Como Visitar O Santuário Do Sameiro Em 2024

O Santuário do Sameiro (oficialmente, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro) é um local de peregrinação e culto na cidade de Braga. Além disso, é o maior e mais importante centro de devoção à Virgem Maria em Portugal, depois do Santuário de Fátima!

Hoje em dia, o Santuário do Sameiro inclui a Basílica e os Escadórios, bem como praças, estátuas e espaços verdes. Os locais escolhem este sítio para fazer exercício, piquenicar, relaxar e ver o pôr do sol. Até porque o Santuário do Sameiro tem as melhores vistas panorâmicas sobre a cidade de Braga!

Por isso, queres saber Como Visitar O Santuário Do Sameiro Em 2024? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Santuário do Sameiro
Santuário do Sameiro

Breve História do Santuário do Sameiro

A construção do Santuário do Sameiro remonta a 14 de junho de 1863, quando o Padre Martinho da Silva decidiu colocar uma estátua da Nossa Senhora no cume do monte. Porém, a afluência de peregrinos obrigou a criação de uma capela em 1873, que se converteu numa basílica em 1890.

O templo católico ficou concluído em 1953, mas nos anos 1970 foi ainda acrescentada uma Cripta no subsolo. Se visitares o interior da Basílica, vais ver uma imagem da Nossa Senhora que foi esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX!⁣

Como Chegar ao Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro encontra-se a cerca de 9 km do centro histórico de Braga, mas existem autocarros que fazem este percurso em menos de quarenta minutos.

Para isso, deves dirigir-te à paragem Raio (João Penha) na Rua do Raio, apanhar a linha 88 dos TUB (Transportes Urbanos de Braga) e sair na paragem Santuário (Sameiro).

Caso viajes de carro, existem seis parques de estacionamento gratuito no Santuário do Sameiro!

Horários de Abertura & Preços de Bilhetes

O Santuário do Sameiro está aberto todos os dias, das 08:00 às 18:00 (de novembro a março); de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 19:00, e aos domingos e feriados santos, das 07:00 às 19:00 (de abril a junho, e em outubro); ou de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 19:00, e aos domingos e feriados santos, das 07:00 às 20:00 (de julho a setembro).

Apesar da entrada na Basílica ser livre para todos, a subida ao Zimbório tem um custo de 2€ por pessoa!

O Que Ver no Santuário do Sameiro

Basílica

Já sabemos que a colocação solene da primeira pedra do Santuário do Sameiro ocorreu a 14 de junho de 1863, mas a verdade é que a igreja primitiva só atingiu o estatuto de basílica menor a 31 de agosto de 1890, o dia em que o atual Santuário do Sameiro começou a ser erguido.

No interior da Basílica, todos os olhares se concentram no altar principal, onde figura a imagem de Nossa Senhora do Sameiro. Esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX, esta estátua da Virgem Maria possui um coroa executada com ouro oferecido pelas mulheres portuguesas, assim como joias preciosas da Rainha D. Amélia de Orleães.

O altar principal do Santuário do Sameiro foi sagrado a 12 de Junho de 1941, poucos meses depois de ter sido decorado com duas colunas de mármore de Estremoz (uma cidade do distrito de Évora). Nem toda a gente sabe, mas cada uma das colunas pesa mais de 6 toneladas!

Zimbório

Como referi anteriormente, a subida ao Zimbório tem um custo de 2€ por pessoa. Ainda assim, este bilhete vale mesmo a pena, pois permite-te apreciar o Santuário do Sameiro (e a cidade de Braga) de uma forma única! Já reparaste nas vistas panorâmicas deslumbrantes?

Daqui também tens uma vista privilegiada para as duas torres da Basílica, que abrigam os carrilhões de sinos. No entanto, é relevante avisar que a subida ao Zimbório pode ser bastante desafiante para quem tem vertigens ou claustrofobia!

Escadórios do Santuário do Sameiro

Tal como acontece no Santuário do Bom Jesus do Monte, os Escadórios do Santuário do Sameiro são um elemento fundamental deste complexo religioso. Composto por 265 degraus, os imponentes Escadórios do Santuário do Sameiro iniciam-se na Praceta da Cripta – onde se pode entrar para a mesma.

Ainda na Praceta da Cripta, os Escadórios do Santuário do Sameiro são ladeados pelos Monumentos aos Sagrados Corações de Jesus e da Virgem Maria. Se observares a fotografia, estes dois monumentos correspondem às figuras que encimam os dois pilares.

