Melhores Day Trips Desde Lisboa

Estás à procura das melhores day trips desde Lisboa? Não pesquises mais, pois eu reuni os top lugares para visitar perto de Lisboa, quer viajes de carro, comboio ou autocarro. De Sintra a Cascais – para não mencionar Óbidos e Évora – prepara-te para descobrir passeios e excursões a sítios incríveis, lindos e de cair o queixo!

Lisboa é um dos melhores lugares para visitar em Portugal e recomendo que dediques (pelo menos) três dias para explorar a cidade completamente. Mas assim que experimentares todas as atividades únicas que a capital portuguesa tem para oferecer, é normal que queiras conhecer os destinos mais populares à volta de Lisboa, certo?

Por isso, queres saber mais sobre as Melhores Day Trips Desde Lisboa? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Melhores Day Trips desde Lisboa
Melhores Day Trips desde Lisboa

Melhores Day Trips desde Lisboa

Dos 17 destinos nesta lista das melhores day trips desde Lisboa, 5 localizam-se no distrito de Lisboa e outros 5 no distrito de Leiria, 3 fazem parte do distrito de Setúbal, 2 estão situados no distrito de Santarém, 1 pertence ao distrito de Coimbra e o último fica no distrito de Évora:

  • Distrito de Lisboa – Cascais, Ericeira, Mafra, Queluz e Sintra
  • Distrito de Leiria – Alcobaça, Batalha, Nazaré, Óbidos e Peniche
  • Distrito de Setúbal – Costa da Caparica, Sesimbra e Setúbal
  • Distrito de Santarém – Fátima e Tomar
  • Distrito de Coimbra – Coimbra
  • Distrito de Évora – Évora

Sintra (+ Cabo da Roca)

Considerada o primeiro centro da arquitetura romântica europeia, a vila de Sintra foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1995, graças aos seus inúmeros monumentos e edifícios históricos. Eu, pessoalmente, recomendo uma tour cultural ao Palácio Nacional da Pena, Castelo dos Mouros, Quinta da Regaleira, Palácio de Monserrate, Palácio Nacional de Sintra, Chalet da Condessa d’Edla, Convento dos Capuchos e Vila Sassetti!

Sintra é a escolha perfeita para uma day trip desde Lisboa – se bem que vale a pena tirar 2 ou 3 dias, para ver todos os seus pontos de interesse. E depois de explorares os palácios, porque não fazer um dos trilhos do Parque Natural de Sintra-Cascais, relaxar numa praia idílica (Praia Grande, Praia do Magoito, Praia das Maçãs, Praia da Adraga e Praia da Ursa, por exemplo) ou visitar o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental?

Lê o meu guia completo sobre Sintra, uma das melhores day trips desde Lisboa!

Cascais

Se achas que as praias atlânticas de Sintra são paradisíacas, espera só até veres as de Cascais! Isto porque a vila mais turística da Riviera Portuguesa é conhecida como uma das melhores day trips desde Lisboa para fazer praia – muito por causa da Praia da Conceição, Praia do Guincho, Praia de Carcavelos, Praia da Cresmina e Praia da Rainha!

E se praia não é a tua praia, não te preocupes… Podes passar o dia em atividades culturais na Cidadela de Cascais, Casa das Histórias – Paula Rego, Museu Condes de Castro Guimarães, Fundação D. Luís I (Centro Cultural de Cascais), Casa de Santa Maria, Forte de Santa Marta, Casa Sommer, Igreja de Nossa Senhora da Assunção e mais!

Óbidos

Se estás a pensar em que day trips podes fazer a partir de Lisboa, deixa-me dizer-te Óbidos pode ser uma excelente opção. Apesar de se situar a mais de 80 km de carro (ou a mais de 2 horas de comboio regional) – enquanto que Cascais e Sintra ficam a cerca de 30 km de carro (ou a menos de 1 hora de comboio suburbano) – quando visitares esta vila, vais perceber o porquê da sua popularidade entre os turistas!

