Marzamemi é uma aldeia da província de Siracusa, na ilha italiana da Sicília (em italiano, Sicilia). Isto significa que este roteiro de Marzamemi é ideal para uma day trip desde Siracusa, ou até mesmo a paragem perfeita numa road trip pela região da Sicília!
Marzamemi tem um património histórico, cultural e (sobretudo) natural de valor incalculável, e é uma das aldeias balneares mais pitorescas e fotogénicas da Sicília, recebendo milhares de visitantes e turistas durante o Verão!
Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Marzamemi: O Roteiro De Marzamemi Perfeito? Continua a ler!
Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.
Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!
Breve História de Marzamemi
Marzamemi nasceu em tornou de um porto de pesca e esta atividade cedo se tornou o principal sustento da aldeia. A fábrica de atum Marzamemi remonta a 1600 e foi vendida ao Barão Simone Calascibetta em 1655. Esta família promoveu ainda a construção das casas dos marinheiros e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Nos séculos seguintes, outras famílias aristrocráticas patrocinaram o desenvolvimento de Marzamemi: os Starrabba pagaram novos armazéns para conservar o vinho e o sal, e uma grande mó, enquanto que os Villadorata financiaram um moinho a vapor, mais tarde convertido numa destilaria.
As dívidas acumuladas pelos Calascibetta desde o final do século XVIII, permitiram que os Villadorata adquirissem grande parte da fábrica de atum Marzamemi. Ao mesmo tempo, a Casa Real de Bourbon fundou a ferrovia Marzamemi-Pachino, melhorando as ligações com a zona portuária e revitalizando o comércio marítimo.
Em 1912, Marzamemi ganhou uma fábrica de processamento de atum salgado e uma fábrica de processamento de atum em azeite depois. A pesca do atum manteve-se abundante até ao pós-guerra, mas encerrou definitivamente em 1969, quando a família Villadorata abandonou a aldeia.
Visitar Marzamemi
Na minha opinião, a melhor forma de visitar a aldeia de Marzamemi é numa day trip desde Siracusa. Para lá chegares desde a quarta maior cidade siciliana, tens uma única opção: viajar de carro (à volta de 52 km).
Contudo, Marzamemi é também uma excelente paragem numa road-trip pela província de Siracusa ou pela região da Sicília! Nesse caso, sugiro que explores outros destinos nas redondezas: Noto (a 23 km), Modica (a 41 km), Scicli (a 46 km), Palazzolo Acreide (a 53 km) ou Ragusa (a 60 km).
Roteiro de Marzamemi
Scogli di Marzamemi
Este roteiro de Marzamemi começa nas Rochas de Marzamemi (em italiano, Scogli di Marzamemi), uma área de caminhada à beira-mar. Se estacionares o carro no Parcheggio La Diga, a primeira coisa que vais ver são as Rochas de Marzamemi, pois ficam a menos de 100 metros!
Este percurso pedestre contorna praticamente toda a aldeia de Marzamemi, passando pelas suas praias e zonas balneares. É portanto um dos lugares mais frequentados pelos turistas italianos e estrangeiros, em especial em Julho e Agosto!
Belvedere de lo Scoglio
A próxima paragem neste roteiro de Marzamemi é o Miradouro do Rochedo (em italiano, Belvedere de lo Scoglio), a cerca de 300 metros das Rochas de Marzamemi. Na verdade, este miradouro é uma continuação do trilho turístico que mencionei anteriormente.
Pelo caminho, vais passar por inúmeras casas, a grande maioria renovada para alojamento local – se bem que também existem algumas casas de férias de locais. Fora isso, é possível admirar as esplanadas floridas de diversos restaurantes de peixe, marisco ou comida tipicamente siciliana.
Antico Borgo dei Pescatori
Este roteiro de Marzamemi continua na Antiga Aldeia dos Pescadores (em italiano, Antico Borgo dei Pescatori), o coração da aldeia. Oficialmente apelidado de Praça Rainha Margarita (em italiano, Piazza Regina Margherita), este largo é a alma do centro histórico de Marzamemi.
À volta da Antiga Aldeia dos Pescadores, vais encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Paula, o Palácio de Villadorata e a Igreja Antiga de Nossa Senhora do Carmo. Os restantes edifícios eram as antigas casas dos pescadores, onde hoje estão instalados diferentes tipos de comércios locais.
Chiesa Madre di San Francesco di Paola
A próxima paragem neste roteiro de Marzamemi é a Igreja Matriz de São Francisco de Paula (em italiano, Chiesa Madre di San Francesco di Paola), o templo religioso mais importante da aldeia. É dedicada a São Francisco de Paula, o fundador da Ordem dos Minímos.
