Como Visitar O Santuário Da Peneda Em 2024

O Santuário da Peneda (oficialmente, Santuário de Nossa Senhora da Peneda) fica em Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Dedicado à Virgem Maria, foi construído durante os séculos XVIII e XIX, inspirado pelo Santuário do Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga.

Se estás a pensar visitar o único parque nacional de Portugal num futuro próximo, acho que devias acrescentar o Santuário da Peneda ao teu itinerário de viagem. Afinal de contas, a sua localização bucólica no meio das montanhas faz dele um santuário único!

Por isso, queres saber Como Visitar O Santuário Da Peneda Em 2024? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Santuário da Peneda
Santuário da Peneda

Breve História do Santuário da Peneda

Como referi na introdução, o Santuário da Peneda foi construído nos séculos XVIII e XIX, tendo como inspiração o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. No entanto, as origens deste templo mariano remontam ao século XIII!

Segundo a lenda, a Nossa Senhora das Neves (ou Nossa Senhora da Peneda) apareceu a uma jovem pastora no dia 5 de agosto de 1220. Nessa aparição, a Virgem Maria pediu-lhe que construísse uma ermida em sua honra. Depois da construção desta ermida medieval, o culto à Nossa Senhora da Peneda foi ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos séculos, o que motivou a construção do santuário católico atual.

O Santuário da Peneda consiste numa igreja, escadório (designado Escadório das Virtudes), terreiro (com um hotel, cafés e pequenas lojas de souvenirs), alameda em escadaria (com catorze capelas retratando a vida de Jesus Cristo), praça circular (com um pilar ao centro e mais seis capelas à volta) e num pórtico de pedra.

E apesar de este ser um local de culto visitado durante todo o ano, é especialmente popular na Romaria de Nossa Senhora da Peneda. Celebrada anualmente na primeira semana de setembro, é uma peregrinação muito popular entre os devotos portugueses e galegos!

Como Chegar ao Santuário da Peneda

O Santuário da Peneda fica na freguesia de Gavieira, a cerca de 40-45 km de Arcos de Valdevez e a pouco mais de 140 km do Porto. Por essa razão, eu acho que a maneira mais fácil de visitar este lugar secreto é de carro.

Infelizmente, não existem transportes públicos para o Santuário da Peneda – nem mesmo autocarros (exceto os das excursões organizadas). Em último recurso, podes também reservar uma destas excursões, ou então experimentar atividades como passeios de jipe com a ECO4adventure!

Horários de Abertura & Preços de Bilhetes

O Santuário da Peneda está aberto todos os dias do ano e é totalmente gratuito. O único sítio com restrições de horário é a Igreja de Nossa Senhora da Peneda – que não tem um horário fixo, mas que está normalmente aberta desde o início da manhã até ao final da tarde.

O Que Ver no Santuário da Peneda

Igreja da Nossa Senhora da Peneda

A Igreja da Peneda (oficialmente, Igreja de Nossa Senhora da Peneda) é a estrutura principal deste santuário mariano. Não se sabe ao certo o ano em que a sua construção começou, mas terá sido no final do século XVIII – como comprova a sua arquitetura em estilo neoclássico.

Por outro lado, há registos de que as obras ficaram concluídas em 1875. E o que muitos turistas não sabem é que este templo católico tinha apenas uma torre no seu projeto inicial! A segunda foi acrescentada num momento posterior, maioritariamente por razões estéticas.

Escadório das Virtudes

À semelhança do Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário da Peneda possui um elaborado escadório de pedra denominado Escadório das Virtudes. E tal como no Bom Jesus, o seu nome deve-se ao conjunto escultório que ornamenta os vários lances de escadas: três figuras representando as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade) e uma quarta simbolizando a Glória.

As figuras do Escadório das Virtudes foram desenhadas em 1854 por Francisco Luís Barreiros – um mestre pedreiro e escultor oriundo da Barbeita, Monção. Este artista do Alto Minho foi também responsável por outras obras e estruturas nos municípios de Monção e Arcos de Valdevez.

Grande Terreiro

O Grande Terreiro do Santuário da Peneda é um largo triangular, que separa a Igreja e o Escadório das Virtudes do Terreiro dos Evangelistas e Escadaria. Além disso, é o local onde se encontra o Peneda Hotel e as principais estruturas de comércio e restauração – e onde os turistas podem estacionar os carros.

O Peneda Hotel foi adaptado dos antigos dormitórios dos peregrinos no século XXI. No entanto, as instalações do primeiro alojamento foram construídas no final do século XVIII, aquando da edificação do templo. Nos dias que correm, este hotel de montanha de três estrelas dispõe de duas dezenas de quartos e ainda de um restaurante de comida tradicional portuguesa.

Terreiro dos Evangelistas & Escadaria

O Terreiro dos Evangelistas do Santuário da Peneda – com quatro estátuas de Mateus, Marcos, Lucas e João – precede uma comprida alameda em escadaria com cerca de 300 metros (se fores a descer).

E ao longo desta escadaria arborizada, vais passar por catorze capelas com episódios da vida de Jesus Cristo – que fazem lembrar as Capelas da Via Sacra no Santuário do Bom Jesus do Monte.

Pelos vistos, uma das capelas parece ter mais importância do que as outras, uma vez que contém uma inscrição sobre o negus da Etiópia (o título dado ao soberano deste país africano).

Praça & Pilar

A praça circular onde termina a escadaria – ou onde começa, dependendo da tua perspetiva – está rodeada por outras seis capelas com cenas sobre a vida de Jesus Cristo. E tal como acontece com as restantes, estas capelas apresentam formas e tamanhos diferentes.

No centro da praça, foi colocado um pilar oferecido por D. Maria I durante o seu reinado – mais propriamente no início do século XVIII. No topo desta coluna de pedra, figura ainda uma imagem do Arcanjo Miguel, também feita em pedra.

Pórtico & Escadaria

A última secção do extenso Santuário da Peneda é um pórtico do século XVIII, com a imagem de Nossa Senhora da Encarnação na parte superior central.

Este arco de pedra serve de “porta de entrada” principal para o santuário e surge no topo de mais uma escadaria. Era por aqui que passavam os milhares de peregrinos, sabendo que estavam perto do final da caminhada ao vislumbrar o pórtico.

Como deves ter reparado, eu mencionei as várias partes que compõem o santuário do fim para o início. Isto é porque eu visitei-as por esta ordem. No entanto, se quiseres começar a tua visita nesta escadaria e terminar na Igreja de Nossa Senhora da Peneda, podes estacionar aqui o carro.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Templos Religiosos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top