Património Mundial Em Portugal (2024)

Queres visitar o Património Mundial em Portugal? Não pesquises mais, pois eu reuni uma lista completa do Património Mundial em Portugal. De Angra do Heroísmo a Tomar – para não mencionar a Batalha e Lisboa – prepara-te para descobrir sítios únicos, lindos e de cair o queixo!

Hoje em dia, Portugal é o nono país da Europa e o décimo-oitavo país do mundo com mais sítios inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Contabiliza um total de dezassete: dezasseis sítios de interesse cultural e um sítio de interesse natural!

Por isso, queres saber mais sobre o Património Mundial Em Portugal (2024)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Património Mundial em Portugal
Património Mundial em Portugal

Património Mundial em Portugal

1. Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores (1983)

A Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores foi inscrita na Lista de Património Mundial em 1983, juntamente com três outros sítios listados como Património Mundial em Portugal: o Convento de Cristo em Tomar; o Mosteiro da Batalha; e o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa.

Localizada na Ilha Terceira – uma das nove ilhas que constituem o Arquipélago dos Açores (e integra o chamado Grupo Central) – a cidade de Angra do Heroísmo destaca-se pela sua magnífica arquitetura militar, como são exemplo o Forte de São Sebastião e a Fortaleza de São João Baptista, ambos com mais de 400 anos!

2. Convento de Cristo em Tomar (1983)

O Convento de Cristo em Tomar foi inscrito na Lista de Património Mundial em 1983, juntamente com três outros sítios listados como Património Mundial em Portugal: a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores, o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa.

O Convento de Cristo começou a ser construído em 1160 e, originalmente, pertencia à Ordem dos Templários. No entanto, como as obras duraram mais de cinco séculos, o monumento apresenta uma mistura de diferentes estilos arquitetónicos: Românico, Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista e Barroco.

Lê o meu guia completo sobre o Convento de Cristo em Tomar, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

3. Mosteiro da Batalha (1983)

O Mosteiro da Batalha foi inscrito na Lista de Património Mundial em 1983, juntamente com três outros sítios listados como Património Mundial em Portugal: Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores; o Convento de Cristo em Tomar; e o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa.

Também apelidado de Mosteiro de Santa Maria da Vitória, este monumento é resultado da vitória portuguesa sobre os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, que foi travada a 14 de agosto de 1385. Considerado um dos melhores exemplos de arquitetura manuelina, foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007.

Lê o meu guia completo sobre o Mosteiro da Batalha, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

4. Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (1983)

O Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa foram inscritos na Lista de Património Mundial em 1983, juntamente com três outros sítios listados como Património Mundial em Portugal: a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo nos Açores; o Convento de Cristo em Tomar; e o Mosteiro da Batalha.

Torre de Belém

Tal como o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém estão ligados a um momento crucial da história de Portugal (neste caso, com a Era dos Descobrimentos) e também passaram a fazer parte das 7 Maravilhas de Portugal.

Lê o meu guia sobre o Mosteiro dos Jerónimos, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

5. Centro Histórico de Évora (1986)

O Centro Histórico de Évora foi inscrito na Lista de Património Mundial em 1986. À semelhança de muitas outras cidades de Portugal, a fundação de Évora remonta à época do Império Romano, da qual subsistem algumas ruínas como o Templo Romano (erradamente chamado de Templo de Diana) e as Termas Romanas.

No século XV, os monarcas portugueses começaram a passar longas temporadas em Évora, incentivando a construção de edifícios reais e religiosos: Convento de Santa Clara, Igreja de São Francisco e Convento dos Lóios, entre outros. Atualmente, Évora é a capital da Região do Alentejo ou Alentejo, uma das mais turísticas do país.

6. Mosteiro de Alcobaça (1989)

O Mosteiro de Alcobaça foi inscrito na Lista de Património Mundial em 1989. A sua importância deve-se, acima de tudo, ao facto de ter sido a primeira grande estrutura em arquitetura gótica a ser construída em Portugal. As suas obras começaram em 1172 e foram levadas a cabo pelos monges da Ordem de Cister.

Ainda assim, os melhores elementos do Mosteiro de Alcobaça são os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, os protagonistas da mais famosa (e trágica) história de amor portuguesa. Localizados nas alas sul e norte do transepto (respetivamente), são verdadeiras obras-primas da escultura gótica!

