20 Melhores Museus Da Europa (Que Deves Visitar Este Ano)

Estás à procura dos melhores museus da Europa? Então estás no sítio certo, porque esta lista reúne os vinte melhores museus da Europa, que deves visitar pelo menos uma vez na vida. Espalhados pelas cidades e países mais turísticos da Europa, estes museus e galerias de arte vão certamente impressionar qualquer um!

A Europa é um continente com um passado artístico, histórico e cultural inigualável. E estes vinte museus imperdíveis na Europa são perfeitos para amantes de arte, aficionados de história e viajantes culturais. De coleções de artefactos antigos a galerias de pintura e escultura, descobre alguns dos museus mais visitados na Europa!

Por isso, queres saber mais sobre os 20 Melhores Museus Da Europa (Que Deves Visitar Este Ano)? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Museus da Europa
Melhores Museus da Europa

Melhores Museus da Europa

1. Museu do Louvre (Paris, França)

O Museu do Louvre (em francês, Musée du Louvre) é um museu de arte localizado na cidade de Paris, a capital de França. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu do Louvre ser o maior e mais visitado museu de arte do mundo!

As principais obras-primas do Museu do Louvre incluem a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, a “Vénus de Milo” e a “Vitória de Samotrácia”, mas recomendo também que visites o departamento de antiguidades egípcias e a coleção de pinturas francesas.

Lê o meu guia completo sobre o Museu do Louvre, um dos melhores museus da Europa!

2. Rijksmuseum (Amesterdão, Países Baixos)

O Rijksmuseum (Museu do Estado, em português) é um museu de arte e história situado na cidade de Amesterdão, a capital dos Países Baixos. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Rijksmuseum ser o maior, mais importante e mais visitado museu dos Países Baixos!

As principais obras-primas do Rijksmuseum incluem “A Ronda Noturna” de Rembrandt van Rijn, “A Leiteira” e “Mulher Lendo uma Carta” de Johannes Vermeer, mas sugiro ainda que explores as outras pinturas da Idade do Ouro Neerlandesa, bem como a coleção de arte asiática.

Lê o meu guia completo sobre o Rijksmuseum, um dos melhores museus da Europa!

3. Museu Nacional do Prado (Madrid, Espanha)

O Museu Nacional do Prado (em espanhol, Museo Nacional del Prado) é um museu de arte localizado na cidade de Madrid, a capital de Espanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Nacional do Prado ser o maior, mais importante e mais visitado museu de Espanha!

As principais obras-primas do Museu Nacional do Prado incluem “As Meninas” de Diego Velázquez, “O Jardim das Delícias Terrenas” de Hieronymus Bosch e “Saturno Devorando um Filho” de Francisco de Goya, mas as pinturas de Fra Angelico, Tintoretto, Paolo Veronese, El Greco e Peter Paul Rubens merecem igualmente ser admiradas.

4. Museu Britânico (Londres, Inglaterra, Reino Unido)

O Museu Britânico (em inglês, British Museum) é um museu de arte situado na cidade de Londres, a capital de Inglaterra e do Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa (e um dos melhores museus de Londres), está o facto do Museu Britânico ser um dos museus mais famosos do mundo!

As principais obras-primas do Museu Britânico incluem a “Pedra de Roseta”, os “Mármores do Partenon” e o “Hoa Hakananai’a”, mas sugiro ainda que procures os restantes artefactos em exposições nos departamentos do Egito e Sudão, da Grécia e Roma, e de África, Oceânia e Américas.

5. Museus do Vaticano (Cidade do Vaticano)

Os Museus do Vaticano (em latim, Musea Vaticana; e em italiano, Musei Vaticani) é um complexo de museus de arte localizado na Cidade do Vaticano. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto dos Museus do Vaticano serem o segundo museu mais antigo do mundo!

As principais obras-primas dos Museus do Vaticano incluem a “Capela Sistina” de Michelangelo Buonarotti, a “Escola de Atenas” e “Transfiguração” de Raffaello Sanzio, mas recomendo também que visites a coleção de antiguidades gregas e romanas e a restante arte dos séculos XII-XVIII.

Lê o meu guia completo sobre os Museus do Vaticano, um dos melhores museus da Europa!

6. Galeria dos Ofícios (Florença, Itália)

A Galeria dos Ofícios (em italiano, Galleria degli Uffizi) é uma galeria de arte situada na cidade de Florença, em Itália. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto da Galeria dos Ofícios ser o museu de arte mais visitado de Itália!

As principais obras-primas da Galeria dos Ofícios incluem “O Nascimento de Vénus” e “A Primavera” de Sandro Botticelli, e “Doni Tondo” de Michelangelo Buonarotti, mas sugiro ainda que procures as pinturas de Giotto di Bondone, Fra Angelico, Leonardo da Vinci, Ticiano, Raffaello Sanzio e Caravaggio.

