1 Dia Em Bolonha: O Roteiro De Bolonha Perfeito

Bolonha (em italiano, Bologna) é a capital da região Emília-Romanha, no norte de Itália. A cidade não só possui um passado célebre no que diz respeito à gastronomia, música e outras formas de arte e cultura, como também é um importante centro universitário e cosmopolita.

Aliás, a Universidade de Bolonha é a mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1088! Nela estudaram personagens ilustres da História Italiana, como por exemplo, Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio e Nicolau Copérnico.

Infelizmente, a cidade é das subestimadas de Itália, por causa dos grandes centros turísticos que são Roma, Florença e Veneza. Mas, a verdade é que Bolonha tem muito para oferecer!

Por isso, queres saber mais sobre 1 Dia Em Bolonha: O Roteiro De Bolonha Perfeito? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Roteiro de Bolonha
Roteiro de Bolonha

Breve História de Bolonha

Importante centro urbano ao longo dos séculos, Bolonha começou por estar sob o domínio dos Etruscos, em seguida dos Celtas e depois dos Romanos. Na Idade Média, tornou-se independente e, eventualmente, uma das cidades mais populosas da Europa.

De 1506 a 1859, Bolonha fez parte dos Estados Pontifícios, assistindo ao surgimento da maioria dos seus monumentos atuais, isto é, palácios, igrejas, conventos e praças. Contudo, entre 1796 e 1815, foi Napoleão Bonaparte quem ocupou a cidade, durante a sua Primeira Campanha em Itália.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quase metade dos edifícios citadinos foram destruídos ou danificados com os bombardeamentos aéreos. Posteriormente, em 2000, Bolonha foi declarada Capital Europeia da Cultura e, no ano de 2006, Cidade da Música UNESCO, passando a integrar a Rede de Cidades Criativas.

SABIAS QUE? Bolonha é conhecida principalmente como “La Dotta, la Grassa, la Rossa” (“A Culta, a Gorda, a Vermelha”)? “Culta”, por possuir a universidade mais antiga do mundo ocidental, “Gorda” pela gastronomia farta e deliciosa da região e “Vermelha” porque usa terracota, tijolos e telhas vermelhas nas suas construções!

Património Mundial

Sabias que Os Pórticos de Bolonha fizeram parte do trigésimo conjunto de inscrições de Itália na Lista do Património Mundial da UNESCO? Esta 44ª Sessão do Comité de Património Mundial realizou-se em Fuzhou (China), entre os dias 16 e 31 de julho de 2021.

Outros dois sítios italianos foram anunciados na sessão: os ciclos de frescos do século XIV de Pádua; e As Grandes Cidades Termais da Europa.

Hoje em dia, Itália é o país do mundo com mais sítios UNESCO: possui cinquenta e nove bens patrimoniais (tanto culturais, como naturais) inscritos na lista mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura!

Entretanto, já tive a oportunidade de visitar oito:

Visitar Bolonha

A cidade de Bolonha é conhecida pelos famosos passeios gastronómicos, que te levam a provar as iguarias da região, para além dos seus imensos pórticos, torres e igrejas. Porém, quer chegues de avião, comboio, autocarro ou carro, a tua visita cultural vai iniciar-se certamente no mesmo sítio: na Piazza Maggiore.

Antes de tudo, a Piazza Maggiore é a praça central de Bolonha e está rodeada pelos edifícios administrativos e religiosos mais importantes da cidade. Embora tenha sido fundada no século XII, só foi concluída três séculos depois. Desde então, a sua aparência permaneceu praticamente idêntica à do século XV.

Entre os magníficos monumentos medievais da Piazza Maggiore, destacam-se:

  • Palazzo d’Accursio
  • Palazzo dei Notai
  • Basilica di San Petronio
  • Palazzo dei Banchi
  • Palazzo del Podestà

Roteiro de Bolonha

Basilica di San Petronio

A grandiosa Basilica di San Petronio é um marco da cidade de Bolonha, com uma fachada inacabada e dimensões que a colocam na lista das maiores igrejas do mundo! Em estilo gótico italiano, a catedral homenageia o santo padroeiro e antigo bispo de Bolonha, São Petrónio.

A basílica começou a ser construída em 1390. No interior, existe uma “linha de meridiano” criada pelo astrónomo Giovanni Domenico Cassini: em resumo, esta marcação permitiu-lhe realizar medições e calcular o tempo de determinados eventos, como o equinócio e o solstício!

Antes de saíres, podes admirar as vinte e duas capelas laterais decoradas com estátuas em mármore, pinturas, frescos e relevos com cenas da Bíblia. Por fim, não te esqueças de passar pela terrazza para admirar as vistas panorâmicas!

Palazzo d’Accursio

Em segundo lugar, o Palazzo d’Accursio (ou Palazzo Comunale) serve de atual câmara municipal de Bolonha. Começou por funcionar como habitação do jurista italiano Francesco Accursio e, no século XIV, já era sede do município. O seu relógio caraterístico (na Torre d’Accursio) foi acrescentado um século depois, no momento em que o palácio sofreu uma reforma arquitetónica geral.

