Niklosmaart (Mercado De São Nicolau): Mercado De Natal No Luxemburgo

O Mercado de São Nicolau (em luxemburguês, Niklosmaart; em francês, Marché Saint-Nicolas; e em alemão, Nikolausmarkt) é um mercado de Natal no Luxemburgo, a capital do Grão-Ducado do Luxemburgo (em luxemburguês, Groussherzogtum Lëtzebuerg; em francês, Grand-Duché de Luxembourg; e em alemão, Großherzogtum Luxemburg).

O Luxemburgo (em luxemburguês, Lëtzebuerg; em francês, Luxembourg; e em alemão, Luxemburg) celebra todos os anos o “Winterlights”, um festival de Natal que transforma a cidade numa autêntica “Winter Wonderland”. E o Mercado de São Nicolau é um dos principais mercados de Natal, com chalés de comida, barracas de souvenirs, atrações temáticas e muitas atividades para toda a família!

Por isso, queres saber mais sobre o Niklosmaart (Mercado De São Nicolau): Mercado De Natal No Luxemburgo? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Mercado de São Nicolau
Mercado de São Nicolau

Como Chegar ao Niklosmaart (Mercado de São Nicolau)

O Mercado de São Nicolau realiza-se na Place de Paris, uma praça muito perto da Gare Central do Luxemburgo (em luxemburguês, Gare Lëtzebuerg; em francês, Gare Centrale de Luxembourg; e em alemão, Bahnhof Luxemburg).

Uma vez que esta é a estação principal de comboios, autocarros e elétricos do Luxemburgo, recomendo que guardes a sua localização no teu smartphone!

Saindo da Place de la Gare, só tens de caminhar pela Avenue de la Liberté durante cerca de 700 metros, para chegares ao Niklosmaart. Mas também podes optar pelo elétrico, que pára exatamente na “Paräisser Plaz / Place de Paris”.

Informações Práticas

O Mercado de São Nicolau foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2021 e vai permanecer na Place de Paris até 2 de janeiro de 2022. Está aberto todos os dias (exceto a 24 e 25 de dezembro), das 11:00 às 22:00 (domingo a quinta-feira) e das 11:00 às 23:00 (sextas-feiras e sábados).

O acesso ao mercado é gratuito, mas devido à situação atual, é obrigatório mostrar um Certificado COVID-19 antes de entrar no recinto. São aceites os três tipos de certificados reconhecidos pela União Europeia: Vacinação, Testagem ou Recuperação.

Depois de fazeres o controlo sanitário, vais receber uma pulseira colorida, que é válida até ao resto do dia e permite-te entrar em todas as zonas CovidCheck do “Winterlights”. Para saberes mais sobre o CovidCheck, consulta o site oficial da Ville de Luxembourg.

O Que Fazer no Niklosmaart (Mercado de São Nicolau)

Niklosbam

O Niklosbam é um pinheiro de Natal gigante, com 20 metros de altura (incluindo a estrela no topo). Colocado no centro do Niklosmaart, é a atração principal da Place de Paris, pela sua quantidade de luzes e enfeites em tons de vermelho e dourado.

Curiosamente, o Niklosbam serve de telhado a um dos 12 chalés de madeira do Mercado de São Nicolau – o que fá-lo parecer ainda mais alto!

Na sua base, estão espalhados presentes e figuras natalícias (Pai Natal, elfos, renas, quebra-nozes, etc.), que vão certamente maravilhar os mais novos.

Dem Kleesche Säin Haus

Dos três mercados de Natal que visitei no Luxemburgo em 2021 (Mercado de São Nicolau, Mercado de Inverno e Mercado de Natal do Luxemburgo) este era o único onde era possível conhecer pessoalmente e tirar fotografias com o Pai Natal (em luxemburguês, Kleeschen).

O Pai Natal (ou São Nicolau) está na sua “gruta” todas as terças, quintas-feiras, sábados e domingos, entre as 15:00 e às 17:00 – mas apenas de 20 de novembro a 4 de dezembro. Durante esses encontros, as crianças podem entregar-lhe as suas listas de desejos para o Natal e, se tiverem sido bem-comportadas, recebem uma recompensa!

Kettenflieger

O Kettenflieger é uma atração muito caraterística das feiras populares, que é conhecida em português como “cadeiras voadoras” ou “carrossel de swing”.

No Niklosmaart, o Kettenflieger é bastante mais pequeno do que as cadeiras voadoras que costumam existir noutros mercados de Natal (como as do Jardim das Tulherias, em Paris) – o que faz com que seja uma diversão adequada para todas as idades.

Além disso, já reparaste na decoração vintage? Este carrossel não só é uma das melhores atrações do Mercado de São Nicolau, como também parece fazer-nos viajar no tempo!

O Que Beber no Niklosmaart (Mercado de São Nicolau)

À semelhança dos mercados de Natal noutros países europeus como França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Polónia, Chéquia, Áustria ou Suíça, os mercados de natal luxemburgueses são muito procurados pelas suas bebidas festivas.

Aqui, podes provar o famoso “Vinho Quente” – mais conhecido como “Vin Chaud” ou “Glühwein” (os termos em francês e em alemão, respetivamente). E, se preferires uma bebida não alcoólica, podes sempre optar pelo tradicional Chocolate Quente!

Quando compras uma bebida quente no Mercado de São Nicolau, tens de pagar uma caução pela caneca (à volta de 2€-4€). Mas também podes ficar com a caneca como souvenir. Eu fiz isso e acabei por ganhar uma recordação especial do “Winterlights” e do Luxemburgo!

O Que Comer no Niklosmaart (Mercado de São Nicolau)

Como seria de esperar, o Niklosmaart (ou Mercado de São Nicolau) não tem só bebidas e cocktails. Aliás, uma das grandes atrações são as centenas de iguarias europeias à venda!

Waffles, crepes, churros, biscoitos, pão de gengibre, frutos secos e gomas são apenas algumas das opções doces. Se preferires pratos quentes ou snacks salgados, tens sopas, hambúrgueres e estas recomendações especiais:

  • Bratwurst – salsicha grelhada de origem alemã, feita de carne de porco e vaca. Normalmente, é servida em pão com os molhos típicos dos cachorros-quentes (ketchup, maionese e mostarda picante ou doce)
  • Currywurst – este prato de fast food é uma variedade da Bratwurst, só que a salsicha é temparada com caril (daí o nome “curry”). Pode ser servida como um cachorro-quente, ou então sem o pão mas com batatas fritas a acompanhar
  • Gromperekichelcher – estes bolinhos de batata crocantes são uma especialidade luxemburguesa. Fritos com batata, cebola, ovo e salsa, são geralmente servidos com compota de maçã. Existe ainda uma variação que utiliza batata-doce em vez de batata normal
  • Käsewurst (ou Käsekrainer) – salsicha de origem austríaca, feita com carne de porco e queijo Emmental. Tal como as salsichas alemãs, a Käsewurst é vendida em pão de cachorro-quente ou com batatas-fritas

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre o Luxemburgo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top