Lê o meu guia completo sobre a Galeria dos Ofícios, um dos melhores museus da Europa!

7. Museu de Orsay (Paris, França)

O Museu de Orsay (em francês, Musée d’Orsay) é um museu de arte localizado na cidade de Paris, a capital de França. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu de Orsay estar instalado numa antiga estação ferrovária!

As principais obras-primas do Museu de Orsay incluem “A Noite Estrelada sobre o Ródano” de Vincent Van Gogh, “O Baile no Moulin de la Galette” de Pierre-Auguste Renoir e “Nenúfares Azuis” de Claude Monet, mas as pinturas de Edgar Degas e Paul Cézanne e as esculturas de Auguste Rodin e Paul Gauguin merecem igualmente ser admiradas.

Lê o meu guia completo sobre o Museu de Orsay, um dos melhores museus da Europa!

8. Museu da Acrópole (Atenas, Grécia)

O Museu da Acrópole (em grego, Μουσείο Ακρόπολης ou Mouseío Akrópolis) é um museu arqueológico situado na cidade de Atenas, a capital da Grécia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu da Acrópole ser o museu mais visitado da Grécia!

As principais obras-primas do Museu da Acrópole incluem as “Cariátides do Erecteion”, a Galeria do Partenon e a Galeria Arcaica, mas sugiro ainda que visites a Galeria das Encostas da Acrópole e procures as peças oriundas do Propileu e do Templo de Atena Nice.

9. Galeria Nacional (Londres, Inglaterra, Reino Unido)

A Galeria Nacional (em inglês, National Gallery) é uma galeria de arte localizada na cidade de Londres, a capital de Inglaterra e do Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa (e um dos melhores museus de Londres), está o facto da Galeria Nacional ser um dos museus de arte mais famosos do mundo!

As principais obras-primas da Galeria Nacional incluem “O Casal Arnolfini” de Jan van Eyck, a “Virgem dos Rochedos” de Leonardo da Vinci e “Vénus ao Espelho” de Diego Velázquez, mas as obras de Fra Angelico, Sandro Botticelli, Francisco de Goya, Eugène Delacroix, Édouard Manet e Edgar Degas merecem igualmente ser admiradas.

10. Museu do Vasa (Estocolmo, Suécia)

O Museu do Vasa (em sueco, Vasamuseet) é um museu marítimo e histórico situado na cidade de Estocolmo, a capital da Suécia. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu do Vasa ser o museu mais visitado não só da Suécia, como também da Escandinávia!

A principal obra-prima do Museu do Vasa é, obviamente, o Vasa – o navio do século XVII mais bem preservado do mundo, mas sugiro ainda que explores as salas temáticas deste museu marítimo e histórico e procures os objetos mais insólitos encontrados dentro e à volta deste navio.

11. Casa de Anne Frank (Amesterdão, Países Baixos)

A Casa de Anne Frank (em neerlandês, Anne Frank Huis) é um museu biográfico localizado na cidade de Amesterdão, a capital dos Países Baixos. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto da Casa de Anne Frank ser um dos museus sobre a Segunda Guerra Mundial mais visitados da Europa!

Os principais pontos de interesse da Casa de Anne Frank incluem o quarto que Anne Frank dividiu com a irmã Margot (e onde escreveu o célebre “Diário de Anne Frank”), mas recomendo também que visites as restantes divisões do chamado “Anexo Secreto”.

12. Museu Van Gogh (Amesterdão, Países Baixos)

O Museu Van Gogh (em neerlandês, Van Gogh Museum) é um museu de arte situado na cidade de Amesterdão, a capital dos Países Baixos. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Van Gogh possuir a maior coleção de obras do pintor neerlandês do mundo!

As principais obras-primas do Museu Van Gogh incluem “Os Comedores de Batata”, “Os Girassóis” e “Amendoeira em Flor”, mas sugiro ainda que procures os desenhos criados por Vincent Van Gogh, assim como as cartas escritas para o seu irmão Theo Van Gogh.

13. Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia (Madrid, Espanha)

O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia (em espanhol, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía) é um museu de arte moderna localizado na cidade de Madrid, a capital de Espanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia ser o museu de arte moderna mais importante de Espanha!

As principais obras-primas do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia incluem “Guernica” de Pablo Picasso, “A Mesa do Músico” de Juan Gris e “O Grande Masturbador” de Salvador Dalí, mas as obras de Pablo Gargallo, Joan Miró, Benjamín Palencia e Eduardo Chillida merecem igualmente ser admiradas.

14. Museu de História Natural (Londres, Inglaterra, Reino Unido)

O Museu de História Natural (em inglês, Natural History Museum) é um museu de história natural situado na cidade de Londres, a capital de Inglaterra e do Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa (e um dos melhores museus de Londres), está o facto do Museu de História Natural ser um dos museus de história natural mais famosos do mundo!