Em primeiro lugar, o Castelo de Óbidos foi eleito uma das “7 Maravilhas de Portugal” – uma lista que também inclui o Palácio Nacional da Pena. Depois, Óbidos ainda conserva as suas muralhas centenárias, bem como grande parte do chamado Aqueduto da Usseira. E claro, é impossível não referir os seus festivais anuais: o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, o Mercado Medieval de Óbidos e o Óbidos Vila Natal!

Lê o meu guia completo sobre Óbidos, uma das melhores day trips desde Lisboa!

Évora

Sabias que o Centro Histórico de Évora integra a Lista do Património Mundial da UNESCO? Outrora a residência oficial dos Reis de Portugal, a capital da Região do Alentejo ou Alentejo acolhe um vasto número de atrações culturais, desde a Sé Catedral de Évora à Capela dos Ossos, sem esquecer o Templo Romano de Évora, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, o Palácio de D. Manuel I e o Aqueduto da Água de Prata.

A cidade de Évora é uma das melhores day trips de um dia desde Lisboa, pois está localizada perto de 2 horas de autocarro da capital portuguesa. Em alternativa, podes visitá-la numa road trip pelo Alentejo de carro ou autocaravana. Ou quiçá, aventurares-te até às vizinhas comunidades autónomas espanholas da Estremadura e da Andaluzia (em espanhol, Extremadura e Andalucía) – já que Espanha é o país mais perto de Lisboa e Portugal!

Fátima

Na minha opinião, a cidade de Fátima – ou melhor, o Santuário de Fátima (oficialmente, Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima) – é um sítio digno de visita, quer sejas uma pessoa religiosa ou não. Afinal de contas, estamos a falar do local de peregrinação mais importante de Portugal, com milhares de fiéis e visitantes todos os dias do ano, tanto nacionais como estrangeiros!

Em Fátima, é obrigatório passar pela Capelinha das Aparições, pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário e pela Basílica da Santíssima Trindade, mas sugiro que combines as entradas nos templos religiosos com uma ida ao Museu do Santuário de Fátima e ao Museu de Cera de Fátima. Além disso, existem dezenas de excursões com partida de Lisboa e que combinam Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos numa só day trip de um day!

Lê o meu guia completo sobre Fátima, uma das melhores day trips desde Lisboa!

Nazaré

Até ao início da última década, a Nazaré era só mais uma das muitas vilas piscatórias em Portugal, atraindo um pequeno número de turistas locais no Verão e de surfistas amadores no Inverno. No entanto, tudo mudou em novembro de 2011, quando o surfista norte-americano Garrett McNamara entrou para o Guinness World Records, por ter surfado uma onda de 23,8 metros na Praia do Norte da Nazaré!

Desde então, outros surfistas quebraram o recorde mundial da maior onda surfada, nomeadamente o brasileiro Rodrigo Koxa em novembro de 2017 (com uma onde de 24,4 metros) e o alemão Sebastian Steudtner em outubro de 2020 (com uma onda de 26,2 metros). Escusado será dizer que, hoje em dia, a Nazaré é procurada por amantes de surf, bodyboard, kitesurf e windsurf, oriundos dos quatro cantos do mundo!

Batalha

O Mosteiro da Batalha (oficialmente designado de Mosteiro de Santa Maria da Vitória) é um dos mosteiros mais fascinantes de Portugal e um dos melhores exemplos do estilo arquitetónico manuelino, a versão portuguesa do gótico tardio. Mandado construir pelo rei D. João I, o monumento foi dedicado à Virgem Maria como forma de agradecimento pela vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota contra os castelhanos (daí o nome).

Em termos de validação no que diz respeito ao seu elevado valor histórico e patrimonial, o Mosteiro da Batalha tem muito pouca concorrência no país: foi classificado como Monumento Nacional em 1910, inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO em 1983, eleito uma das “7 Maravilhas de Portugal” em 2007 e reconhecido com o estatuto de Panteão Nacional em 2016!

Ericeira

Gostas de surf e/ou praia? Então, a Ericeira pode ser a escolha ideal de entre as melhores day trips desde Lisboa – ainda mais do que a Nazaré ou Peniche – visto que se encontra a menos de 50 km de carro da capital portuguesa. Ainda por cima, a vila tem uma grande oferta turística no que toca a restaurantes de peixe e marisco.

