Wantermaart (Mercado De Inverno): Mercado De Natal No Luxemburgo

O Mercado de Inverno (em luxemburguês, Wantermaart; em francês, Marché d’Hiver; e em alemão, Wintermarkt) é um mercado de Natal no Luxemburgo, a capital do Grão-Ducado do Luxemburgo (em luxemburguês, Groussherzogtum Lëtzebuerg; em francês, Grand-Duché de Luxembourg; e em alemão, Großherzogtum Luxemburg).

O Luxemburgo (em luxemburguês, Lëtzebuerg; em francês, Luxembourg; e em alemão, Luxemburg) celebra todos os anos o “Winterlights”, um festival de Natal que transforma a cidade numa autêntica “Winter Wonderland”. E o Mercado de Inverno é um dos principais mercados de Natal, com chalés de comida, barracas de souvenirs, atrações temáticas e muitas atividades para toda a família!

Por isso, queres saber mais sobre o Wantermaart (Mercado De Inverno): Mercado De Natal No Luxemburgo? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Mercado de Inverno
Mercado de Inverno

Como Chegar ao Wantermaart (Mercado de Inverno)

O Mercado de Inverno realiza-se na Place de la Constitution, uma das praças mais centrais da capital luxemburguesa e a poucos metros da icónica Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo.

Se estiveres noutra parte do Luxemburgo e quiseres viajar de transportes públicos para este mercado de Natal, podes optar pelo elétrico ou pelo autocarro. A paragem mais próxima do Wantermaart fica a cerca de 450 metros e chama-se Hamilius (mas há uma outra paragem do elétrico a pouco mais de 550 metros, com o nome de Place de Metz).

Informações Práticas

O Mercado de Inverno foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2021 e vai permanecer na Place de la Constitution até 2 de janeiro de 2022. Está aberto todos os dias (exceto a 24 e 25 de dezembro), das 11:00 às 22:00 (domingo a quinta-feira) e das 11:00 às 23:00 (sextas-feiras e sábados).

O acesso ao mercado é gratuito, mas devido à situação atual, é obrigatório mostrar um Certificado COVID-19 antes de entrar no recinto. São aceites os três tipos de certificados reconhecidos pela União Europeia: Vacinação, Testagem ou Recuperação.

Depois de fazeres o controlo sanitário, vais receber uma pulseira colorida, que é válida até ao resto do dia e permite-te entrar em todas as zonas CovidCheck do “Winterlights”. Para saberes mais sobre o CovidCheck, consulta o site oficial da Ville de Luxembourg.

O Que Fazer no Wantermaart (Mercado de Inverno)

Sapin Doré

À semelhança dos outros dois mercados do “Winterlights” que já mencionei no meu blogue (o Mercado de São Nicolau e o Mercado de Natal do Luxemburgo), o Wantermaart tem uma Árvore de Natal (em luxemburguês, Chrëschtbeemchen; em francês, Sapin de Noël; e em alemão, Weihnachtsbaum).

Apelidado simplesmente de “Sapin Doré”, este “Pinheiro Dourado” atinge os 13 metros de altura e está decorado com luzes e enfeites em tons de vermelho e dourado.

Podes encontrá-lo numa parte mais recuada do Mercado de Inverno, junto a um miradouro com vistas panorâmicas para o Parcs de La Pétrusse (isto é, Parques do Pétrusse – um rio que atravessa a cidade) e para a Ponte Adolphe.

Luxembourger Pyramide

A Luxembourger Pyramide (ou Pirâmide do Luxemburgo) é uma das atrações principais do Wantermaart e ocupa um lugar de destaque no centro da Place de la Constitution, mesmo ao lado do Gëlle Fra (um memorial de guerra).

Estruturada em quatro plataformas e coroada com uma hélice, esta pirâmide lembra-me uma que vi no Mercado de Natal do Jardim das Tulherias – o que prova que os Mercados de Natal do centro da Europa têm muitos elementos e caraterísticas em comum!

Curiosamente, a Luxembourger Pyramide serve de telhado a um dos muitos chalés de madeira do Mercado de Inverno! A atração está em constante rotação e vai alternando as suas luzes e cores, ao som das tradicionais canções de Natal.