A Igreja Matriz de São Francisco de Paula foi erigida após a Segunda Guerra Mundial, por vontade do Papa Pio XI. A primeira pedra foi lançada no dia 2 de julho de 1945, mas a sua inauguração só aconteceu a 4 de janeiro de 1948. A 19 de agosto de 1950, o monumento foi entregue à aldeia de Marzamemi.
Palazzo di Villadorata
Este roteiro de Marzamemi continua no Palácio de Villadorata (em italiano, Palazzo di Villadorata), a atração turística mais imponente da pequena aldeia de pescadores. Como sugere o nome, este palácio pertenceu aos Villadorata, uma das famílias aristocráticas que viveram em Marzamemi.
Projetado em estilo barroco pelo arquiteto italiano Giovanni Vermexio, o Palácio de Villadorata data de meados do século XVIII. Esta antiga residência nobre possui dois pisos, sendo que o segundo andar consiste numa grande torre quadrangular.
Chiesa Antica della Madonna del Carmelo
A próxima paragem neste roteiro de Marzamemi é a Igreja Antiga de Nossa Senhora do Carmo (em italiano, Chiesa Antica della Madonna del Carmelo), o templo religioso mais antigo da aldeia. Nos dias que correm, não passa de uma ruína escondida entre snack-bares e lojas de souvenirs!
À semelhança de grande parte dos edifícios de Marzamemi (e de outros destinos, como Noto), a Igreja Antiga de Nossa Senhora do Carmo é feita de pedra de arenito, uma matéria-prima da região. Erguida entre 1748 e 1752 a mando do Barão Bernardo Calascibetta, permaneceu aberta ao culto até 1948.
Vicolo Villadorata
Este roteiro de Marzamemi continua no Beco Villadorata (em italiano, Vicolo Villadorata), uma pequena ruela que recebeu igualmente o nome desta família nobre, tão influente nesta aldeia. No entanto, o seu tamanho não impede que seja um centro de afluência de centenas de turistas!
As sucessivas lojas de souvenirs ao longo do Beco Villadorata vendem quase todas os mesmos tipos de produtos: cerâmicas, louças, sabonetes, etc.. Ainda assim, as peças de artesanato mais requisitadas são a “Testa di Moro” (ou “Cabeça de Mouro”, em português) e a “Pigna” (ou “Pinha”, em português)!
Largo Balata
A próxima paragem neste roteiro de Marzamemi é o Largo Balata, uma pequena praça existente ao fundo do Beco Villadorata. Voltado para o Cais da Antiga Marina, é um dos sítios favoritos dos turistas pelas suas vistas panorâmicas sobre as águas tranquilas do Mar Jónico!
Tal como outras praças e ruas da aldeia de Marzamemi, o Largo Balata é circundado por diferentes tipos de estabelecimentos de restauração. Com esplanadas coloridas instaladas em frente ao Cais da Antiga Marina, é uma excelente recomendação para um final de tarde!
Pontile Antica Marina
A última paragem neste roteiro de Marzamemi é o Cais da Antiga Marina (em italiano, Pontile Antica Marina), o berço desta aldeia de pescadores. Era daqui que partiam os barcos para a pesca do atum – atualmente substituídos por pequenas e médias embarcações de recreio.
Ainda nesta zona, é possível passear pelo Cais São Francisco de Paula (em italiano, Molo San Francesco di Paola), o atual cais de pesca de Marzamemi, bem como avistar a Ilha Pequena ou Ilhéu Brancati (em italiano, Isola Piccola ou Isolotto Brancati), uma vila privada.
Mapa do Roteiro de Marzamemi
Partilha este artigo nas tuas redes sociais!
Mais Artigos sobre Itália
Como Visitar A Catedral De Palermo Em 2024
1 Dia Em Noto: O Roteiro De Noto Perfeito
4 Dias Em Roma: O Roteiro De Roma Perfeito
Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem
1 Dia Em Echternach: O Roteiro De Echternach Perfeito
1 Dia Em Noto: O Roteiro De Noto Perfeito
1 Dia Em Penafiel: O Roteiro De Penafiel Perfeito
Onde Faço As Minhas Reservas?
- Hotéis e Alojamento: Booking.com
- Passeios e Atividades: GetYourGuide
Que Equipamento Fotográfico Utilizo?
- Corpo da Câmara: Fujifilm X-T4 Mirrorless
- Lente da Câmara: Fujinon XF 18-55 mm F2.8-4 R LM OIS
- Tripé: Manfrotto Compact Action
- Tripé Pequeno: Manfrotto PIXI Mini
- Adaptador para Smartphone: Manfrotto PIXI Clamp
- Cartão de Memória: SanDisk 128GB Extreme PRO SDXC