Lëtzebuerger Chrëschtmaart: Mercado De Natal Do Luxemburgo

O Mercado de Natal do Luxemburgo (em luxemburguês, Lëtzebuerger Chrëschtmaart; em francês, Marché de Noël du Luxembourg; e em alemão, Luxemburger Weihnachtsmarkt) é uma das grandes atrações natalícias da capital do Grão-Ducado do Luxemburgo (em luxemburguês, Groussherzogtum Lëtzebuerg; em francês, Grand-Duché de Luxembourg; e em alemão, Großherzogtum Luxemburg).

O Luxemburgo (em luxemburguês, Lëtzebuerg; em francês, Luxembourg; e em alemão, Luxemburg) celebra todos os anos o “Winterlights”, um festival de Natal que transforma a cidade numa autêntica “Winter Wonderland”. E o Mercado de Natal do Luxemburgo é um dos principais mercados de Natal, com chalés de comida, barracas de souvenirs, atrações temáticas e muitas atividades para toda a família!

Por isso, queres saber mais sobre o Lëtzebuerger Chrëschtmaart: Mercado De Natal Do Luxemburgo? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Mercado de Natal do Luxemburgo
Mercado de Natal do Luxemburgo

Como Chegar ao Lëtzebuerger Chrëschtmaart (Mercado de Natal do Luxemburgo)

O Mercado de Natal do Luxemburgo realiza-se na Place d’Armes, uma das praças mais centrais da capital luxemburguesa. Além disso, a Place d’Armes integra uma zona pedonal do centro histórico de Luxemburgo, que acolhe alguns dos restaurantes e cafés mais antigos da cidade.

Se estiveres noutra parte do Luxemburgo e quiseres viajar de transportes públicos para este mercado de Natal, podes optar pelo elétrico ou pelo autocarro. A paragem mais próxima do Lëtzebuerger Chrëschtmaart fica a cerca de 300 metros e chama-se Hamilius.

Informações Práticas

O Mercado de Natal do Luxemburgo foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2021 e vai permanecer na Place d’Armes até 2 de janeiro de 2022. Está aberto todos os dias (exceto a 24 e 25 de dezembro), das 11:00 às 22:00 (domingo a quinta-feira) e das 11:00 às 23:00 (sextas-feiras e sábados).

O acesso ao mercado é gratuito, mas devido à situação atual, é obrigatório mostrar um Certificado COVID-19 antes de entrar no recinto. São aceites os três tipos de certificados reconhecidos pela União Europeia: Vacinação, Testagem ou Recuperação.

Depois de fazeres o controlo sanitário, vais receber uma pulseira colorida, que é válida até ao resto do dia e permite-te entrar em todas as zonas CovidCheck do “Winterlights”. Para saberes mais sobre o CovidCheck, consulta o site oficial da Ville de Luxembourg.

O Que Fazer no Lëtzebuerger Chrëschtmaart (Mercado de Natal do Luxemburgo)

Chrëschtbeemchen

A Árvore de Natal (em luxemburguês, Chrëschtbeemchen; em francês, Sapin de Noël; e em alemão, Weihnachtsbaum) do Mercado de Natal do Luxemburgo é um imponente abeto do cáucaso, com 12 metros de altura. Se quiseres, podes vê-la na fotografia anterior.

Colocado na entrada do Lëtzebuerger Chrëschtmaart (junto à tenda do CovidCheck), é a atração principal da Place d’Armes, pela sua quantidade de luzes e enfeites em tons de vermelho e dourado. E na sua base, existe ainda um presépio tradicional em tamanho gigante.

Mas o mais fascinante desta Chrëschtbeemchen é o “Tree Light Show”, um espetáculo de luzes que acontece todos os dias às 17h30, 18h30, 19h30 e 20h30. Nestes quatro momentos do dia, as várias árvores iluminadas da Place d’Armes cintilam durante 60-120 segundos, o que vai certamente maravilhar os mais novos!