Grande Roue

Mesmo que não chegues a entrar no Wantermaart e estejas somente a passear pelo centro histórico do Luxemburgo, é difícil não reparares na Grande Roue: afinal de contas, tem 32 metros de altura!

Além disso, esta Roda Gigante é composta por 35 mil luzes LED… Sim, leste bem! A atração é um autêntico espetáculo de luzes, cores e movimento!

Devido à sua popularidade, encontras quase sempre uma fila de espera considerável para andar na Grande Roue (sobretudo ao final da tarde / início da noite, que é quando o Mercado de Inverno recebe mais visitantes).

Mon Beau Sapin

À primeira vista, o “Mon Beau Sapin” parece mais uma Árvore de Natal que dá vida ao Wantermaart. Mas na verdade, o “Meu Belo Pinheiro” é um carrossel destinado às crianças!

Enquanto as bolas dos ramos mais altos são meramente decorativas, a primeira fila de enfeites foi transformada em cabines giratórias, onde os mais novos podem andar com as famílias.

O Mercado de Inverno inclui ainda uma outra atração infantil chamada “Jungle Tour”, o típico carrossel de animais que se costuma ver nas feiras populares.

Barracas de Souvenirs

Em 2021, o Wantermaart conta com 41 chalés de madeira, sendo que a grande maioria vende artigos de Inverno e/ou decorações de Natal.

Aqui, encontras tudo o que possas imaginar para a quadra natalícia: enfeites e luzes para a árvore de Natal, presépios, globos de neve, velas, figuras de Quebra-Nozes, peluches, brinquedos, instrumentos musicais, joias, gorros, luvas, cachecóis, meias de lã… Acho que o difícil é mesmo escolher!

No entanto, há um chalé de madeira que se destaca das demais: a Hunde-Bäckerei. Isto porque o seu nome, traduzido do alemão, quer dizer “Padaria dos Cães”! Nesta barraca, podes comprar biscoitos saudáveis de várias formas e sabores, e oferecer uma prenda original ao teu amigo de quatro patas!

O Que Beber no Wantermaart (Mercado de Inverno)

À semelhança dos mercados de Natal noutros países europeus como França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Polónia, Chéquia, Áustria ou Suíça, os mercados de natal luxemburgueses são muito procurados pelas suas bebidas festivas.

Aqui, podes provar o famoso “Vinho Quente” – mais conhecido como “Vin Chaud” ou “Glühwein” (os termos em francês e em alemão, respetivamente).

Ou então o “Feuerzangenbowle” (literalmente, “Poncha de Pinça de Fogo”), uma espécie de poncha alemã, à base de rum, vinho tinto e sumo de fruta, e que é servida quente e flamejada! E, se preferires uma bebida não alcoólica, podes sempre optar pelo tradicional Chocolate Quente!

Quando compras uma bebida quente no Mercado de Inverno, tens de pagar uma caução pela caneca (à volta de 2€-4€). Mas também podes ficar com a caneca como souvenir. Eu fiz isso e acabei por ganhar uma recordação especial do “Winterlights” e do Luxemburgo!

O Que Comer no Wantermaart (Mercado de Inverno)

Como seria de esperar, o Wantermaart (ou Mercado de Inverno) não tem só bebidas e cocktails. Aliás, uma das grandes atrações são as centenas de iguarias europeias à venda!

Biscoitos, frutos secos, gomas, chocolates, pipocas e “maçãs do amor” (muito populares no Halloween) são apenas algumas das opções doces. Se preferires pratos quentes ou snacks salgados, tens sopas, hambúrgueres, a famosa raclette e estas recomendações especiais:

  • Enchidos e queijos italianos (na fotografia da esquerda) – este chalé de madeira vendia inúmeras iguarias da região da Toscana (em Itália). Entre outros, havia “salame al tartufo” (salame com trufas), “salama de sanglier” (salame de javali), “lardo” (um tipo de charcutaria italiana feita com gordura de porco), “finocchiona” (uma variedade de salame com erva-doce), assim como os queijos Pecorino e Caciotta
  • Flammlachs (na fotografia da direita) – ora, esta é uma especialidade finlandesa que eu nunca tinha visto na vida! Basicamente, as “Flammlachs” consistem em metades de salmão, que são presas a pranchas de madeiras e cozinhadas na vertical, encostadas às brasas de um fogão a lenha!

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre o Luxemburgo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top