A Ericeira tem mais de uma dezena de praias, embora as mais frequentadas sejam a Praia da Baleia, a Praia de Ribeira d’Ilhas, a Praia dos Pescadores, a Praia de São Sebastião e a Praia do Matadouro. Fora isso, podes aproveitar os diversos miradouros para veres o pôr-do-sol ou as calçadas para caminhares à beira-mar.

Sesimbra (+ Parque Natural da Arrábida)

Sesimbra é o primeiro destino desta lista de melhores day trips de Lisboa que se situa a sul da capital portuguesa – ao contrário dos anteriores, que estão localizados a norte. Ora, esta vila e município está incluída no Parque Natural da Arrábida, uma reserva biogenética com serras e praias de uma beleza estonteante!

Em termos de património cultural, sugiro o Castelo de Sesimbra, o Forte de Santiago, a Igreja de Santiago, a Capela do Espírito Santo dos Mareantes e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Se preferes praia, tens a Praia do Ribeiro do Cavalo, a Praia das Bicas, a Praia da Califórnia, a Praia da Lagoa de Albufeira ou a Praia do Ouro.

Costa da Caparica

Se visitares Lisboa nos meses mais quentes do ano, vais com certeza ouvir falar da Costa da Caparica, uma vez que é um dos destinos de praia prediletos dos lisboetas. Quer dizer, até eu ia à Costa da Caparica no Verão, quando vivia em Lisboa! Já agora, a minha praia favorita é a Praia do Castelo, contudo experimenta a Praia do CDS, Praia da Morena, Praia da Cova do Vapor, Praia de São João, Praia da Saúde ou a Praia da Sereia!

Tirando as praias, a cidade da Costa da Caparica oferece outras duas opções turísticas aos seus visitantes: o Minicomboio da Caparica (ou Transpraia, um comboio histórico que liga várias praias desta zona) e o Passeio Marítimo da Costa da Caparica (perfeito para amantes de caminhadas).

Mafra

Portugal é um dos países mais baratos para visitar (e viajar) na Europa e a vila de Mafra é um excelente exemplo disso. É que, por apenas 6€, podes visitar o maior palácio de Portugal, com quase 40 mil m2! Igualmente chamado de Convento de Mafra, o Palácio Nacional de Mafra começou a ser erigido em 1717, a pedido do rei D. João V.

Em 2019, o monumento foi adicionado à Lista de Património Mundial da UNESCO, como parte do “Real Edifício de Mafra”. Na verdade, este conjunto arquitetónico engloba o Palácio Nacional de Mafra, o Convento de Mafra, a Basílica de Mafra, o Jardim do Cerco e a Tapada Nacional de Mafra!

Tomar (+ Castelo de Almourol)

Ainda que seja uma das cidades mais distantes desta lista, não há como não eleger Tomar uma das melhores day trips desde Lisboa. A cidade foi fundada pelos Cavaleiros Templários em meados do século XII, no contexto da Reconquista Cristã. Desse tempo, subsiste o castelo medieval, que hoje integra o Convento de Cristo.

O Castelo de Almourol é outro castelo templário, a apenas 30 km de Tomar!

O Convento de Cristo não só foi um dos primeiros sítios declarados Património Mundial da UNESCO em Portugal, como também é um dos conjuntos monumentais mais visitados fora das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. E o centro histórico de Tomar tem mais atrações culturais à tua espera: Mata Nacional dos Sete Montes, Igreja de Santa Maria do Olival, Sinagoga de Tomar, Museu dos Fósforos, Igreja de São João Batista…

Lê o meu guia completo sobre Tomar, uma das melhores day trips desde Lisboa!

Peniche (+ Reserva Natural das Berlengas)

Deixa-me falar-te de uma das melhores escapadelas de praia desde Lisboa: a cidade de Peniche! As outras são Sintra, Cascais, Nazaré, Ericeira, Sesimbra e Setúbal e estão (obviamente) listadas neste guia das melhores day trips desde Lisboa. A diferença é que Peniche fica a uma curta distância da Reserva Natural das Berlengas, uma área protegida que compreende o Arquipélago das Berlengas.

