Noto é uma vila e comuna da província de Siracusa, na ilha italiana da Sicília (em italiano, Sicilia). Isto significa que este roteiro de Noto é ideal para uma day trip desde Siracusa, ou até mesmo a paragem perfeita numa road trip pela região da Sicília!
Noto tem um património histórico e cultural de valor incalculável, e é na verdade uma das oito vilas e cidades inscritas como Património Mundial da UNESCO em 2002, sob o nome “Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto (Sudeste da Sicília)”!
Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Noto: O Roteiro De Noto Perfeito? Continua a ler!
Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.
Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!
Breve História de Noto
A vila de Noto foi totalmente reconstruída depois do Terramoto do Val di Noto de 1693, à semelhança das outras sete vilas e cidades que integram a mesma inscrição do Património Mundial da UNESCO: Caltagirone, Catania, Militello in Val di Catania, Modica, Palazzolo Acreide, Ragusa e Scicli.
Com edifícios e monumentos projetados no estilo barroco tardio da época, a vila de Noto constitui um exemplo notável de planeamento urbano e realização arquitetónica e artística. Tudo isto utilizando como matéria-prima o arenito, uma rocha macia de tom dourado bem presente neste território!
Património Mundial
Sabias que as Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto (Sudeste da Sicília) fizeram parte do décimo-quinto conjunto de inscrições de Itália na Lista do Património Mundial da UNESCO? Esta 26ª Sessão do Comité de Património Mundial realizou-se em Budapeste (Hungria), entre os dias 24 e 29 de junho de 2002.
Hoje em dia, Itália é o país do mundo com mais sítios UNESCO: possui sessenta bens patrimoniais (tanto culturais, como naturais) inscritos na lista mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura!
Entretanto, já tive a oportunidade de visitar doze:
- Área Arqueológica de Agrigento (1997)
- Área Arqueológica de Pompeia (1997)
- Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto (Sudeste da Sicília) (2002) – Noto
- Cinque Terre (1997)
- Centro Histórico de Florença (1982)
- Centro Histórico de Nápoles (1995)
- Centro Histórico de Roma e as Propriedades da Santa Sé (1980) – Castelo de Santo Ângelo, Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino, Panteão
- Os Pórticos de Bolonha (2021)
- Palácio Real do Século XVIII de Caserta com o Parque (1997)
- Palermo Árabe-Normanda e as Igrejas Catedrais de Cefalù e Monreale (2015)
- Siracusa e a Necrópole Rochosa de Pantalica (2005)
- Veneza e a sua Lagoa (1987)
Visitar Noto
Na minha opinião, a melhor forma de visitar a vila de Noto é numa day trip desde Siracusa. E para lá chegares desde a quarta maior cidade siciliana, tens duas opções: viajar de carro (à volta de 40 km) ou de transportes públicos (50-55 minutos de autocarro).
Contudo, Noto é também uma excelente paragem numa road-trip pela província de Siracusa ou pela região da Sicília! Nesse caso, sugiro que explores outros destinos nas redondezas: Marzamemi (a 23 km), Palazzolo Acreide (a 31 km), Modica (a 35 km), Scicli (a 51 km) ou Ragusa (a 52 km).
Roteiro de Noto
Porta Reale (ou Porta Ferdinandea)
Este roteiro de Noto começa na Porta Real ou Porta Ferdinandea (em italiana, Porta Reale ou Porta Ferdinandea), a entrada simbólica da vila de Noto. Projetada pelo arquiteto napolitano Orazio Angelini em estilo neoclássico, data do ano 1838.
Em 1838, Noto recebeu a visita do rei Fernando II das Duas Sicílias e erigiu a Porta Real (ou Porta Ferdinandea) para celebrar a sua chegada. Este grande arco foi decorado com os brasões de Noto e da família Canicarao – que encomendou a obra – assim como com três esculturas no topo.
Corso Vittorio Emanuele
A próxima paragem neste roteiro de Noto é a Alameda Vítor Emanuel (em italiano, Corso Vittorio Emanuele), a artéria principal da vila. Com cerca de 1 km de comprimento, acolhe dezenas de monumentos, restaurantes, lojas e alojamentos.
Entre as atrações mais populares de Noto situadas na Alameda Vítor Emanuel, destacam-se a Porta Real (ou Porta Ferdinandea), a Igreja de São Francisco de Assis na Imaculada, o Museu Arqueológico de Noto, a Igreja de Santa Clara, o Palácio Ducezio e a a Catedral de São Nicolau, entre outras!
Chiesa di San Francesco d’Assisi all’Immacolata
Este roteiro de Noto continua na Igreja de São Francisco de Assis na Imaculada (em italiano, Chiesa di San Francesco d’Assisi all’Immacolata), um trabalho dos arquitetos Rosario Gagliardi e Vincenzo Sinatra, dois dos principais expoentes do estilo barroco siciliano.
Construída no topo de uma imponente escadaria de três lanços entre 1704 e 1750, a Igreja de São Francisco de Assis na Imaculada tem uma só nave e planta de cruz latina. O seu interior abriga pinturas e esculturas do século XVIII, na sua maioria em estilo barroco e rocócó.
Museo Archeologico di Noto
A próxima paragem neste roteiro de Noto é o Museu Arqueológico de Noto (em italiano, Museo Archeologico di Noto), oficialmente chamado de MuCiAN – Museu Arqueológico Cívico de Noto (em italiano, MuCiAN – Museo Civico Archeologico di Noto).
O primeiro Museu Arqueológico de Noto foi inaugurado em 1965, mas fechou ao público em 1986 para obras de restauro urgentes. Após um encerramento de 35 anos, a instituição voltou a abrir portas em setembro de 2021, com artefactos pré-históricos, romanos e bizantinos expostos ao longo de dez salas.
