O Espetáculo Jungle Book Jive Na Disneyland Paris

Embora só tenha estreado em 2019, o Jungle Book Jive na Disneyland Paris já é considerado um dos maiores espetáculos de sempre do resort francês. Este evento de rua é o entretenimento ideal para um dia solarengo de Verão no Parque Disneyland e tu não o podes mesmo perder!

Inspirado no filme de animação “O Livro da Selva” da Walt Disney, o Jungle Book Jive na Disneyland Paris partilha a temática da longa-metragem. Afinal, trata-se de uma homenagem à Índia e às tradições hindus, com muita cor, ritmo, música e dança!

Por isso, queres saber mais sobre O Espetáculo Jungle Book Jive Na Disneyland Paris? Continua a ler!

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Jungle Book Jive na Disneyland Paris
Jungle Book Jive na Disneyland Paris

Breve História do Jungle Book Jive na Disneyland Paris

O espetáculo de rua Jungle Book Jive na Disneyland Paris (em francês, “Le Rhythme de la Jungle”) estreou a 30 de junho de 2019, como parte de uma nova programação de Verão. Esta temporada especial chamava-se “The Lion King & Jungle Festival” (em francês, “Le Festival du Roi Lion et de la Jungle”) e os temas eram a savana e a selva.

O “Festival do Rei Leão e da Selva” estreou outros espetáculos muito populares, como o musical “The Lion King: Rhythms of the Pride Lands” (no Chaparral Theater, Frontierland) ou a “MataDance”, uma aula interativa de dança tribal com Timon, Pumba e Zazu.

Esta nova oferta de entretenimento teve tanto sucesso, que a Disneyland Paris repetiu-a em 2020, ainda que com as medidas necessárias de segurança e distanciamento social. Por exemplo, o Jungle Book Jive na Disneyland foi transferido para o muito mais pequeno Parque Walt Disney Studios. Além disso, os visitantes passaram a ter de utilizar o sistema de reservas online Lineberty para assegurar um lugar na “plateia”.

O Jungle Book Jive na Disneyland Paris acontece três vezes por dia, apesar de estar sujeito a alterações ou cancelamentos de última hora. Só para ilustrar, foi o que aconteceu a 25 de julho de 2019, durante uma “onda de calor” que bateu recordes na Europa. Lembro-me perfeitamente desse dia, porque estava na Disneyland Paris e as temperaturas ultrapassaram os 42ºC! O primeiro espetáculo do dia ainda aconteceu, mas os restantes foram cancelados, assim como todos os encontros com personagens, atrações exteriores e comércio de rua…

Este espetáculo tem um carro alegórico monumental e outros quatro bem mais pequenos e dura cerca de 30 minutos. Metade dos intérpretes chegam da Fantasyland, junto da atração “it’s a small world”, enquanto que os restantes chegam da Town Square – a entrada/saída do Parque Disneyland. Ainda assim, a performance principal acontece na Central Plaza (em frente ao Castelo da Bela Adormecida), nos quatro palcos centrais da praça.

1. Mickey Mouse & Amigos

O Jungle Book Jive na Disneyland Paris é sempre precedido por uma contagem decrescente de 15 minutos, para reunir as pessoas no percurso da parada. Ao mesmo tempo, uma série de percussionistas dispersam pela Central Plaza, convidando as crianças da plateia para tocarem nos tambores.

Então, começa a soar “We’re On Our Way”, a canção-tema composta especificamente para este espetáculo de rua. E aos primeiros acordes, surgem os quatro pequenos carros alegóricos, que trazem Mickey Mouse, Minnie Mouse, Margarida e o Pato Donald. Estes saem do grande portão verde da Town Square e estão vestidos de exploradores, antecipando a “aventura na selva” que vai acontecer.

2. Animais da Selva

Enquanto isso, do outro lado do parque (na Fantasyland), aparece um desfile de animais gigantes. Com cores garridas e até 5 metros de altura, são usados por grupos de dois ou três artistas como instrumentos musicais! E, apesar de terem rodas, não são propriamente carros alegóricos.