As Berlengas (ou a Ilha da Berlenga Grande, já que as Ilhas Estelas e as Ilhotas Farilhões e Forcadas não são visitáveis) ainda são uma das chamadas “hidden gems” (isto é, “jóias escondidas”) para os turistas estrangeiros. Por isso, planeia o teu dia em Peniche com uma viagem às Berlengas e uma visita à Fortaleza de Peniche – Museu Nacional Resistência e Liberdade, ao Farol do Cabo Carvoeiro, à Praia dos Supertubos e à Praia da Consolação!

Queluz

De todas as melhores day trips desde Lisboa aqui referidas, Queluz é a mais fácil e rápida de visitar por duas razões principais: a primeira é porque está a cerca de 13 km de carro do centro de Lisboa (ou a menos de 1 hora de comboio suburbano ou autocarro); e a segunda tem a ver com o facto das grandes atrações turísticas da cidade se resumirem aos Jardins e Palácio Nacional de Queluz.

O Palácio Nacional de Queluz serviu de residência a três gerações da Família Real Portuguesa desde a sua construção em 1747. Curiosamente, os seus elementos arquitetónicos, paisagísticos e decorativos dos períodos Barroco, Rococó e Neoclassicista fazem dele um dos palácios mais luxuosos do país. Portanto, não te esqueças de explorar todas as salas, quartos e recantos sumptuosos deste antigo palácio real!

Coimbra

Coimbra é outro dos melhores lugares para visitar em Portugal, muito por causa da Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e a sétima mais antiga do mundo. Declarada Património Mundial da UNESCO em 2013, é uma das raras universidades nesta tão prestigiada lista. E é aqui que encontras a Biblioteca Joanina e o Jardim Botânico – fora a Sé Velha, a Sé Nova e o Mosteiro de Santa Cruz, também no centro histórico.

A cidade de Coimbra é fazível como as outras melhores day trips desde Lisboa, mas requer que te levantes cedo e viajes de Alfa Pendular. Este comboio de alta velocidade é o mesmo que muitos turistas utilizam para conhecerem o Porto numa day trip desde Lisboa – mas eu não acho que valha a pena desperdiçares tantas horas em deslocações!

Alcobaça

Sabias que o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi a primeira grande estrutura em arquitetura gótica a ser construída em Portugal? Sim, as obras começaram em 1172 e foram levadas a cabo pelos monges da Ordem de Cister. O Mosteiro de Alcobaça é Património Mundial da UNESCO desde 1989, uma das “7 Maravilhas de Portugal” desde 2007 e a melhor razão para descobrires Alcobaça desde… sempre!

No centro histórico da cidade, há outros pontos de interesse menos conhecidos, como o Castelo de Alcobaça, o Jardim do Amor e o Museu do Vinho de Alcobaça (antigo Museu Nacional do Vinho). Porém, a melhor dica que te posso dar é que te sentes numa esplanada da Praça 25 de abril, a admirar o Mosteiro de Alcobaça, enquanto degustas um doce conventual!

Lê o meu guia completo sobre Alcobaça, uma das melhores day trips desde Lisboa!

Setúbal

A cidade de Setúbal dista a sensivelmente 50 km de Lisboa e convida-te logo a banhos numa das suas inúmeras praias, como a Praia dos Galapinhos (eleita como a “Melhor Praia Europeia de 2017”, pelo website European Best Destinations), a Praia da Figueirinha, a Praia dos Coelhos, a Praia de Galapos e a Praia do Portinho da Arrábida.

No centro histórico de Setúbal – onde podes chegar de carro, comboio ou autocarro – tens de parar no Forte de São Filipe, na Igreja de São Julião, no Museu de Setúbal – Convento de Jesus e no Museu do Trabalho Michel Giacometti. Ou então, apanhar um ferryboat até à Península de Tróia, outro paraíso à beira-mar!

Mapa das Melhores Day Trips desde Lisboa

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Portugal

Este artigo utiliza fotografias de stock (Getty Images)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top