1 Dia Em Rouen: O Roteiro De Rouen Perfeito

Rouen é a capital da Normandia e uma das cidades mais bonitas desta região francesa. Mas Rouen é muito mais do que um destino pitoresco e fotogénico: é um local com séculos de história, que remonta ao princípio do Império Romano!

Se visitares o centro histórico de Rouen, vais encontrar um pouco de tudo: as típicas casas de madeira de inspiração germânica, monumentos reminiscentes da Guerra dos Cem Anos e edifícios religiosos, que são verdadeiras obras-primas da arquitetura gótica!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Rouen: O Roteiro De Rouen Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Rouen
Roteiro de Rouen

Breve História de Rouen

A cidade de Rouen foi fundada no século I pelo Imperador Augusto, com o nome de Rotomagus. Numa fase posterior, foi conquistada por povos bárbaros, cristãos e viquingues (os Normandos) – sendo que estes últimos passaram a governar toda a região no século X, sob a liderança de Rolão (um nobre escandinavo, que se tornou o primeiro Duque da Normandia).

Ainda durante a Idade Média, Rouen passou a ser a capital da Normandia e foi anexada ao Reino de França, sendo fundamental durante a Guerra dos Cem Anos. No entanto, o acontecimento mais marcante desta guerra para a cidade foi a condenação de Joana d’Arc (ou Jeanne d’Arc em francês) à morte na fogueira, em 1431.

Visitar Rouen

À semelhança de outros destinos nesta região (como Giverny, Honfleur, ou o Monte Saint-Michel), Rouen é uma excelente opção para uma day trip desde Paris. Ou podes sempre visitá-la numa road trip pela Normandia! Porque não usar a cidade como base para descobrir as aldeias e vilas históricas nas redondezas?

Mas se não tiveres carro, não te preocupes! Rouen não fica longe da capital francesa e há várias opções de transportes públicos. Da Gare Saint-Lazare, tens comboios diretos da Oui.sncf até Rouen-Rive-Droite. E nas estações rodoviárias Paris La Défense e Paris (Bercy Seine), tens os autocarros também diretos da Flixbus até Rouen (Avenue Champlain).

Roteiro de Rouen

Cathédrale Notre-Dame

A Cathédrale Notre-Dame de Rouen é uma das catedrais mais bonitas do país e a série de trinta quadros que Claude Monet pintou dela comprovam isso mesmo.

Este Monument historique em estilo gótico começou a ser construído em 1145, para substituir uma anterior igreja românica do século XI. Contudo, as obras prolongaram-se durante os séculos seguintes, devido a atrasos e percalços (como incêndios e as Guerras Religiosas Francesas).

No século XIX, a Catedral de Rouen ganhou um pináculo de ferro fundido, que a tornou no edifício mais alto do mundo entre 1876 e 1880, até à construção da Catedral de Colónia.

A Catedral Notre-Dame está aberta todos os dias (exceto à segunda-feira de manhã), mas com um horário específico para as estações alta (abril a outubro) e baixa (novembro a março). Na primeira, funciona das 07:30 às 19:00 (segunda-feira a sábado) e das 08:00 às 18:00 (domingos e feriados). Na outra, está aberta das 07:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 (segunda-feira a sábado) e das 14:00 às 18:00 (domingos e feriados).

Le Gros Horloge

Depois de uma visita à Cathédrale Notre-Dame, este roteiro de Rouen continua pela Rue du Gros Horloge, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Aqui, não faltam lojas, cafés e restaurantes, mas a grande atração é o “Grande Relógio” que lhe dá o nome.

Instalado num arco renascentista, o Gros Horloge possui um dos mecanismos mais antigos em França e está em funcionamento desde 1389! Aliás, nas duas faces deste relógio astronómico, é possível perceber a hora, o dia da semana e a fase da lua!

O interior pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00 (abril a outubro), ou das 14:00 às 18:00 (novembro a março). O bilhete custa 7.10€ ou 3.60€ (com desconto).