Os quatro animais de grande porte representados, são os mais conhecidos das selvas asiáticas e das savanas africanas: girafa, elefante, rinoceronte e hipopótamo. A eles junta-se um quinto animal: a vaca, um dos símbolos sagrados da Índia. Os músicos que os acompanham têm roupas e pinturas faciais tribais e dançam ao mesmo tempo.

3. Pateta & Amigos

Quando os dois grupos chegam à Central Plaza, os quatro protagonistas descem dos seus carros alegóricos. De seguida, Mickey & Minnie e Donald & Margarida sobem para dois dos palcos centrais, conversando alegremente em francês. Quanto aos animais gigantes, estes continuam a dar a volta à praça, interagindo com as crianças.

O público rapidamente se apercebe que todos estão à procura de Pateta, mas este surge do interior do Castelo da Bela Adormecida! Vem acompanhado de Tico, Teco, Clarice e várias dezenas de músicos e bailarinos!

Com ritmos e sons marcadamente indianos, o novo grupo desce até à Central Plaza, numa explosão de música e cor. Pateta é seguido por dez bateristas, que vieram especificamente do estado do Rajastão, no norte da Índia para este espetáculo! Atrás deles, encontram-se oito casais de bailarinos, com roupas de todas as cores do arco-íris. Logo a seguir, é a vez de Clarice, acompanhada por Tico e Teco de cada lado.

E no fim deste desfile, surge a estrela principal do espetáculo: é a Ghôldiva, uma personagem fictícia representada por uma cantora. Com ela, estão ainda oito bailarinas e quatro bailarinos. Os vários grupos de artistas espalham-se rapidamente pela Central Plaza, para que todos conseguiam assistir às coreografias.

4. Ghôldiva

Na minha opinião, o melhor momento do Jungle Book Jive na Disneyland Paris é, sem dúvida, quando Ghôldiva canta o tema “Trust In Me”, do filme “O Livro da Selva” (1967).

Se já não te lembras desta cena do desenho-animado, esta é a música que Kaa – a cobra pitão – canta para hipnotizar Mogli.

Ao contrário da grande maioria dos espetáculos da Disneyland Paris (sobretudo os que são ao ar livre), a cantora canta ao vivo e é absolutamente excecional!

Não só a melodia deste novo arranjo é bastante difícil, com também tem notas mesmo agudas. Além disso, algumas partes da letra das suas intervenções até parecem ser em sânscrito!

5. Balu & Rei Louie

O último momento do espetáculo Jungle Book Jive na Disneyland Paris é protagonizado por Balu e Rei Louie, do filme O Livro da Selva. Os dois chegam no maior carro alegórico da parada, acompanhados por dois bateristas e dirigem-se aos outros dois palcos centrais.

Aqui, cada um canta a sua canção-tema do filme de animação: “Somente O Necessário” (em francês) e “Quero Ser Como Tu” (em inglês), no meio de coreografias animadas e contagiantes. Durante a cena, Donald e Margarida dançam com Balu e logo depois, Tico e Teco juntam-se à festa . Do outro lado, é a vez de Mickey e Minnie interagirem com o Rei Louie, enquanto esperam por Pateta e Clarice.

Nesta secção final, volta-se a ouvir a canção principal do espetáculo, por entre disparos de pó multicolor ao ritmo da música. No final, uma grande explosão colorida surge no topo da torre mais alta do Castelo da Bela Adormecida. Estes “foguetes” fazem-me lembrar a Color Run que é, afinal, inspirada no festival hindu de Holi!

Depois de várias vénias e despedidas, as estrelas do espetáculo descem dos respetivos palcos e voltam aos seus lugares. Agora, seguem em desfile até às extremidades do parque de onde vieram, acenando e interagindo com o público.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre a Disneyland Paris

Mais Artigos sobre Espetáculos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top