Estátua do Papa João Paulo II

Se desceres os Escadórios do Santuário do Sameiro até à sua parte mais baixa, vais deparar-te com a Estátua do Papa João Paulo II. Relevada ao público no dia 3 de junho de 1984, menos de dois anos depois da visita do Papa João Paulo II ao Santuário do Sameiro, é vista como um local sagrado por muitos peregrinos.

A Estátua do Papa João Paulo II é feita de bronze e recria o antigo chefe da Igreja Católica, trajado com um manto, uma mitra sobre a cabeça e uma cruz na mão direita. E nesta praceta, é possível ainda ler três inscrições assinadas pelo Cardeal Patriarca, o Arcebispo Primaz e o próprio Papa João Paulo II.

Estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Como já deves ter reparado, o Santuário do Sameiro é inteiramente dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cuja festa litúrgica é celebrada todos os anos, no dia 8 de dezembro. Por isso, não é de admirar que a Estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição seja uma das suas principais atrações!

Esta escultura de Emídio Carlos Amatucci foi inaugurada a 29 de agosto de 1869, em conjunto com o monumento primitivo. Infelizmente, acabou por ser destruída, tendo sido reconstituída e benzida a 9 de maio de 2019, por D. Jorge Ortiga (o então Arcebispo Primaz de Braga).

Casa das Estampas

A Casa das Estampas – ou “Recordações do Sameiro” – é um edifício histórico que apresenta bastantes semelhanças com a Casa das Estampas do Santuário do Bom Jesus do Monte, também situado na cidade de Braga.

A Casa das Estampas do Santuário do Sameiro reúne as mais variadas lembranças deste local de peregrinação e culto no norte de Portugal. Entre outros, aqui podes comprar postais, livros, rosários e presépios!

Capela do Santíssimo Sacramento

A Capela do Santíssimo Sacramento – cujo nome oficial completo é Capela de Adoração do Santíssimo Sacramento – é um dos diversos monumentos que integra o complexo religioso do Santuário do Sameiro.

De caraterísticas modestas, pelo menos quando comparada com a Basílica, a Capela do Santíssimo Sacramento encontra-se no coração do Jardim do Santuário do Sameiro – por vezes designado de Horto das Oliveiras.

Casa dos Arautos do Evangelho

A Casa dos Arautos do Evangelho é a sede dos Arautos do Evangelho – uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, que foi fundada pelo Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias a 21 de setembro de 1999, na cidade brasileira de São Paulo.

Os Arautos do Evangelho foram reconhecidos como associação católica pelo Papa João Paulo II a 22 de fevereiro de 2001. E oito anos depois, foi a vez do Papa Bento XVI lhes aprovar o título de “Sociedade de Vida Apostólica”.

Centro João Paulo II (ou “Memórias do Sameiro”)

O Centro João Paulo II é, desde 18 de junho de 2017, um núcleo musealizado chamado “Memórias do Sameiro”. O seu nome original é uma homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou o Santuário do Sameiro a 15 de Maio de 1982 e distinguiu-o com uma Rosa de Ouro, a 8 de Dezembro de 2004.

No Centro João Paulo II, podes encontrar verdadeiros “tesouros” do Santuário do Sameiro, como a primeira pedra usada construir a Basílica ou o primeiro órgão de foles que tocou neste mesmo templo religioso!

Hotel João Paulo II (ou Centro Apostólico do Sameiro)

O Hotel João Paulo II – igualmente conhecido como Centro Apostólico do Sameiro – é um hotel de 3 estrelas instalado na Avenida de Nossa Senhora do Sameiro. Rodeado por espaços verdes luxuriantes, este edifício integra um grupo de alojamentos turísticos apelidados de “Hotéis Bom Jesus”.

O Hotel João Paulo II é muito procurado pelos devotos que visitam o Santuário do Sameiro, para assistirem a eventos solenes (ou participarem neles). Uma dessas ocasiões especiais é a Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que acontece anualmente no primeiro domingo do mês de junho!

Cruzeiro do Sameiro

O Cruzeiro do Sameiro é uma obra monumental concebida pelo arquiteto David Moreira da Silva. Inaugurada a 7 de junho de 1953, esta estrutura situa-se ao fundo da Avenida de Nossa Senhora do Sameiro, na extremidade sul do Santuário do Sameiro.

O Cruzeiro do Sameiro é composto por uma coluna de pedra, que tem uma cruz no topo e está assente numa plataforma com cinco degraus.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Templos Religiosos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top