Place du Vieux-Marché

A Praça do Antigo Mercado é um local de paragem obrigatória numa visita a Rouen. Afinal de contas, foi aqui que Joana d’Arc foi queimada viva, no dia 30 de maio de 1431! Hoje em dia, existe um memorial no sítio exato onde a heroína francesa foi executada chamado Le Bûcher de Jeanne d’Arc (isto é, “A Pira de Joana d’Arc”).

Atualmente, a Place du Vieux-Marché é uma das zonas mais animadas da cidade, com dezenas de cafés, bares e restaurantes com esplanada. Além disso, destaca-se pelos seus edifícios com séculos de história. Um deles chama-se La Couronne e é a pousada mais antiga de França, hoje convertida num restaurante gourmet!

Église Sainte-Jeanne-d’Arc

Ainda na Place du Vieux-Marché, recomendo que visites a Église Sainte-Jeanne-d’Arc, igualmente dedicada à jovem mártir. Esta igreja moderna de 1979 foi desenhada pelo arquiteto francês Louis Arretche e construída no local da entretanto desaparecida Église Saint-Vincent, aproveitando os vitrais renascentistas da mesma.

A Igreja de Santa Joana d’Arc está aberta todos os dias (exceto às sextas-feiras de manhã), das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Não te esqueças de admirar o seu interior (em forma de barco virado ao contrário) e o seu exterior em ardósia e cobre, que evoca as ondas do mar!

Abbatiale Saint-Ouen

A Abbatiale Saint-Ouen é um dos monumentos em estilo gótico flamejante (ou Flamboyant) mais impressionantes em França, com os seus 137 metros de altura e 80 vitrais.

A construção do templo atual iniciou-se em 1318, mas foi interrompida devido à Guerra dos Cem Anos.

Uma vez terminado o conflito, as obras continuaram e a igreja ficou concluída no século XV.

O seu nome é uma homenagem ao Santo Audoeno, Bispo de Rouen. E por acaso, esta igreja começou por ser uma abadia beneditina, assumindo especial importância na região da Normandia entre os séculos XIV e XVI.

Statue de Napoléon

Ao lado da Abbatiale Saint-Ouen, vais encontrar uma grande praça (a Place du Général de Gaulle) onde fica a Câmara Municipal de Rouen (ou Hôtel de Ville). E em frente a esta praça, está uma escultura monumental de Napoleão I.

Esta estátua equestre de bronze foi criada pelo escultor parisiense Vital Gabriel Dubray e a sua inauguração aconteceu a 15 de agosto de 1865, no aniversário de Napoleão Bonaparte.

Já o pedestal em granito é da autoria do arquiteto Louis-François Desmarest. Contém quatro painéis de mármore, com molduras de bronze e inscrições de instituições imperiais: “Empire français”, “Code Napoléon”, “Concordat” e “Légion d’honneur”.

Église Saint-Godard

Como podes ver, Rouen é uma cidade com muitas igrejas. E embora a Église Saint-Godard não seja tão imponente como a Cathédrale ou a Abbatiale, eu acho que merece na mesma uma visita!

Esta pequena igreja em estilo gótico e renascentista localiza-se nas traseiras do Musée des Beaux-Arts (o museu de belas-artes) e ao lado do Musée Le Secq des Tournelles, (um museu dedicado à arte em ferro forjado, instalado numa igreja).

O nome é uma homenagem a outro Bispo de Rouen, neste caso, São Gildardo. E este templo tem dois órgãos produzidos por Aristide Cavaillé-Coll, um dos construtores de órgãos mais notáveis do século XIX. Aliás, Cavaillé-Coll foi também o criador do órgão da Abbatiale Saint-Ouen!

Colline Sainte-Catherine

A Colina Sainte-Catherine (também conhecida em francês como Côte Sainte-Catherine) é, sem dúvida, o miradouro com as melhores vistas sobre Rouen e o rio Sena. Mas como fica a 2 km do centro histórico, é melhor visitares o local de carro – se bem que existe um percurso pedestre, com mais de 500 degraus!

Situado a leste da cidade e a 140 metros de altitude, a Colline Sainte-Catherine é o sítio ideal para observar o pôr do sol ou fazer um piquenique. No miradouro encontras também placas, que ajudam a identificar os vários monumentos presentes no panorama.

Mapa do Roteiro de Rouen

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre França

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top