Como Visitar A Sainte-Chapelle De Paris Em 2024

A Sainte-Chapelle de Paris (conhecida em português como Capela Santa ou Capela Sagrada) é um dos mais belos relicários do mundo. Podes encontrá-la na Île de la Cité, uma ilha no rio Sena onde a cidade medieval de Paris foi originalmente fundada.

Construída no antigo Palais de la Cité, em pleno coração da capital francesa, esta capela gótica destinava-se a abrigar tesouros importantíssimos do Cristianismo, como a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo. Na verdade, estima-se que as Relíquias Sagradas adquiridas pelo rei Luís IX custaram o triplo da construção do templo!

Para além da Sainte-Chapelle de Paris, o único vestígio do Palais de la Cité é a Conciergerie, transformada no Tribunal Revolucionário em 1793 e conhecida como a prisão de Marie Antoinette. O resto do edifício real foi substituído pelo Palais de la Justice, o tribunal parisiense.

Por isso, queres saber Como Visitar A Sainte-Chapelle De Paris Em 2024? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Sainte-Chapelle de Paris
Sainte-Chapelle de Paris

Breve História da Sainte-Chapelle de Paris

Apesar de não existirem registos de datas precisas, pensa-se que a Sainte-Chapelle de Paris foi projetada no início dos anos 1240, a pedido do rei Luís IX (popularmente conhecido como São Luís). A sua construção terá começado e terminado nessa mesma década, pois foi consagrada em abril de 1248.

Uma das finalidades da Sainte-Chapelle de Paris era servir de capela real do entretanto destruído Palais de la Cité. Mas o objetivo principal era conservar as “Santas Relíquias”, uma série de mais de vinte relíquias diretamente ligadas à Paixão de Cristo, que tinham ficado em Constantinopla desde o século IV!

Enquanto grande devoto, o rei Luís IX comprou a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo a Balduíno II (o último Imperador Latino de Constantinopla), por uma quantia absolutamente exorbitante para a época – estima-se que pagou cerca de 135 mil libras, comparadas com as 45 mil libras despendidas na construção da capela!

Com a aquisição desta relíquia, ou de outras como um fragmento da Vera Cruz (a cruz onde Jesus Cristo foi crucificado), a Sainte-Chapelle de Paris tornou-se um dos relicários mais importantes do mundo cristão e a cidade transformou-se numa “Segunda Jerusalém”, aumentando o prestígio e poder da cidade e do reino.

Como Chegar à Sainte-Chapelle de Paris

A Sainte-Chapelle de Paris é uma das atrações turísticas principais da Île de la Cité na capital francesa. Outros pontos de interesse nesta zona histórica incluem a Pont Neuf, a Place Dauphine, a Conciergerie, o Mercado de Flores Rainha Isabel II, a Cripta Arqueológica da Île de la Cité e, obviamente, a icónica Catedral de Notre-Dame!

Com uma localização tão central não podia ser mais fácil chegar à Sainte-Chapelle de Paris. A estação de metro Cité fica a menos de 300 metros da capela e é a estação que serve toda a “Ilha da Cidade”. Aliás, faz parte da linha 4, a linha de metro mais central de Paris, que atravessa o seu centro histórico.

Horários de Abertura & Preços de Bilhetes

A Sainte-Chapelle de Paris está aberta todos os dias, das 09:00 às 19:00 (de abril a setembro) ou das 09:00 às 17:00 (de outubro a março), sendo que a última entrada acontece 40 minutos antes do fecho. Tal como a maioria dos monumentos, o templo encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Quanto ao ingresso, este custa 11.5€ e pode ser adquirido na bilheteira online do Centre des Monuments Nationaux, mas a entrada é gratuita para menores de 18 anos e jovens entre os 18 e 25, residentes na União Europeia. Se quiseres visitar a Sainte-Chapelle e a Conciergerie, existe um bilhete combinado a 18.5€.

O Que Ver na Sainte-Chapelle de Paris

Capela Inferior

A Capela Inferior (ou Capela Baixa) da Sainte-Chapelle de Paris era usada pelos habitantes do Palácio Real que não eram familiares ou amigos próximos de Luís IX. Dedicada à Virgem Maria, é um templo relativamente baixo, com menos de 7 metros de altura – sobretudo quando comparado à Capela Superior.

A ornamentação da Chapelle Basse data de uma campanha de restauro do século XIX. Nos anos 1850, o escultor Geoffroy-Dechaume projetou o portal da capela e grande parte dos seus elementos decorativos, que se baseiam na Fleur-de-lis (o emblema de Luís IX) e no brasão de Branca de Castela (a sua mãe).

Capela Superior

A Capela Superior (ou Capela Alta) da Sainte-Chapelle de Paris é uma verdadeira obra de arte da arquitetura gótica. As paredes, que parecem feitas de vitrais intermináveis, formam um espetáculo de luz e cor deslumbrante e único – se bem que me faz lembrar um pouco a Basílica da Sagrada Família, na cidade de Barcelona!

O famoso relicário que originou a construção da capela ficava no altar-mor, em frente a uma série de vitrais sobre a Paixão de Cristo. Com a Revolução Francesa, as relíquias foram transferidas para a Notre-Dame de Paris, mas depois do incêndio na Catedral em 2019, foram guardadas no Museu do Louvre.

Vitrais

A Chapelle Haute está rodeada por 1113 vitrais, que narram inúmeras cenas bíblicas, desde a criação do mundo à ressurreição de Jesus Cristo. Muitos destes vitrais são os originais instalados no século XIII, fazendo do templo um dos melhores modelos deste tipo de arte medieval na Europa!

Um facto curioso que nem toda a gente sabe é que alguns dos vitrais mais antigos da Sainte-Chapelle de Paris estão em exposição no Musée de Cluny (ou Musée national du Moyen Âge, também na capital francesa) e no Victoria and Albert Museum, em Londres!

Rosácea

Esta magnífica Rosácea com 9 metros de diâmetro foi executada no final do século XV, ao contrário dos restantes vitrais – que datam da década de 1240, altura da construção da Sainte-Chapelle de Paris.

Localizada no topo da fachada da Capela Superior, por cima da entrada principal para o templo, ilustra cenas do Livro do Apocalipse (escrito por São João, o Evangelista), ao longo de 89 painéis em forma de chamas.

As rosáceas são um dos elementos arquitetónicos mais caraterísticos do estilo gótico, mas estão normalmente associadas a grandes catedrais – o que torna esta Rosácea muito especial!

Esculturas

Um dos elementos decorativos da Sainte-Chapelle de Paris que mais sofreu com os atos vândalos da Revolução Francesa foi o conjunto escultórico.

Felizmente, durante as obras de restauro do século XIX, Geoffroy-Dechaume conseguiu recriar grande parte das peças, recorrendo a gravuras dos séculos anteriores.

Se por um lado a Virgem Maria é a protagonista do portal da Capela Inferior, por outro lado, Jesus Cristo é a figura central do portal da Capela Superior.

Além dos painéis de pedra que adornam ambas as entradas, existem outras esculturas no interior dos templos. Por exemplo, destaca-se a estátua de Luís IX no centro da Chapelle Basse e o grupo de figuras dos Apóstolos nas paredes da Chapelle Haute.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre França

Mais Artigos sobre Templos Religiosos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top