Lê o meu guia sobre o Mosteiro de Alcobaça, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

7. Paisagem Cultural de Sintra (1995)

A Paisagem Cultural de Sintra foi inscrita na Lista de Património Mundial em 1995. Esta classificação engloba o centro histórico da vila e parte da Serra de Sintra, que está pontuada por diversos palácios, quintas, parques, jardins, etc.. Eis os monumentos mais importantes deste sítio UNESCO:

Embora este conjunto de residências remonte a períodos diferentes, a grande maioria foi construída no século XIX, quando Sintra emergiu como pioneira da arte romântica europeia. Além disso, tornou-se uma referência na arquitetura paisagística, inspirando jardins e parques por toda a Europa!

Lê o meu guia completo sobre a Paisagem Cultural de Sintra, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

8. Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar (1996)

O Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar foram inscritos na Lista de Património Mundial em 1996. Em primeiro lugar, o Centro Histórico do Porto é uma área considerável da cidade velha, que engloba mais de meia centena de edifícios e estruturas, entre casas centenárias, palácios, igrejas, capelas, estátuas e chafarizes. Estes são alguns dos melhores monumentos para visitar:

  • Estação de São Bento
  • Igreja de Santo Ildefonso
  • Igreja de São Francisco
  • Igreja e Torre dos Clérigos
  • Muralha Primitiva e Muralhas Fernandinas
  • Paço Episcopal
  • Palácio da Bolsa
  • Praça da Ribeira
  • Sé do Porto
  • Teatro Nacional de São João

Quanto à Ponte Luiz I, ela é um dos cartões-postais mais conhecidos do Porto, além de ter sido eleita uma das “Pontes Mais Bonitas da Europa” pelo European Best Destinations, em 2019. Já o Mosteiro da Serra do Pilar é o miradouro perfeito para admirar todo este Património Mundial da UNESCO!

9. Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica no Vale do Côa (1998)

Os Sítios de Arte Rupestre Pré-Histórica no Vale do Côa foram inscritos na Lista de Património Mundial em 1998. Curiosamente, esta é a única propriedade portuguesa partilhada com outro país. É que a UNESCO estendeu a classificação em 2010, de forma a integrar o Sítio Arqueológico de Siega Verde, em Espanha.

Localizadas nas margens dos rios Águeda e Côa (dois afluentes do rio Douro), este conjunto de milhares de pinturas rupestres ao ar livre são a prova da ocupação humana na Península Ibérica já desde os finais do Paleolítico Superior (22 000-10 000 a.C.)!

10. Laurissilva da Madeira (1999)

A Laurissilva da Madeira foi inscrita na Lista de Património Mundial em 1999. Até ao momento, este é o único sítio UNESCO de “interesse natural” – ao contrário dos restantes dezasseis sítios listados como Património Mundial em Portugal, que são de “interesse cultural”.

As florestas laurissilva (ou laurisilva) são um tipo de floresta circunscrito aos arquipélagos da Madeira, Açores e das Ilhas Canárias (este último pertencente a Espanha). Atualmente, o Parque Natural da Madeira conserva a maior área de Floresta Laurissilva no mundo, acolhendo um número único de espécies, entre fauna e flora.

11. Região do Alto Douro Vinhateiro (2001)

A Região do Alto Douro Vinhateiro foi inscrita na Lista de Património Mundial em 2001, juntamente com outro dos sítios listados como Património Mundial em Portugal: o Centro Histórico de Guimarães. Bem, todos sabem que o Vinho do Porto é um dos mais apreciados a nível mundial. Mas, o que muitos desconhecem é que este vinho é produzido nas encostas do rio Douro há 2000 anos!

Ao longo de uma extensão de quase 30 mil hectares, a premiada Região do Alto Douro Vinhateiro tornou-se um importante centro internacional de enoturismo, com inúmeras quintas e propriedades vinícolas a apostar cada vez mais neste setor turístico.

12. Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros (2001, 2023)

O Centro Histórico de Guimarães foi inscrito na Lista de Património Mundial em 2001, juntamente com outro dos sítios listados como Património Mundial em Portugal: a Região do Alto Douro Vinhateiro. E é praticamente impossível mencionar Guimarães sem pensar na fundação de Portugal, conseguida com as vitórias de D. Afonso Henriques sobre os castelhanos.

No Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros, destacam-se os muitos edifícios e estruturas, que ainda preservam uma arquitetura tipicamente portuguesa dos séculos XV ao XIX. Por isso, eis alguns dos monumentos de paragem obrigatória, numa visita a este sítio listado como Património Mundial em Portugal:

  • Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Inscrição “Aqui Nasceu Portugal” & Antiga Muralha
  • Largo da Oliveira
  • Largo do Toural
  • Monte Latito (ou Colina Sagrada): Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Capela de São Miguel do Castelo
  • Museu de Alberto Sampaio
  • Praça de São Tiago

13. Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004)

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi inscrita na Lista de Património Mundial em 2004. Depois de mais de 30 anos, esta foi a segunda inscrição dos Açores na lista da UNESCO – mas agora a propriedade localiza-se na Ilha do Pico, também no Grupo Central.

A segunda maior ilha do arquipélago deve o seu nome a um grande vulcão, que forma a montanha mais alta de Portugal. Já desde o século XV que os habitantes do Pico constroem as suas casas, adegas e currais com paredes de pedra negra (de origem vulcânica, claro), para cultivarem as suas castas de Vinho Verdelho.

14. Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações (2012)

A Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações foram inscritas na Lista de Património Mundial em 2012. Mas, na verdade, a UNESCO reconhece sete localizações distintas dentro desta propriedade, que são as seguintes:

  • Aqueduto da Amoreira (o maior da Península Ibérica)
  • Centro Histórico de Elvas
  • Forte da Graça
  • Forte de Santa Luzia (e a via coberta, que o liga ao Centro Histórico)
  • Fortim de São Domingos
  • Fortim de São Mamede
  • Fortim de São Pedro

A cidade fronteiriça de Elvas foi, em tempos, a principal paragem e passagem entre as duas capitais da Península Ibérica: Lisboa e Madrid. Depois da Restauração da Independência em 1640, Elvas começou a ser fortificada com muralhas, quartéis e outros edifícios militares, além de capelas, igrejas e mosteiros.

15. Universidade de Coimbra – Alta e Sofia (2013)

A Universidade de Coimbra – Alta e Sofia foi inscrita na Lista de Património Mundial em 2013. Sabias que a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal? Estabelecida primeiro em Lisboa em 1290, foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537!

Situada numa colina da cidade velha, a Universidade de Coimbra tem alguns edifícios que são especificamente reconhecidos pela UNESCO e que não podes mesmo perder:

  • Biblioteca Joanina
  • “Cidade Universitária”
  • Jardim Botânico
  • Mosteiro (ou Igreja) de Santa Cruz
  • Museu Nacional de Machado de Castro
  • Paço Real da Alcáçova (ou Paço das Escolas)

16. Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada (2019)

O Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada foram inscritos na Lista de Património Mundial em 2019, juntamente com outro dos sítios listados como Património Mundial em Portugal: o Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga. Mais uma vez, esta é uma classificação da UNESCO que engloba mais do que um monumento e localização:

  • Palácio Nacional de Mafra (anteriormente conhecido como Palácio Real de Mafra)
  • Basílica de Mafra (conhecida pelos seus seis órgãos históricos e dois carrilhões com 98 sinos, o maior conjunto de carrilhões do mundo)
  • Convento de Mafra (da Ordem de São Francisco)
  • Jardim do Cerco (jardim tipicamente barroco, com traçado geométrico)
  • Tapada Nacional de Mafra (o antigo parque de caça real)

De certa forma, pode dizer-se que o Real Edifício de Mafra é inspirado no Palácio de Versalhes. Idealizado por D. João V no início do século XVIII, este palácio magnificente era o símbolo do poder monárquico em Portugal, tal como acontecia em França, com as cortes de Luís XIV.

Lê os meus guias completos sobre o Jardim do Cerco e a Tapada Nacional de Mafra, dois dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

17. Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga (2019)

O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga foi inscrito na Lista de Património Mundial em 2019, juntamente com outro dos sítios listados como Património Mundial em Portugal: o Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada. Inspirado no Monte Calvário em Jerusalém, este “sacromonte” tem várias capelas alusivas aos Passos da Paixão de Cristo, dispostas ao longo de três escadórios.

No complexo monumental do Santuário do Bom Jesus, encontras ainda estátuas de figuras bíblicas, fontes com significados alegóricos e astrais, o funicular hidráulico mais antigo do mundo (em serviço), um parque natural e uma igreja elevada à categoria de Basílica em 2015!

Lê o meu guia completo sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, um dos sítios listados como Património Mundial em Portugal!

Mapa do Património Mundial em Portugal

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Mais Artigos sobre Património Mundial

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top