As principais obras-primas do Museu de História Natural incluem a primeira edição de “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, a “Concha de Nautilus” de Sir Hans Sloane e “Dippy, o Diplodoco”, mas sugiro ainda que explores as coleções de fósseis, rochas e minerais, além das galerias de pássaros e mamíferos.

15. Centro Georges Pompidou (Paris, França)

O Centro Georges Pompidou (em francês, Centre Georges Pompidou) é um centro cultural e museu de arte moderna localizado na cidade de Paris, a capital de França. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Centro Georges Pompidou ter a segunda maior coleção de arte moderna do mundo!

As principais obras-primas do Centro Georges Pompidou incluem a “Fonte” de Marcel Duchamp, “A Blusa Romena” de Henri Matisse e “Com o Arco Negro” de Vassily Kandinsky, mas as obras de Pablo Picasso, Robert Delaunay, Joan Miró, René Magritte, Salvador Dalí e Yves Klein merecem igualmente ser admiradas.

Lê o meu guia completo sobre o Centro Georges Pompidou, um dos melhores museus da Europa!

16. Museu Pergamon (Berlim, Alemanha)

O Museu Pergamon (em alemão, Pergamonmuseum) é um museu de arte situado na cidade de Berlim, a capital da Alemanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Pergamon integrar a “Ilha dos Museus”, que é Património Mundial da UNESCO desde 1999!

As principais obras-primas do Museu Pergamon incluem o Altar de Pérgamo, a Porta de Istar e a Fachada de Mshatta, mas sugiro ainda que procures as esculturas gregas e romanas, os objetos provenientes da Antiga Babilónia e da Antiga Suméria, e as peças de artes decorativas islâmicas.

17. Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto, Portugal)

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves é um museu de arte contemporânea localizado na cidade do Porto, em Portugal. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu de Arte Contemporânea de Serralves é o mais importante e mais visitado museu de arte contemporânea de Portugal!

As principais obras-primas do Museu de Arte Contemporânea de Serralves incluem “Sem Título (Paisagem com Setas)” de Anselm Kiefer, “Sombra Projetada de Adami” de Lourdes Castro e “Em Que Pensas? No Tempo Todo” de Álvaro Lapa, mas as obras de Gerhard Richter, Manuel Casimiro, Eduardo Batarda, Fernando Calhau, Julião Sarmento e Albuquerque Mendes merecem igualmente ser admiradas.

18. Museu Nacional do Azulejo (Lisboa, Portugal)

O Museu Nacional do Azulejo é um museu de arte situado na cidade de Lisboa, a capital de Portugal. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Nacional do Azulejo ser um museu absolutamente único no mundo!

As principais obras-primas do Museu Nacional do Azulejo incluem o “Retábulo de Nossa Senhora da Vida” de Marçal de Matos, “Macacaria, O Casamento da Galinha” de Manuel Francisco e “A Lição de Dança” de Willem van der Kloet, mas sugiro ainda que procures o “Grande Panorama de Lisboa” (que ilustra a cidade antes do Terramoto de Lisboa de 1755).

19. Museu Tate Modern (Londres, Inglaterra, Reino Unido)

O Museu Tate Modern (em inglês, Tate Modern Museum) é um museu de arte moderna localizado na cidade de Londres, a capital de Inglaterra e do Reino Unido. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa (e um dos melhores museus de Londres), está o facto do Museu Tate Modern ser um dos museus de arte moderna mais famosos do mundo!

As principais obras-primas do Museu Tate Modern incluem “A Mulher Que Chora” de Pablo Picasso, “Lago da Montanha” de Salvador Dalí e o “Díptico Marilyn” de Andy Warhol, mas as obras de Wassily Kandinsky, Henri Matisse, Paul Klee, Robert Delaunay, Max Ernst e Joan Miró merecem igualmente ser admiradas.

20. Museu Guggenheim Bilbau (Bilbau, Espanha)

O Museu Guggenheim Bilbau (em basco, Guggenheim Bilbao Museoa; e em espanhol, Museo Guggenheim Bilbao) é um museu de arte moderna e contemporânea situado na cidade de Bilbau, em Espanha. E entre as muitas razões para ser considerado um dos melhores museus da Europa, está o facto do Museu Guggenheim Bilbau possuir um dos edifícios mais inovadores do mundo!

As principais obras-primas do Museu Guggenheim Bilbau incluem “A Matéria do Tempo” de Richard Serra, “Sem Título” de Mark Rothko e “Grande Antropometria Azul [Ant 105]” de Yves Klein, mas sugiro ainda que procures “Mamã” de Louise Bourgeois (uma escultura de bronze, aço inoxidável e mármore de uma aranha) e “Cachorro” de Jeff Koons (uma escultura floral de um cão) – ambos expostos no exterior do museu.

Mapa dos Melhores Museus da Europa

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Europa

Mais Artigos sobre Guias de Museus

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top