Rouen é a capital da Normandia e uma das cidades mais bonitas desta região francesa. Mas Rouen é muito mais do que um destino pitoresco e fotogénico: é um local com séculos de história, que remonta ao princípio do Império Romano!
Se visitares o centro histórico de Rouen, vais encontrar um pouco de tudo: as típicas casas de madeira de inspiração germânica, monumentos reminiscentes da Guerra dos Cem Anos e edifícios religiosos, que são verdadeiras obras-primas da arquitetura gótica!
Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Rouen: O Roteiro De Rouen Perfeito? Continua a ler!
Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.
Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!




Breve História de Rouen
A cidade de Rouen foi fundada no século I pelo Imperador Augusto, com o nome de Rotomagus. Numa fase posterior, foi conquistada por povos bárbaros, cristãos e viquingues (os Normandos) – sendo que estes últimos passaram a governar toda a região no século X, sob a liderança de Rolão (um nobre escandinavo, que se tornou o primeiro Duque da Normandia).


Ainda durante a Idade Média, Rouen passou a ser a capital da Normandia e foi anexada ao Reino de França, sendo fundamental durante a Guerra dos Cem Anos. No entanto, o acontecimento mais marcante desta guerra para a cidade foi a condenação de Joana d’Arc (ou Jeanne d’Arc em francês) à morte na fogueira, em 1431.
Visitar Rouen
À semelhança de outros destinos nesta região (como Giverny, Honfleur, ou o Monte Saint-Michel), Rouen é uma excelente opção para uma day trip desde Paris. Ou podes sempre visitá-la numa road trip pela Normandia! Porque não usar a cidade como base para descobrir as aldeias e vilas históricas nas redondezas?
Mas se não tiveres carro, não te preocupes! Rouen não fica longe da capital francesa e há várias opções de transportes públicos. Da Gare Saint-Lazare, tens comboios diretos da Oui.sncf até Rouen-Rive-Droite. E nas estações rodoviárias Paris La Défense e Paris (Bercy Seine), tens os autocarros também diretos da Flixbus até Rouen (Avenue Champlain).
Roteiro de Rouen
Cathédrale Notre-Dame
A Cathédrale Notre-Dame de Rouen é uma das catedrais mais bonitas do país e a série de trinta quadros que Claude Monet pintou dela comprovam isso mesmo.
Este Monument historique em estilo gótico começou a ser construído em 1145, para substituir uma anterior igreja românica do século XI. Contudo, as obras prolongaram-se durante os séculos seguintes, devido a atrasos e percalços (como incêndios e as Guerras Religiosas Francesas).


No século XIX, a Catedral de Rouen ganhou um pináculo de ferro fundido, que a tornou no edifício mais alto do mundo entre 1876 e 1880, até à construção da Catedral de Colónia.
A Catedral Notre-Dame está aberta todos os dias (exceto à segunda-feira de manhã), mas com um horário específico para as estações alta (abril a outubro) e baixa (novembro a março). Na primeira, funciona das 07:30 às 19:00 (segunda-feira a sábado) e das 08:00 às 18:00 (domingos e feriados). Na outra, está aberta das 07:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 (segunda-feira a sábado) e das 14:00 às 18:00 (domingos e feriados).
Le Gros Horloge
Depois de uma visita à Cathédrale Notre-Dame, este roteiro de Rouen continua pela Rue du Gros Horloge, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Aqui, não faltam lojas, cafés e restaurantes, mas a grande atração é o “Grande Relógio” que lhe dá o nome.


Instalado num arco renascentista, o Gros Horloge possui um dos mecanismos mais antigos em França e está em funcionamento desde 1389! Aliás, nas duas faces deste relógio astronómico, é possível perceber a hora, o dia da semana e a fase da lua!
O interior pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00 (abril a outubro), ou das 14:00 às 18:00 (novembro a março). O bilhete custa 7.10€ ou 3.60€ (com desconto).
Place du Vieux-Marché
A Praça do Antigo Mercado é um local de paragem obrigatória numa visita a Rouen. Afinal de contas, foi aqui que Joana d’Arc foi queimada viva, no dia 30 de maio de 1431! Hoje em dia, existe um memorial no sítio exato onde a heroína francesa foi executada chamado Le Bûcher de Jeanne d’Arc (isto é, “A Pira de Joana d’Arc”).