Chiesa di Santa Chiara
Este roteiro de Noto continua na Igreja de Santa Clara (em italiano, Chiesa di Santa Chiara), cujo nome oficial é Igreja de Santa Maria Assunta (em italiano, Chiesa di Santa Maria Assunta). O edifício foi desenhado por Rosario Gagliardi por volta de 1730, com uma planta central em forma elíptica.
No interior, é possível admirar retábulos dos séculos XVII-XIX e decorações com estuques. Quando foi concluída em 1758, a Igreja de Santa Clara foi anexada ao Mosteiro Beneditino do Santíssimo Crucifixo (em italiano, Monastero Benedettino del Santissimo Crocifisso), que integra o Museu Cívico de Noto.
Palazzo Ducezio
A próxima paragem neste roteiro de Noto é o Palácio Ducezio (em italiano, Palazzo Ducezio), a sede da Câmara Municipal de Noto – cujo nome homenageia Ducezio (ou Doukétios), rei dos Sículos de 460 a.C. a 450 a.C. e fundador da vila de Noto.
Inspirado pelos palácios franceses do século XVII, o Palácio Ducezio foi edificado entre 1746 e 1830 segundo um esboço de Vincenzo Sinatra. Na primeira metade do século XX, o arquiteto Francesco La Grasse concebeu o segundo andar que podes ver na fotografia!
Cattedrale di San Nicolò
Este roteiro de Noto continua na Catedral de São Nicolau (em italiano, Cattedrale di San Nicolò), o principal templo religioso da vila. Dedicada a São Nicolau, esta basílica menor localiza-se no topo de uma ampla escadaria de três lanços, à semelhança da Igreja de São Francisco de Assis na Imaculada.
A primeira pedra da Catedral de São Nicolau foi lançada em 1694, embora os detalhes mais recentes datem do século XIX. A fachada e as duas torres reúnem elementos de inspiração neo-seiscentista, setecentista e neoclássica, da autoria de Fra Angelo Italia, Rosario Gagliardi e Vincenzo Sinatra.
No interior, é de salientar a urna de prata do século XVI, que contém os restos mortais de São Corrado Confalonieri, o padroeiro de Noto. Ninguém diria, mas a Catedral de São Nicolau foi parcialmente reconstruída no início do século XXI, depois de um desastroso desabamento a 13 de março de 1996, consequente dos danos estruturais sofridos durante o Terramoto de Carlentini de 1990!
Monumento ai Caduti nella Grande Guerra
A próxima paragem neste roteiro de Noto é o Monumento aos Caídos na Grande Guerra (em italiano, Monumento ai Caduti nella Grande Guerra), obra de 1922 de Francesco Saverio Sortino, um escultor local ativo no final do século XIX e início do século XX.
Instalado na Praça Landolina (em italiano, Piazza Landolina), o Monumento aos Caídos na Primeira Guerra Mundial foi criado em bronze sobre uma base de mármore, parcialmente coberta por um friso também em bronze e cujos medalhões evocam as batalhas mais significativas da guerra.
Infiorata di Noto
Este roteiro de Noto continua na Infiorata de Noto (em italiano, Infiorata di Noto), um evento que transforma a vila num jardim florido, por ocasião do feriado católico do Corpo de Deus. A celebração é recriada por toda a Itália, tendo sido fundada na vila de Genzano di Roma em 1778!
Todos os anos desde 1980, por volta dos meses de maio e junho, a Rua Corrado Nicolaci (em italiano, Via Corrado Nicolaci) é decorada com tapetes de flores de padrões intrincados, que sobem a rua até à Igreja de Montevergine (em italiano, Chiesa di Montevergine)!
Scalinata Mariannina Coffa
A última paragem neste roteiro de Noto é a Escadaria Mariannina Coffa (em italiano, Scalinata Mariannina Coffa), uma das escadarias mais fotogénicas que já vi, verdadeiramente digna de ser partilhada nas redes sociais! O seu nome é uma homenagem a Mariannina Coffa, uma poetisa local.
A Escadaria Mariannina Coffa reproduz a vizinha Infiorata de Noto através da arte gráfica, sendo atualizada aquando do evento florido anual. Este exemplo de arte urbana permite modernizar o centro histórico de Noto e dar-lhe mais cor durante todo o ano!
Mapa do Roteiro de Noto
Partilha este artigo nas tuas redes sociais!
Mais Artigos sobre Itália
Como Visitar A Catedral De Palermo Em 2024
1 Dia Em Marzamemi: O Roteiro De Marzamemi Perfeito
4 Dias Em Roma: O Roteiro De Roma Perfeito
Mais Artigos sobre Património Mundial
Como Visitar A Catedral De Palermo Em 2024
Castelo de Amboise: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024
Paço Dos Duques De Bragança: Melhores Dicas Para Visitar Em 2024
Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem
1 Dia Em Marzamemi: O Roteiro De Marzamemi Perfeito
1 Dia Em Penafiel: O Roteiro De Penafiel Perfeito
1 Dia Em Torres Vedras: O Roteiro De Torres Vedras Perfeito
Onde Faço As Minhas Reservas?
- Hotéis e Alojamento: Booking.com
- Passeios e Atividades: GetYourGuide
Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
- Corpo da Câmara: Fujifilm X-T4 Mirrorless
- Lente da Câmara: Fujinon XF 18-55 mm F2.8-4 R LM OIS
- Tripé: Manfrotto Compact Action
- Tripé Pequeno: Manfrotto PIXI Mini
- Adaptador para Smartphone: Manfrotto PIXI Clamp
- Cartão de Memória: SanDisk 128GB Extreme PRO SDXC