 1886, a Ermida Primitiva do Tibidabo assinalava o ponto mais alto desta colina naquela época, dezasseis anos antes de começar a construção daquele que conhecemos agora como Templo Expiatório do Sagrado Coração.

Hoje em dia, a Ermida Primitiva está completamente ofuscada pela impressionante Basílica, localizando-se na lateral esquerda desta.

Ainda assim, é curioso ver o quanto à paisagem mudou no último século, como mostra uma fotografia antiga conservada no seu interior!

Outros Pontos de Interesse no Tibidabo

A maioria dos viajantes (incluindo eu) visita o Templo Expiatório do Sagrado Coração pelas vistas impressionantes sobre a cidade de Barcelona. Não obstante, a montanha do Tibidabo é sobretudo conhecida por causa do famoso Parc d’Atraccions Tibidabo, o parque de diversões mais antigo de Espanha e um dos mais antigos da Europa!

Inaugurado a 29 de outubro de 1901, o Parc d’Atraccions Tibidabo ainda concentra um grande número de atrações populares da primeira metade do século XX, como a roda gigante, o carrossel, a casa assombrada, os carrinhos de choque, os trampolins e vários tipos de montanhas-russas.

Torre de les Aigües de Dos Rius
Torre de Collserola

Outros pontos de interesse visíveis desde os terraços panorâmicos do Templo Expiatório do Sagrado Coração são a Torre de les Aigües de Dos Rius (um antigo edifício industrial utilizado para o fornecimento e armazenamento de água potável) e a Torre de Collserola (uma torre de comunicações, cuja antena tem 288,4 metros de altura).

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Espanha

Mais Artigos sobre Templos Religiosos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top