Atualmente, a Place du Vieux-Marché é uma das zonas mais animadas da cidade, com dezenas de cafés, bares e restaurantes com esplanada. Além disso, destaca-se pelos seus edifícios com séculos de história. Um deles chama-se La Couronne e é a pousada mais antiga de França, hoje convertida num restaurante gourmet!
Église Sainte-Jeanne-d’Arc
Ainda na Place du Vieux-Marché, recomendo que visites a Église Sainte-Jeanne-d’Arc, igualmente dedicada à jovem mártir. Esta igreja moderna de 1979 foi desenhada pelo arquiteto francês Louis Arretche e construída no local da entretanto desaparecida Église Saint-Vincent, aproveitando os vitrais renascentistas da mesma.


A Igreja de Santa Joana d’Arc está aberta todos os dias (exceto às sextas-feiras de manhã), das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Não te esqueças de admirar o seu interior (em forma de barco virado ao contrário) e o seu exterior em ardósia e cobre, que evoca as ondas do mar!
Abbatiale Saint-Ouen
A Abbatiale Saint-Ouen é um dos monumentos em estilo gótico flamejante (ou Flamboyant) mais impressionantes em França, com os seus 137 metros de altura e 80 vitrais.
A construção do templo atual iniciou-se em 1318, mas foi interrompida devido à Guerra dos Cem Anos.


Uma vez terminado o conflito, as obras continuaram e a igreja ficou concluída no século XV.
O seu nome é uma homenagem ao Santo Audoeno, Bispo de Rouen. E por acaso, esta igreja começou por ser uma abadia beneditina, assumindo especial importância na região da Normandia entre os séculos XIV e XVI.
Statue de Napoléon
Ao lado da Abbatiale Saint-Ouen, vais encontrar uma grande praça (a Place du Général de Gaulle) onde fica a Câmara Municipal de Rouen (ou Hôtel de Ville). E em frente a esta praça, está uma escultura monumental de Napoleão I.


Esta estátua equestre de bronze foi criada pelo escultor parisiense Vital Gabriel Dubray e a sua inauguração aconteceu a 15 de agosto de 1865, no aniversário de Napoleão Bonaparte.
Já o pedestal em granito é da autoria do arquiteto Louis-François Desmarest. Contém quatro painéis de mármore, com molduras de bronze e inscrições de instituições imperiais: “Empire français”, “Code Napoléon”, “Concordat” e “Légion d’honneur”.
Église Saint-Godard
Como podes ver, Rouen é uma cidade com muitas igrejas. E embora a Église Saint-Godard não seja tão imponente como a Cathédrale ou a Abbatiale, eu acho que merece na mesma uma visita!


Esta pequena igreja em estilo gótico e renascentista localiza-se nas traseiras do Musée des Beaux-Arts (o museu de belas-artes) e ao lado do Musée Le Secq des Tournelles, (um museu dedicado à arte em ferro forjado, instalado numa igreja).
O nome é uma homenagem a outro Bispo de Rouen, neste caso, São Gildardo. E este templo tem dois órgãos produzidos por Aristide Cavaillé-Coll, um dos construtores de órgãos mais notáveis do século XIX. Aliás, Cavaillé-Coll foi também o criador do órgão da Abbatiale Saint-Ouen!
Colline Sainte-Catherine
A Colina Sainte-Catherine (também conhecida em francês como Côte Sainte-Catherine) é, sem dúvida, o miradouro com as melhores vistas sobre Rouen e o rio Sena. Mas como fica a 2 km do centro histórico, é melhor visitares o local de carro – se bem que existe um percurso pedestre, com mais de 500 degraus!
Situado a leste da cidade e a 140 metros de altitude, a Colline Sainte-Catherine é o sítio ideal para observar o pôr do sol ou fazer um piquenique. No miradouro encontras também placas, que ajudam a identificar os vários monumentos presentes no panorama.
Mapa do Roteiro de Rouen
Partilha este artigo nas tuas redes sociais!
Mais Artigos sobre França
12 Melhores Mercados De Natal De França (Que Deves Visitar Este Ano)
Património Mundial No Grande Leste (2023)
Património Mundial Nos Altos De França (2023)
Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem
1 Dia Em Torres Vedras: O Roteiro De Torres Vedras Perfeito
2 Dias Em Arcos De Valdevez: O Roteiro De Arcos De Valdevez Perfeito
1 Dia Em Alcobaça: O Roteiro De Alcobaça Perfeito
Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
- Corpo da Câmara: Fujifilm X-T4 Mirrorless
- Lente da Câmara: Fujinon XF 18-55 mm F2.8-4 R LM OIS
- Tripé: Manfrotto Compact Action
- Tripé Pequeno: Manfrotto PIXI Mini
- Adaptador para Smartphone: Manfrotto PIXI Clamp
- Cartão de Memória: SanDisk 128GB Extreme PRO SDXC