20 Fotos Da Antiga Aldeia De Aceredo, A “Atlântida Da Galiza”

Este artigo pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se fizeres uma compra, sem nenhum custo adicional para ti. Lê o meu aviso legal & política de privacidade para mais informações.

Sem tempo para ler agora? Guarda para depois!

Aldeia de Aceredo
Aldeia de Aceredo

O Que Aconteceu à Aldeia de Aceredo?

A aldeia de Aceredo ficou submersa a 8 de janeiro de 1992, quando a Barragem do Alto Lindoso fechou as suas comportas. Agora, mais de três décadas depois, a seca extrema fez descer os níveis de água deste reservatório, deixando a descoberto as ruínas desta antiga povoação!

Quando a “Atlântida da Galiza” emerge das águas do rio Lima, é possível passear pelas suas ruas e caminhos lamacentos e admirar as dezenas de casas e campos de cultivo que a compunham. Nos últimos meses, a antiga aldeia de Aceredo tornou-se uma verdadeira atração turística entre visitantes portugueses e espanhóis (sobretudo, minhotos e galegos), que também a apelidam de “aldeia fantasma” ou “aldeia abandonada”!

Onde Fica a Aldeia de Aceredo?

A antiga aldeia de Aceredo fica em Lobios, um município espanhol da província de Ourense, que por sua vez integra a comunidade autónoma da Galiza. Encontra-se a pouco mais de 5 quilómetros da fronteira entre Espanha e Portugal, e a menos de 10 quilómetros da Barragem do Alto Lindoso.

Ora, a Barragem do Alto Lindoso está situada no rio Lima, entre as freguesias portuguesas de Lindoso (no município de Ponte da Barca) e Soajo (no município de Arcos de Valdevez), em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Projetada em 1983 e concluída nove anos depois, é o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal.

Partilha este artigo nas tuas redes sociais!

Mais Artigos sobre Espanha

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top