Barracas de Souvenirs

Sabias que o Mercado de Natal do Luxemburgo realiza-se na Place d’Armes desde 1984? E que todos os anos tem mais e mais barracas de souvenirs, bebidas quentes e comida? Em 2021, o Lëtzebuerger Chrëschtmaart conta com 35 chalés de madeira, sendo que a grande maioria vende artigos de Inverno e/ou decorações de Natal.

Aqui, encontras tudo o que possas imaginar para a quadra natalícia: enfeites e luzes para a árvore de Natal, presépios, globos de neve, velas, figuras de Quebra-Nozes, peluches, brinquedos, instrumentos musicais, joias, gorros, luvas, cachecóis, meias de lã… Acho que o difícil é mesmo escolher!

Wanterzuch

O Comboio de Inverno (em luxemburguês, Wanterzuck; em francês, Train d’hiver; e em alemão, Winterzug) é uma atração infantil. E, apesar de não estar dentro do recinto do Lëtzebuerger Chrëschtmaart, decidi inclui-lo neste guia. É que a Square du Palach (onde o Wanterzuch está localizado), fica a menos de 100 metros da Place d’Armes!

Tal como o Mercado de Natal do Luxemburgo, o Comboio de Inverno foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2021 e vai permanecer na Square du Palach até 2 de janeiro de 2022. Está aberto todos os dias (exceto a 24 e 25 de dezembro), das 11:00 às 21:00.

O Wanterzuch “viaja” pela Floresta de Inverno (em luxemburguês, Wanterbësch; em francês, Fôret d’hiver; e em alemão, Winterwald), na companhia de Rodolfo, a Rena de Nariz Vermelho. Nesta atração, não existe CovidCheck, mas é o uso de máscara é obrigatório para todos os maiores de 6 anos.

O Que Beber no Lëtzebuerger Chrëschtmaart (Mercado de Natal do Luxemburgo)

À semelhança dos mercados de Natal noutros países europeus como França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Polónia, Chéquia, Áustria ou Suíça, os mercados de natal luxemburgueses são muito procurados pelas suas bebidas festivas.

Aqui, podes provar o famoso “Vinho Quente” – mais conhecido como “Vin Chaud” ou “Glühwein” (os termos em francês e em alemão, respetivamente). E, se preferires uma bebida não alcoólica, podes sempre optar pelo tradicional Chocolate Quente!

Quando compras uma bebida quente no Mercado de Natal do Luxemburgo, tens de pagar uma caução pela caneca (à volta de 2€-4€). Mas também podes ficar com a caneca como souvenir. Eu fiz isso e acabei por ganhar uma recordação especial do “Winterlights” e do Luxemburgo!

O Que Comer no Lëtzebuerger Chrëschtmaart (Mercado de Natal do Luxemburgo)

Como seria de esperar, o Lëtzebuerger Chrëschtmaart (ou Mercado de Natal do Luxemburgo) não tem só bebidas e cocktails. Aliás, uma das grandes atrações são as centenas de iguarias europeias à venda!

Waffles, biscoitos, frutos secos, pipocas, algodão doce, gomas e chocolates são apenas algumas das opções doces. Se preferires pratos quentes ou snacks salgados, tens costeletas, hambúrgueres, fondue de queijo e estas recomendações especiais:

  • Choucroute – prato típico da região da Alsácia (em França) e também da gastronomia alemã, à base de repolho, batata, carne de porco e salsichas (ou outro tipo de charcutaria)
  • Kniddelen – estes bolinhos de batata são uma especialidade luxemburguesa. São normalmente servidos com um molho amanteigado e cremoso, além de pedaços de toucinho
  • Merguez – salsicha oriunda do Magrebe (a região noroeste de África), feita com carne de cordeiro e especiarias
  • Mettwurst – salsicha alemã, à base de carne de porco e alho
  • Raclette – é, simultaneamente, o nome do prato e do queijo suiço utilizado para a sua confeção. Este prato quente leva batatas e vegetais em conserva, pedaços de touciho (ou de outro tipo de charcutaria) e uma espessa camada de queijo Raclette derretido no topo!

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre o Luxemburgo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top