Na fachada da entrada, destaca-se uma estátua de bronze bastante imponente do Papa Gregório XIII , apesar de existir ao lado uma bem mais pequena e feita em terracota, apelidada de Madonna di Piazza con Bambino (1478), de Nicolò dell’Arca. Enquanto isso, o interior do palácio esconde várias salas de grande importância histórica e política, nos dois pisos superiores:

  • Sala d’Ercole – com uma estátua proeminente de Hércules
  • Sala Rossa – repleta de tapeçarias vermelhas
  • Galleria dei Senatori (ou Sala del Consiglio) – decorada com frescos
  • Sala Farnese (ou Sala Regia) – com frescos sobre Bolonha
  • Sala Urbana – com quase 200 brasões pintados nas suas paredes
  • Galleria Vidoniana – que exibe pinturas, móveis e acessórios doados à cidade nos séculos XIX e XX
  • Sala dei Cavalleggeri – destinada à escolta de soldados do reino
  • Sala Boschereccia – representando paisagens bucólicas e outros espaços verdes

Fontana del Nettuno

Se seguires pela saída noroeste da Piazza Maggiore, vais encontrar a Piazza del Nettuno, nomeada graças à fonte monumental que a integra. A estátua do deus romano tornou-se um dos símbolos de Bolonha e, no entanto, encontrava-se em trabalhos de renovação quando a visitei…

SABIAS QUE? A fabricante de automóveis Maserati foi fundada na cidade de Bolonha e o logótipo da marca é inspirado no tridente de Neptuno desta mesma fonte!


A Fontana del Nettuno encontra-se ao lado da Biblioteca Salaborsa, uma biblioteca pública anexa ao Palazzo d’Accursio. Aqui, é curioso admirar os diferentes estilos arquitetónicos, bem como o chão de vidro, revelando as antigas ruínas da cidade.

Palazzo Re Enzo

Por outro lado, se atravessares a Piazza Maggiore em direção à saída nordeste, vais chegar à Piazza Re Enzo, onde sobressai um palácio do século XIII: o Palazzo Re Enzo. Este monumento medieval de aparência austera, serve de local de eventos, nos dias que correm.

Surpreendentemente, o palácio herdou o nome de Enzo di Sardinia, filho ilegítimo do Imperador Frederico II, que aqui esteve preso de 1249 até à sua morte em 1272. Ainda assim, a sua edificação data de 1244 e o seu intuito original era servir de apoio ao Palazzo del Podestà.

Quadrilatero

O Quadrilatero é um bairro junto à Piazza Maggiore, com uma atividade mercantil, artesanal e comercial muito movimentada desde a Idade Média. Aqui, quer os restaurantes e lojas, quer outros pequenos comércios locais multiplicam-se pelas ruas estreitas, servindo os produtos típicos da Emília-Romanha. Nesse sentido, podes aproveitar para fazer compras ou começar a tua visita gastronómica a partir do Mercato di Mezzo, em busca do melhor da região. Buon appetito!

  • Parmigiano-Reggiano e Grana Padano – os melhores queijos da região
  • Mortadella – o famoso enchido feito à base de carnes e gordura animal
  • Prosciutto di Parma – o presunto italiano curado a seco
  • Crescentine (ou Tigelle) – pães finos e redondos, perfeitos para sanduíches
  • Lambrusco e Pignoletto – os melhores vinhos da região
  • Aceto balsamico – hoje em dia, um dos vinagres mais utilizados na cozinha portuguesa
  • Tagliatelle al ragù – a receita ORIGINAL de massa à bolonhesa
  • Tortellini in brodo – tortellini recheados com carne ou queijo, em caldo
  • Lasagne verdi – lasanha de espinafres com ragù (molho à base de carne cozida) e bechamel
  • Cotoletta Petroniana – costeleta de vitela assada no forno em caldo de carne e servida com uma fatia de prosciutto e raspas de queijo Grana Padano

Enfim, dá água na boca, não dá? Em contrapartida, aposto que vai ser preciso desgastar algumas calorias no final deste banquete culinário! Portanto, a boa notícia é que, ainda no bairro do Quadrilatero, tens vários monumentos para visitar, como a Chiesa di Santa Maria della Vita, o Museo Civico Archeologico, o Archiginnasio e duas pequenas torres: a Torre Carrari e a Torre Toschi.

Due Torri

As “Due Torri” são duas torres inclinadas medievais em Bolonha, ao mesmo tempo que servem de símbolo da cidade. Os seus nomes Asinelli e Garisenda remontam às duas famílias associadas às suas construções, entre 1109 e 1119.

A Torre Asinelli serviu primeiramente de prisão e pequena fortaleza, no século XIV. Também foi utilizada por cientistas, tal como a Basilica di San Petronio: Giovanni Battista Riccioli (no século XVII) e Giovanni Battista Guglielmini (no século XVIII) estudaram exatamente aqui a rotação do planeta e a noção de queda livre.

A Torre Garisenda ergue-se a 48 metros do solo, se bem que já teve quase 60 metros de altura. Só para ilustrar, foi citada por Dante na “Divina Comédia” e na sua coleção de poemas “As Rimas”, de Goethe em “Viagem à Itália” (1816-17) e por Charles Dickens em “Imagens da Itália” (1846).

Com mais de 97 metros de altura, a Torre Asinelli é a torre inclinada medieval mais alta do mundo! Nos dias que correm, é possível subir os seus 498 degraus , a fim de admirar as vistas panorâmicas e os telhados vermelhos de Bolonha. A saber, os bilhetes custam 5€ e podem ser comprados antecipadamente no site oficial das Due Torri.

Mapa do Roteiro de Bolonha

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Itália

Mais Artigos sobre Roteiros de Viagem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top